Ministro da Defesa de Taiwan diz que China pode lançar uma ‘invasão em grande escala’ até 2025
Chiu diz que as grandes incursões chinesas de ADIZ são ‘o momento mais sério em meus 40 anos de serviço militar’
TAIPEI (Taiwan News) – O Ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng (邱 國 正), estimou na quarta-feira (6 de outubro) que a China terá a capacidade de lançar uma “invasão em grande escala” de Taiwan até 2025.
De sexta-feira (1º de outubro) a segunda-feira, um recorde de 149 aviões de combate chineses invadiram a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan, disse Chiu. Durante uma sessão de perguntas e respostas fora do Yuan Legislativo na quarta-feira, um repórter perguntou a Chiu se a China tem meios para invadir Taiwan.
Chiu disse que o Exército de Libertação Popular (PLA) tem atualmente a capacidade de invadir Twain, mas indicou que provavelmente não atacará imediatamente, a menos que seja provocado “porque teria que pagar um preço”, relatou a CNA. No entanto, Chiu disse que “Em 2025, os custos e perdas da China serão reduzidos ao nível mais baixo e ela terá a capacidade de lançar uma invasão em grande escala de Taiwan”.
Quando questionado sobre as recentes incursões da ADIZ, Chiu disse que a situação através do Estreito é o “momento mais sério em meus 40 anos de serviço militar”.
Quanto ao motivo da queda repentina dos voos militares chineses na terça-feira, Chiu afirmou que todo exercício militar tem etapas e, embora não saiba a duração planejada dessas manobras, “Se há um ponto de partida, deve haver ser um fim.”
Em um relatório especial do orçamento militar apresentado ao legislativo, o Ministério da Defesa Nacional afirmou que 64% dos NT$ 240 bilhões (US$ 8,5 bilhões) em gastos extras serão alocados para as armas antinavio do país, incluindo os mísseis antinavio com base em terra Hsiung Feng IIE, Hsiung Feng III e de alcance estendido Hsiung Feng III, que respondem por 34% do orçamento especial. Chiu disse a repórteres que os sistemas de armas que aumentarão as capacidades de combate, como o Hsiung Feng, podem ser produzidos imediatamente e devem ser listados como prioritários.
FONTE: Taiwan News