VÍDEO: Dalian Shipbuilding Industry Company da China
Dalian (em chinês: 大连) é uma grande cidade e porto marítimo do sul da província de Liaoning, na China. É a cidade mais ao sul da península de Liaodong. Dalian é a segunda maior cidade da província e possui estatuto administrativo sub-provincial. A Península de Shandong fica a sudoeste do Estreito de Bohai e a Coreia do outro lado do Mar Amarelo, a leste.
Atualmente, um centro financeiro, marítimo e logístico do nordeste da Ásia, Dalian tem um histórico significativo de ter sido usada por potências estrangeiras em seus portos. Dalian era conhecida anteriormente como “Dalniy” (em russo: Дальний) e “Dairen” (em japonês: 大連). No entanto, a cidade era mais conhecida como “Porto Arthur” (em russo: Порт-Артур) e “Ryojun” (em japonês: 旅順) do original Porto Arthur, agora o distrito de Lüshunkou.
Em 2016, Dalian ficou em 48º no Global Financial Centers Index, as outras cidades chinesas na lista são Hong Kong, Xangai, Shenzhen, Pequim e Qingdao. Em 2012, Dalian ficou em 82º lugar no Índice Global de Competitividade das Cidades. Em 2006, Dalian foi nomeada cidade mais habitável da China pelo China Daily.
A Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC), localizada em Dalian, na província de Liaoning, é a maior empresa de construção naval da China. Ela faz parte da China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC), que desde então foi incorporada à China State Shipbuilding Corporation.
A Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC) foi formada em dezembro de 2005, como resultado da fusão entre a Dalian Shipbuilding Industry Company e a Dalian New Shipbuilding Industry Company, sendo a maior empresa de construção naval da China. É propriedade de:
- China Shipbuilding Industry Corporation
que é uma das duas empresas estatais que surgiram sob a diretiva do Conselho de Estado da China de 1999, sendo a outra: - China State Shipbuilding Corporation
Embora a primeira empresa esteja listada na Bolsa de Valores de Xangai, a última (ainda) não está listada. Separadamente, a Marinha do Exército de Libertação Popular possui estaleiros de navios militares, como em Lushun, Dalian, Liaoning.
A DSIC está localizada em dois estaleiros navais com um total de 3.400.000 metros quadrados de terreno e possui 15.000 funcionários. Sua receita em 2006 ultrapassou CN¥ 10.000.000.000 (US$ 1,5 bilhão), o que se coloca como a empresa de construção naval nº1 na China, superando a Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding Industry Company.