Austrália pode inicialmente alugar submarinos do Reino Unido ou dos EUA
Ministros confirmam que o arrendamento de embarcações com propulsão nuclear de aliados da Aukus pode ser uma solução provisória até que a Austrália receba seus próprios submarinos
O arrendamento de curto prazo de submarinos com propulsão nuclear do Reino Unido ou dos EUA está sendo considerado pelo governo de Morrison, mas a Coalizão insiste que armas nucleares não serão baseadas na Austrália.
O ministro das finanças, Simon Birmingham, e o ministro da defesa, Peter Dutton, confirmaram em entrevistas separadas no domingo que o aluguel de submarinos dos aliados da Aukus poderia ser uma solução temporária até que a Austrália receba os seus próprios – potencialmente na década de 2040.
“A resposta curta é sim”, disse Dutton quando questionado na Sky News sobre o arrendamento de embarcações.
Birmingham disse que os acordos de arrendamento não necessariamente “aumentariam o número de submarinos e a capacidade em todas as nações parceiras”, mas ajudariam no treinamento e no compartilhamento de informações.
“Isso pode nos dar oportunidades de treinar nossos marinheiros, fornecer as habilidades e o conhecimento em termos de como operamos”, disse ele à ABC.
“Ajudaria a fornecer as plataformas para atualizarmos a infraestrutura de Perth, que será necessária para a operação desses submarinos. Espero que veremos … arranjos de arrendamento ou maiores operações conjuntas entre nossas marinhas no futuro, fazendo com que nossos marinheiros trabalhem mais de perto e, de fato, potencialmente em navios do Reino Unido e dos EUA para obter essas habilidades, treinamento e conhecimento”.
Birmingham insistiu que não havia “quid pro quo” na Austrália, concordando em intensificar seu relacionamento estratégico com o Reino Unido e os Estados Unidos.
Ele insistiu que as armas nucleares não serão baseadas na jurisdição da Austrália.
“Temos sido claros, a posição da Austrália em relação às armas nucleares não muda, não mudará”, disse ele no domingo.
FONTE: The Guardian