Cascos dos porta-aviões USS ‘Kitty Hawk’ e ‘USS John F. Kennedy’ são vendidos a um centavo cada
A Marinha dos EUA vendeu dois porta-aviões para uma empresa de desmantelamento de navios por um centavo cada, após décadas de serviço.
A taxa de redução reflete o fato de que a empresa lucrará com a venda do metal do navio para a sucata, disseram autoridades.
O Naval Sea Systems Command, uma suborganização da Marinha dos EUA, disse que concordou em vender o USS Kitty Hawk e o USS John F. Kennedy para a International Shipbreaking Limited, com sede em Brownsville, Texas, relatou o USA Today.
Rebocar e desmontar navios é um processo caro, e a Marinha já pagou à ISL grandes somas de dinheiro para reciclar seus navios, relatou o Brownsville Herald.
“Os valores do contrato refletem que a empresa contratada se beneficiará da venda subsequente de sucata de aço, ferro e minérios de metais não ferrosos”, disse Alan Baribeau, porta-voz do Naval Sea Systems Command em um comunicado citado pelo USA Today.
Ambos os navios foram lançados na década de 1960 e eram capazes de transportar dezenas de aeronaves. O Kitty Hawk foi desdobrado na Guerra do Vietnã e o John F. Kennedy destacado na Guerra do Golfo.
O Kitty Hawk foi desativado em 2017 e o John F. Kennedy em 2009. Ambos passaram seu tempo pós-desativação sendo mantidos em estaleiros navais.
Os navios serão rebocados para Brownsville para demolição nos próximos meses, disse um porta-voz da ISL ao Brownsville Herald.
FONTE: Military.com