China critica EUA sobre submarino no Mar da China Meridional após colisão com objeto desconhecido

37

Nenhuma causa para a colisão – ou a extensão dos danos ao submarino – foi revelada

A China condenou veementemente a revelação de que um submarino nuclear dos EUA estava no Mar da China Meridional depois que a embarcação colidiu com um objeto desconhecido.

O USS Connecticut (SSN-22) fez contato com um objeto enquanto estava submerso no dia 5 de outubro, causando vários ferimentos não fatais à tripulação a bordo. O submarino estava operando no Mar da China Meridional e chegou a Guam na sexta-feira, 8 de outubro.

As autoridades não revelaram detalhes sobre a colisão ou extensão dos danos ao USS Connecticut, mas o Ministério das Relações Exteriores da China expressou “séria preocupação” com o incidente.

“Como parte envolvida, os EUA devem esclarecer detalhadamente a situação do acidente, incluindo o local, a intenção da viagem, detalhes do acidente, como exatamente o que colidiu, se causou um vazamento nuclear e se danificou o meio ambiente marinho local”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, a repórteres na sexta-feira.

Zhao disse que o acidente expôs a “séria ameaça e risco significativo para a paz e estabilidade regional” representada pelas operações navais dos EUA, que a China percebeu como um desafio à sua reivindicação soberana sobre a região.

“O lado dos EUA deve abandonar sua velha guerra fria e pensamento de soma zero e conceitos geopolíticos estreitos e parar com essa abordagem errada que mina o desenvolvimento pacífico e estável da região”, disse Zhao.

USS Connecticut (SSN-22)

Os oficiais da Marinha não puderam confirmar com que tipo de objeto o submarino entrou em contato, no entanto, um oficial, que falou ao Navy Times e pediu anonimato, disse que a topografia da área não indica uma massa de terra no caminho da embarcação.

O oficial disse ainda que não há evidências de que o incidente se deva a qualquer interação hostil ou colisão com outro submarino. Mas o oficial também alertou que o incidente ainda está sob investigação, dizendo que todas as informações são preliminares no momento.

Dois membros da tripulação sofreram ferimentos moderados, mas não precisaram ser evacuados, enquanto o oficial não pôde fornecer um número total de marinheiros feridos, mas descreveu seus ferimentos como “inchaços, hematomas e lacerações”.

O U.S. Naval Institute News, que primeiro relatou a colisão, afirmou que 11 marinheiros ficaram feridos no incidente.

“O submarino permanece em condição segura e estável”, disse a Marinha em um comunicado. “A planta de propulsão nuclear do USS Connecticut e seus espaços não foram afetados e permanecem totalmente operacionais.”

O incidente está sendo investigado pela Frota do Pacífico dos EUA e pelo Centro de Segurança Naval.

Modelo do USS Connecticut (SSN-22)

FONTE: Fox News

NOTA DA REDAÇÃO: O USS Connecticut é um dos três submarinos da classe “Sea Wolf”, um submarino de ataque do final da Guerra Fria projetado para caçar os mais complexos submarinos soviéticos em águas azuis profundas. Junto com o USS Sea Wolf (SSN-21) e o USS Jimmy Carter (SSN-23), o USS Connecticut está entre os submarinos de ataque mais capazes e secretos da Marinha dos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments