Operação Sandblast – a primeira circunavegação submersa do mundo

11

Operação Sandblast foi o codinome para a primeira circunavegação submersa do mundo, executada pelo submarino nuclear de piquete radar USS Triton (SSRN-586) da Marinha dos Estados Unidos em 1960, sob o comando do Capitão Edward L. Beach Jr.

A circunavegação ocorreu entre 24 de fevereiro e 25 de abril de 1960, cobrindo 26.723 milhas náuticas (49.491 km) durante 60 dias e 21 horas. O percurso começou e terminou nas rochas de São Pedro e São Paulo, no meio do Atlântico Oceano perto do Equador. Durante a viagem, o Triton cruzou o Equador quatro vezes, mantendo uma velocidade média de 18 nós (33 km/h).

A rota de navegação geral do Triton durante a Operação Sandblast geralmente seguiu a da expedição espanhola que realizou a primeira circunavegação do mundo, iniciada sob o comando do explorador português Fernão de Magalhães e concluída pelo explorador espanhol Juan Sebastián Elcano de 1519 a 1522.

O ímpeto inicial para a Operação Sandblast foi aumentar o prestígio científico e tecnológico americano antes da Cúpula de Paris em maio de 1960 entre o presidente Dwight D. Eisenhower e o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev.

Também forneceu uma demonstração pública de alto nível da capacidade dos submarinos nucleares da Marinha dos EUA para realizar operações submersas de longo alcance independentes de apoio externo e não detectadas por forças hostis, pressagiando o desdobramento inicial dos submarinos de mísseis balísticos Polaris da Marinha mais tarde em 1960. Finalmente, a Operação Sandblast reuniu extensos dados oceanográficos, hidrográficos, gravimétricos, geofísicos e psicológicos durante a circunavegação do Triton.

As celebrações oficiais foram canceladas para a Operação Sandblast após o furor diplomático decorrente do incidente U-2 de 1960 em que um avião espião U-2 foi abatido sobre a União Soviética no início de maio. No entanto, o Triton recebeu a Presidential Unit Citation com um especial fecho na forma de uma réplica dourada do globo em reconhecimento à conclusão bem-sucedida de sua missão, e o Capitão Beach recebeu a Legião de Mérito por seu papel como oficial comandante do Triton.

Em 1961, o comandante Beach recebeu o Prêmio Magalhães da American Philosophical Society, o prêmio científico mais antigo e prestigioso dos Estados Unidos em “reconhecimento por sua navegação do submarino americano Triton ao redor do globo”.

Capitão Edward L. Beach, U.S. Navy, 1960

 

Arquipélago de São Pedro e São Paulo visto pelo periscópio do submarino nuclear USS Triton (SSRN-586) da Marinha dos EUA em 1960, durante a Operação Sandblast, codinome para a primeira circunavegação submersa do mundo

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments