MQ-9B SeaGuardian

A série de voos de 5 semanas com SeaGuardian inclui vários feitos inéditos da indústria

A General Atomics Aeronautical Systems Inc. (GA-ASI) concluiu uma série de demonstrações de voo que apresentavam um MQ-9B SeaGuardian® Remotely Piloted Aircraft (RPA) em parceria com a Royal Air Force (RAF). A série de demonstrações começou em 25 de agosto e terminou com a conclusão do Exercício Joint Warrior do Reino Unido em 30 de setembro.

“O apoio da RAF foi fundamental para o sucesso de nossas demonstrações”, disse o vice-presidente de Desenvolvimento Estratégico Internacional da GA-ASI, Robert Schoeffling. “Nossa parceria nos permitiu alcançar uma série de novidades no setor, pois apresentamos nossa RPA inovadora para oficiais militares de 16 países.”

Os voos mostraram as muitas capacidades operacionais do MQ-9B, incluindo a avançada inteligência marítima, vigilância e reconhecimento (ISR), sistema de detecção e prevenção (DAAS), autonomia líder da indústria e interoperabilidade com parceiros da OTAN. Durante o Joint Warrior, uma demonstração de Manned-Unmanned Teaming (MUM-T) ocorreu usando o SeaGuardian e um P-8 da RAF, mostrando a capacidade do SeaGuardian de complementar e apoiar as tarefas de Guerra Antissubmarino (ASW), que incluíam rastreamento, monitoramento e comunicação de sonoboias.

As demonstrações foram inicialmente baseadas na RAF Waddington antes de se mudarem para a RAF Lossiemouth para apoiar o Joint Warrior. Enquanto estava baseado na RAF Waddington, um voo viu o SeaGuardian voar para a Base Aérea de Leeuwarden, levando a RPA para o espaço aéreo da Holanda e provando uma transição perfeita entre as regiões de tráfego aéreo nacional, enquanto testava os procedimentos operacionais do espaço aéreo.

Esta demonstração de vários dias, que ocorreu em 1º de setembro, exibiu as capacidades de vigilância marítima do SeaGuardian em apoio aos aliados internacionais. A Real Força Aérea da Holanda encomendou quatro RPA MQ-9A e espera-se que a primeiro seja entregue a Leeuwarden ainda este ano. O SeaGuardian retornou à RAF Waddington na conclusão do evento.

Esse importante evento foi seguido pelo primeiro voo doméstico ponto a ponto aprovado pela Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Reino Unido de uma aeronave não tripulada usando a estrutura aérea do Reino Unido, quando o SeaGuardian voou de Lincolnshire, Inglaterra para Moray, Escócia, em 12 de setembro. O voo foi controlado pelo NATS, o provedor de serviços de navegação aérea civil do Reino Unido.

“O MQ-9B é a primeira RPA a ter permissão para voar tão extensivamente no espaço aéreo controlado pelo Reino Unido”, disse Mark Watson, chefe de integração de serviços de gerenciamento de tráfego de sistemas de aeronaves não tripuladas (UTM) para a NATS. “Isso nos move muito em direção à notificação no mesmo dia para privilégios de apresentar e voar ’como uma plataforma com capacidade para Condições Meteorológicas por Instrumento (IMC).”

Um grande conjunto de artefatos de aeronavegabilidade foi revisado pela Autoridade de Aeronavegabilidade Civil do Reino Unido, que aprovou o MQ-9B para operações em espaço aéreo não segregado e não controlado pela primeira vez, com base no conjunto de tecnologias de desconflito do espaço aéreo e extensa documentação fornecida no Caso de Segurança.

O SeaGuardian é a versão marítima do MQ-9B SkyGuardian®. Como cliente de lançamento, a RAF encomendou 16 aeronaves em sua configuração, que eles batizaram de sistemas RPA Protector RG Mk1. O Protector é um derivado do SkyGuardian, apresentando uma série de modificações do cliente.

“Foi empolgante ver a coordenação entre o GA-ASI e nossa equipe da RAF”, disse o capitão do Grupo RAF Shaun Gee, Diretor de Programas Aéreos ISTAR (RPAS e TacISR) e Programa SRO Shadow. “Foi ótimo ver em primeira mão os recursos revolucionários da RPA que encomendamos para o Protector. A capacidade da aeronave de se integrar ao espaço aéreo europeu é fundamental para a RAF, bem como para nossos aliados internacionais.”

Os voos culminaram com a participação da RPA no exercício Joint Warrior liderado pelo Reino Unido, que mostrou como as capacidades marítimas do MQ-9B podem ser integradas a outros ativos aéreos, marítimos e terrestres. Uma audiência internacional observou a capacidade marítima da RPA, que inclui um radar de busca de superfície multimodo com modo de imagem de Radar de Abertura Sintética Inversa (ISAR), um receptor de Sistema de Identificação Automática (AIS), Medidas de Apoio Eletrônico (ESM) junto com câmeras ópticas e infravermelhas para vídeo de alta definição e full-motion. Como resultado de uma visita da liderança da Força de Fronteira do Reino Unido, durante a qual eles observaram as capacidades do sistema, um voo de demonstração de Ajuda Militar às Autoridades Civis (MACA) foi realizado sobre o Canal da Mancha.

Em apoio às Demonstrações Marítimas Europeias, a GA-ASI fez parceria com a SES, fornecedora líder de serviços de comunicações globais por satélite (SATCOM) que opera a única constelação de satélites multi-órbita do mundo em Órbita Geoestacionária (GEO) e Órbita Terrestre Média (MEO), e oferecendo uma combinação única de cobertura global e alto desempenho. Para as demonstrações, a GA-ASI aproveitou a conectividade GEO da SES em banda Ku, bem como o alcance de retorno da banda X fornecido por meio do satélite GovSat-1.

O GovSat-1, que é exclusivamente dedicado para uso governamental e oferece recursos multi-missão seguros, é operado como uma joint venture público-privada entre o Governo de Luxemburgo e a SES. O serviço SATCOM habilitou o MQ-9 a operar com segurança com um datalink de alta capacidade, permitindo a transmissão em tempo real dos dados do sensor da aeronave e do centro de operações usando um link SATCOM, incluindo taxas de dados de até 70 Mbps em alcance de retorno seguro.

“Com nossos serviços globais de conectividade por satélite, a SES tem apoiado as necessidades críticas da GA-ASI e de seus clientes governamentais por quase duas décadas, e estamos muito satisfeitos em participar deste esforço de demonstração como parte de nosso relacionamento de longa data com a General Atomics”, disse Will Tong, vice-presidente de iniciativas governamentais estratégicas e chefe do mercado Aero ISR da SES Networks. “À medida que as necessidades de nossos clientes evoluem e exigem serviços cada vez mais seguros, flexíveis e de alto desempenho para troca de dados em tempo real e alcance de retorno, estamos felizes em alavancar nossas capacidades existentes e inovar ainda mais com os sistemas de alta capacidade de próxima geração, como O3b mPOWER , permitindo a soberania da rede e aplicativos em escala de nuvem que os governos estão procurando.”

FONTE: General Atomics

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