HMAS Sheean SSG-77, classe Collins

HMAS Sheean SSG-77, classe Collins

O esforço para construir a frota australiana de submarinos nucleares de ataque pode levar décadas para projetar os barcos e criar a capacidade de construção naval e supervisão adequada para apoiar o esforço, disse o chefe de operações navais da Marinha dos EUA, almirante Mike Gilday no dia 23 de setembro.

O pacto tripartite de tecnologia entre Austrália, Reino Unido e EUA – AUKUS – estabeleceu uma estrutura que deu início a um esforço de estudo de 18 meses para delinear o escopo do que os três países precisam para iniciar o programa da Marinha Real da Austrália.

“Isso é tudo, desde uma base industrial de defesa na Austrália, a uma comunidade dentro da Marinha Australiana que é capaz de tripular, treinar e equipar esses submarinos para sustentá-los, até o mecanismo de supervisão semelhante ao que temos na Marinha dos Estados Unidos para supervisionar aqueles navios movidos a energia nuclear. Este é um esforço de muito longo prazo que levará décadas antes que o submarino entre na água, pode ser. Eu não vejo isso como um cronograma de curto prazo”, disse Gilday durante uma conferência do site Defense One na quinta-feira.
“Temos um período exploratório de 18 meses que vai superar muitas dessas perguntas e ajudar a Austrália a enfrentar exatamente o que precisa fazer para entrar em um caminho semelhante ao da Marinha dos Estados Unidos.”

Os australianos planejam construir o novo submarino de ataque em Adelaide, no sul da Austrália, disse o primeiro-ministro Scott Morrison em uma entrevista coletiva na semana passada. Os submarinos nucleares são amplamente considerados o programa de construção de defesa mais complexo, com um grau de dificuldade tanto na construção quanto na operação. Os australianos, sem capacidade nuclear nacional, precisarão contar com a infraestrutura de submarinos nucleares dos EUA e do Reino Unido para desenvolver a capacidade de construir as novas embarcações.

Gilday elogiou o AUKUS como um “golpe brilhante com respeito à nossa postura no Pacífico, particularmente com relação à China”.

O anúncio do pacto AUKUS na semana passada ocorreu quando Canberra saiu de um acordo de 90 bilhões de dólares australianos (US$ 65,6 bilhões) com a França por uma dúzia de submarinos da classe “Attack” – um derivado do submarino nuclear classe “Suffren” da Marinha Francesa modificado para um sistema de propulsão convencional. Atrasos e complicações no programa deram motivos para os australianos desistirem do negócio, uma medida que recebeu protestos de Paris.

Na semana passada, os franceses chamaram de volta seus embaixadores de Washington e Canberra por causa do acordo cancelado.

A França concordou em enviar seu embaixador a Washington, após uma ligação entre o presidente Joe Biden e o presidente francês Emmanuel Macron, anunciou a Casa Branca no dia 22.

“Os dois líderes concordaram que a situação teria se beneficiado de consultas abertas entre aliados sobre questões de interesse estratégico para a França e nossos parceiros europeus. O presidente Biden expressou seu compromisso contínuo a esse respeito”, diz o comunicado.

Na quinta-feira, Gilday disse que as relações entre militares e miltares com a Marinha francesa ainda são fortes, apesar da tensão diplomática. O anúncio do acordo coincidiu com o Simpósio Internacional Seapower no Naval War College e Gilday se reuniu com o chefe da Marinha Francesa, almirante Pierre Vandier, quatro vezes durante a conferência de três dias.

“Continuamos a trabalhar em sincronia com relação às nossas marinhas marchando juntas, as operações de quarta e quinta geração no ar como exemplo, nossos navios operando juntos, nossos submarinos operando juntos e, portanto, estou muito confiante de que isso continuará no ritmo, sem solavancos no caminho ”, disse ele.

Gilday citou o período do Grupo de Ataque do Charles de Gaulle operando sob o comando da 5ª Frota dos EUA como um exemplo de cooperação.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments