Rússia lança míssil hipersônico Zircon de um submarino de propulsão nuclear

124

MOSCOU, 5 de outubro./TASS/. Os testes do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon (Tsirkon 3M22 ou SS-N-33) de um submarino foram concluídos, informou o comandante da Frota do Norte, Alexander Moiseyev, ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em uma teleconferência na terça-feira.

“Em 4 de outubro, como parte do programa de teste do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, o disparo de míssil de teste foi realizado a partir de um submarino nuclear do projeto 885/885M, ou seja, do submarino Severodvinsk. O disparo foi realizado a partir de uma posição submersa. Todos os sistemas de controle de mísseis do submarino e o próprio míssil funcionou no modo normal sem problemas. Os objetivos do teste foram alcançados. O lançamento subaquático do míssil foi elaborado e confirmado e os testes do míssil do submarino foram concluídos”, relatou Moiseev.

Segundo ele, “levando em consideração os testes e disparos anteriores, o míssil cruzeiro hipersônico Zircon confirmou todas as suas características”.

O Ministro da Defesa parabenizou a todos os envolvidos nos testes. “Espero que em breve possamos concluir todo esse trabalho e colocar o míssil em serviço”, disse Shoigu, após ouvir o relatório de Moiseyev.

Submarino Severodvinsk
Concepção em 3D do míssil hipersônico Tsirkon 3M22 (SS-N-33)
Um desenho especulativo do Tsirkon 3M22

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments