IMAGENS: Destróier Type 055 da Marinha do Exército de Libertação Popular da China
O Type 055 é uma classe de destróieres de mísseis guiados furtivos de 13 mil toneladas em construção para a Força de Superfície da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy).
É um navio multimissão e sua combinação de sensores e armas sugere um papel principal da defesa aérea de área, com capacidades de guerra antissubmarino superando os combatentes de superfície chineses anteriores.
O Type 055 deverá realizar missões expedicionárias e formar a escolta primária para os porta-aviões chineses.
Os Estados Unidos classificam esses navios como cruzadores. A Marinha dos Estados Unidos define um cruzador como um grande combatente de superfície multimissão com instalações de comando; isso sugere que os EUA esperam que o Type 055 cumpra um papel semelhante ao cruzador da classe Ticonderoga.
O armamento principal do Type 055 são mísseis transportados em sistema de lançamento vertical (VLS) de 112 células; 64 células na proa e 48 células à ré. O mesmo modelo VLS é usado no destróier Tipo 052D, que se acredita ser uma implementação do padrão GJB 5860-2006; o GJB 5860-2006 é capaz de lançamentos a quente e a frio.
A variante mais longa, com células de 9 metros, é provavelmente usada. O Type 055 transporta mísseis superfície-ar HHQ-9, mísseis de cruzeiro antinavio YJ-18, mísseis de cruzeiro CJ-10 de ataque terrestre e foguetes antissubmarino que transportam um torpedo. Potencialmente, as células maiores também podem carregar mísseis balísticos antinavio.
A energia propulsiva é gerada por quatro turbinas a gás QC-280 de 28 MW em arranjo combinado de gás e gás (COGOG). A eletricidade do navio é fornecida por seis turbinas a gás QD-50 de 5 MW. A velocidade máxima é estimada em 30 nós.
Três Type 055 já entraram em serviço (Nanchang, Lhasa e Dalian) e cinco estão em acabamento. Mais oito navios estão planejados, totalizando 16 unidades.