Fragata HMS Richmond captura evidências de violações de sanções da Coreia do Norte
Uma fragata da classe “Duke” (Type 23) da Marinha Real do Reino Unido capturou evidências de navios que violam as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) decretadas contra as armas de destruição em massa da Coreia do Norte e o programa de mísseis balísticos.
A evidência foi capturada pela fragata HMS Richmond quando conduziu operações no Mar da China Oriental em apoio a essas sanções, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) em 26 de setembro em um comunicado. As sanções foram adotadas em 2017 e proíbem o fornecimento de combustível ou produtos petrolíferos refinados para a Coreia do Norte.
“O desdobramento da HMS Richmond no Mar da China Oriental identificou navios agindo em suspeita de violação das sanções da ONU e navios rastreados, que anteriormente não haviam sido sinalizados para a Enforcement Coordination Cell”, disse o secretário de Defesa Ben Wallace no comunicado.
A Enforcement Coordination Cell (ECC) é uma coalizão naval multilateral que impõe sanções marítimas decretadas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Os contribuintes da ECC incluem Austrália, Canadá, França, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
As evidências fornecidas pela Richmond à ECC incluem vídeos e fotografias dessas violações, disse o MoD. É a primeira vez desde 2019 que um navio da Marinha Real apoia atividades de monitoramento e fiscalização das sanções da ONU, acrescentou o ministério.
Embarcações que teriam violado essas sanções carregavam bandeiras de vários países.
FONTE: Jane’s