ADEX and PHOTEX

A HMS Richmond, uma fragata Type 23, navegou pelo sensível estreito de Taiwan a caminho do Vietnã para demonstrar a liberdade de navegação, em um movimento que provavelmente irritará Pequim.

Atualmente, há tensões aumentadas entre a China e Taiwan. A China reivindica Taiwan como seu próprio território e intensificou a pressão militar e política para forçar a ilha democraticamente governada a aceitar a soberania chinesa.

Embora os navios de guerra dos EUA passem pelo estreito quase mensalmente, apesar da oposição chinesa, a Marinha Real não o faz desde 2019.

No início deste mês, o Primeiro Lorde do Mar, Tony Radakin, disse ao Nikkei Asia que estava “muito claro que o Estreito de Taiwan é águas internacionais. É uma via navegável que pode ser utilizada por diferentes nações.”

Em 2018, o navio de assalto HMS Albion foi desafiado por uma fragata chinesa e dois helicópteros durante um exercício de liberdade de navegação no igualmente disputado Mar da China Meridional. A mídia local informou que ambos os lados permaneceram calmos durante o encontro e o navio de assalto da Marinha Real continuou em curso, apesar dos protestos da China.

A China já advertiu o Ocidente “para não brincar com fogo” nas questões de Taiwan e exigiu “paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”.

No início do mês, a HMS Richmond capturou evidências de navios aparentemente violando as sanções das Nações Unidas contra os programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos da Coreia do Norte.

A fragata faz parte do Carrier Strike Group do HMS Queen Elizabeth. No mês passado, o CSG conduziu uma série de exercícios com o Japão, os Estados Unidos e a República da Coreia

A Marinha Real disse que a HMS Richmond está agora no Japão, realizando um programa de manutenção de rotina planejada antes de retomar as operações e engajamento de defesa com o Carrier Strike Group.

FONTE: UK Defence Journal

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments