Estônia torna-se o primeiro cliente do míssil antinavio Blue Spear
O Centro de Investimento em Defesa da Estônia (ECDI) anunciou em 6 de outubro de 2021 que assinou um contrato com a Proteus Advanced Systems, uma joint venture entre a Israel Aerospace Industries (IAI) e a ST Engineering Land Systems, para fornecer sistemas de mísseis antinavio Blue Spear (SSM de 5ª geração) às Forças de Defesa da Estônia.
O custo do contrato e a quantidade de sistemas de armas adquiridos não foram divulgados pelas partes, embora tenha sido afirmado que as Forças de Defesa da Estônia preferiam a variante terrestre do sistema de mísseis Blue Spear.
Falando sobre o contrato, Ron Tryfus, Diretor Administrativo da Proteus Advanced Systems, afirmou que eles estão honrados por terem sido escolhidos para fornecer mísseis Blue Spear avançados para as Forças de Defesa da Estônia, que eles valorizam esta oportunidade, e que estão ansiosos para promover seus cooperação com as Forças de Defesa da Estônia.
Kalle Laanet, Ministro da Defesa da Estônia disse:
“Este sistema de armas melhora substancialmente nossa defesa costeira e envia uma mensagem clara de que estamos contribuindo para o esforço de defesa regional e coletivo. Este é um dos sistemas de armas mais complexos e de alta tecnologia de todos os tempos e um grande avanço para as Forças de Defesa da Estônia. Estou muito feliz que a Estônia tenha uma indústria de defesa capaz de participar de tais projetos de alta tecnologia.”
O Comandante da Marinha da Estônia, Comodoro Jüri Saska acrescentou que: “o sistema de armas escolhido constituirá a pedra angular da defesa naval da Estônia nas próximas décadas. A Marinha da Estônia será capaz de contribuir significativamente para os esforços de defesa nacional, regional e coletiva.”
A Proteus Advanced Systems, com seu estabelecimento anunciado em meados de julho de 2020, é uma joint venture entre Singapore Technologies Engineering (ST Engineering) e Israel Aerospace Industries (IAI) para desenvolver e vender sistemas de mísseis navais avançados, incluindo um novo sistema de mísseis antinavio de 5ª geração chamado Blue Spear. A Estônia é o primeiro país a adquirir o míssil.
De acordo com a Israel Aerospace Industries (IAI), o míssil antinavio subsônico é uma arma sofisticada de alta precisão, capaz de operar em todas as condições climáticas dia e noite, permitindo ataques em alvos móveis e fixos fora da vista no mar. A distância máxima de voo do míssil é estimada em 290 km.
Os mísseis Blue Spear são uma atualização da série de sistemas de mísseis Gabriel da IAI. O míssil Blue Spear pode ser lançado de várias plataformas terrestres diferentes. O míssil emprega radar homing ativo e um sistema de orientação inercial que é impermeável ao mau funcionamento do GPS e garante a precisão da aquisição do alvo.
FONTE: Overt Defense