IMAGENS: Fragata Liberal – F43 chegando ao Rio de Janeiro
A fragata Liberal – F43 da Marinha do Brasil, fotografada no dia 24/9 pelo colaborador Edson Lucas, da subida do Forte do Leme.
A Fragata Liberal é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. A Liberal foi a quarta de uma série de seis fragatas da classe “Niterói” (Vosper Mk.10) encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a quarta construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.
Teve sua quilha batida em 2 de maio de 1975, foi lançada e batizada em 7 de fevereiro de 1977. Depois de realizar as provas de mar, foi aceita e incorporada em 18 de novembro de 1978.
Em 15 de outubro de 1998, o navio foi docado para ser submetido ao Período de Manutenção Geral (PMG), e junto o Programa de Modernização ModFrag. Na atualização ModFrag a Liberal e a Defensora foram as únicas unidades da classe a receber o sistema de contramedidas eletrônicas ET/SLQ-1A.
Atualmente, o navio é subordinado ao Comando do 1° Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1) e tem sede na cidade de Niterói-RJ.
Calma que seu merecido descanso virá! As Tamandarés chegarão… e dentro do prazo!
Estou me iludindo? Talvez. Mas se a gente não acreditar, quem mais irá?
PS. Lindas fotos!
Se levarmos em conta o Projeto Fênix a “Liberal” deverá ser uma das 3 da classe Niterói que terão a vida estendida em alguns anos e aproveitando a ocasião, alguém, tem alguma novidade sobre o Projeto ?
26/09/2021 – domingo, btarde, Mestre Dalton, mais um grande segredo de estado, o inimigo não pode saber.
Projeto Munrrá….kkkkkk
Nao da ideia nao, senao alguem vai querer transformar essas formas decadentes em seres eternos!
Será a próxima classe. A Highlander…
E claro, There Can Only Be One!!!
Dalton, deve estar andando no ritmo orçamento permite, lembra que em maio teve o teste do Aspide
as Tamandaré não fazem uma fragata da Classe Niterói, deslocamento, tonelagem,, e não são fragatas.
As tamandaré tem a tonelagem de uma missão padrão das Niterói.
Tá sabendo legal em fera
Se as Tamandaré são boas, ruins, blábláblá é outra história, mas eu pergunto: Por que elas não são fragatas?
Acho que toda vez que elas ligam os motores, elas começam a chorar e dizer que não aguenta mais.
Pela esteira do deslocamento da Liberal deve estar entre 15 a 20 nos.
Entrou com tudo
Pois é, reparei nisso também. É procedimento padrao?
Arsenal de Marinha deveria voltar a Montar as Belonaves da Marinha sem descontinuar ! Com ascenção da Tonelagem ” sonho impossível”
Olá Marcos. Acho improvável que o AMRJ volte a construir navios grandes ou submarinos. O estaleiro de Itaguaí é muito mais moderno e preparado do que o AMRJ, além disso o estaleiro de Itajaí também estará melhor equipado que o AMRJ. Acho que o AMRJ será daqui para frente um centro de manutenção e pequenas obras.
Se tivesse dinheiro e boa vontade poderia se tornar uma linha de produção de Patrulhas de 500t, patrulhas fluviais, etc.
Mas se for pra ser quem nem a Barroso, melhor não construir mais nada lá mesmo.
Vdd amigo ! Obrigado
Linda nave, missão cumprida mais uma vez. Bravo.
1 – É um navio muito bonito até hoje !!! Talvez o mais bonito que a MB já operou.
2 – Fico imaginando como era a tensão/angustia de se passar neste canal com navio à vela na metade do século XIX.
Alguém sabe dizer o que é o objeto vermelho, aparentemente metálico, na segunda foto?
O balizamento do canal de entrada na Baía de Guanabara, no caso, encarnado (BE).
http://victoryachts.com/pdo/wp-content/uploads/2016/12/balizamento.jpg
Obrigado
BB Bombordo
Derrelito ou derelito.
Como curiosidade, a fragata Liberal foi a única que teve o posicionamento dos mísseis exocet modificados, estando em um ângulo aparente de 45 graus em relação ao eixo do navio. Esta nova posição, obrigou a instalação de defletores para os jatos dos mísseis. Se alguém souber explicar se existe alguma diferença tática em relação ao posicionamento original, perpendicular ao eixo do navio, seria interessante.
Bom dia amigo Piassa !.
.
Os sistemas de aquisição e de tiro são calibrados levando em conta essa diferença. Nada de anormal. Um grande abraço.
Obrigado pela resposta amigo MK, abraço
Na verdade, as Fragatas Constituicao e Liberal, classificadas originalmente com Emprego Geral (EG), eram equipadas com o Exocet e possuem essa configuração angulada.
As demais, classificadas originalmente com Antissubmarino (AS) foram equipadas posteriormente e na configuração transversal.
A diferença tática é que as EG possuem um pequeno arco cego na popa.
Navio lindo no qual meu pai como graduado na época teve a oportunidade de integrar tripulação a receber esse navio. Espero ver ele mais vezes no mar cumprindo sua missão! Navio valente e guerreiro que leva os mais nobres valores da Marinha de Guerra do Brasil aos mais distantes destinos marítimos! Seja bem vinda de volta ao lar F-43 Fragata Liberal!
Servi na Niterói década de 80 Vibro até hoje, Fragateiro sim.
Olá gente boa tarde, alguém tem miniaturas das fragatas? Como posso conseguir, 21 980330108 Neves MR.
E tão bom ver esses navios em ação, uma pena nós não termos uma boa gestão para ter foco em manter e ter novos navios em dias e pessoas com comprometimento