O porta-helicópteros JS ‘Izumo’ convertido para porta-aviões CATOBAR

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Na imagem deste post, um slide de apresentação da General Atomics mostra uma proposta do porta-helicópteros japonês JS Izumo convertido para porta-aviões CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery – Decolagem Assistida por Catapulta e Recuperação por Arresto).

A General Atomics produz as catapultas eletromagnéticas (EMALS) da classe “Ford” e a ideia seria instalar duas dessas catapultas no JS Izumo e uma pista em ângulo no convoo com aparelho de parada.

A configuração permitiria ao DDH-183 operar caças F-35C que têm maior alcance que o F-35B e aeronaves E-2D Hawkeye AEW, além dos V-22 Ospreys.

Destróier porta-helicópteros Izumo DDH-183

De qualquer forma, o deslocamento carregado de apenas 27.000 toneladas limitaria muito a movimentação do grupo aéreo no convés de voo.

Na vista superior do DDH-183 no slide abaixo constata-se que o F-35C da catapulta da direita não conseguiria decolar com outros jatos estacionados na proa à boreste.

O JS Izumo CATOBAR também não conseguiria realizar operações simultâneas de pouso e decolagem de F-35C.

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