Esquadrão VF-1 completa 23 anos de criação
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) foi criado pela Portaria Ministerial nº 256, de 2 de outubro de 1998, contando com vinte e três aeronaves A-4KU e TA-4-KU, sendo ativado na mesma data, durante as comemorações pelos 82 anos da Aviação Naval.
Em 29 de julho de 1996, o então Ministro de Estado da Marinha encaminhou ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a carta de exposição de motivos n° 091/96 onde, com base na edição da Lei Complementar n° 069/91, que dispõe sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas, participou que a Marinha havia iniciado seus esforços para a correção da grande deficiência com que convivia a Esquadra com a falta de uma arma de interceptação e ataque.
Pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que dispõe sobre os meios aéreos da Marinha e dá outras providências, foi estabelecido, no Art. 1º que: “a Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional”.
Em 30 de abril de 1998, foi assinado um “Purchase Agreement” entre a MB e o Governo do Kuwait para a obtenção de 20 aeronaves tipo A-4KU monoplace e 3 TA-4KU biplace.
Os aviões e todo o seu material chegaram ao Brasil no dia 5 de setembro de 1998, no Porto do Forno, em Arraial do Cabo/RJ, de onde foram levados para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
No 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) os jatos A-4KU Skyhawk foram designados como AF-1 Falcão (monoposto) e AF-1A Falcão (biposto).
Durante a feira de defesa LAAD 2009 foi assinado um contrato entre a MB e a EMBRAER para modernização de 12 aeronaves, sendo 9 A-4KU Skyhawk (AF-1) e 03 TA-4 Skyhawk (AF-1A), visando manter as aeronaves operacionais até 2025.
Posteriormente, por razões orçamentárias, o número de aeronaves modernizadas foi reduzido para 6 unidades.
Após a modernização, os jatos receberam as designações AF-1B Falcão (monoposto) e AF-1C Falcão (biposto).
Os primeiros pousos de jatos AF-1 pilotados por brasileiros a bordo do NAeL Minas Gerais ocorrem em 18 de janeiro de 2001.
Em 30 de julho de 2001 ocorreu o primeiro pouso de AF-1 a bordo do NAe São Paulo.
Após a desativação do NAe São Paulo em 2018, o Esquadrão VF-1 passou a operar somente a partir de bases terrestres.