O Japão lançou ao mar o segundo de uma nova classe de submarinos diesel-elétricos.

O novo submarino, que foi batizado de Hakugei (SS-514) ou Baleia Branca, foi lançado no estaleiro Kawasaki Heavy Industries na cidade de Kobe na tarde de 14 de outubro.

O submarino passará agora por testes finais de construção e de mar antes de entrar em operação na Força Marítima de Autodefesa do Japão ou JMSDF, planejado para março de 2023.

O Hakugei é o segundo submarino da classe Taigei. Este é um submarino de ataque diesel-elétrico de 3.000 toneladas medindo 84 metros de comprimento e era anteriormente conhecido como a classe 29SS, em homenagem ao 29º ano do reinado do imperador Akihito no Japão.

O primeiro da classe, o Taigei, foi lançado em outubro de 2020 e começou os testes de mar em julho deste ano. A entrada em operação está prevista para março de 2022.

O comissionamento permitirá que o JMSDF continue os esforços para recapitalizar sua frota de submarinos, com o serviço mantendo alguns submarinos mais antigos em serviço, pois aumentou o número de unidades em serviço para 22.

Como os dois últimos submarinos da classe “Soryu” anterior e do Taigei, o Hakugei será equipado com baterias de íon de lítio como fonte de energia. O Japão conduziu uma extensa pesquisa sobre o uso de baterias de íon-lítio em submarinos desde o início dos anos 2000 e diz que elas exigem menos manutenção e são capazes de durar mais em altas velocidades quando submersas, em comparação com as baterias de chumbo-ácido.

Atualmente é o único país conhecido a ter submarinos operacionais usando baterias de íon-lítio.

A força de submarinos ampliada compreenderá 8 submarinos da classe “Oyashio” mais antigos, 12 “Soryus” e os 2 da classe “Taigei”. O Japão já iniciou a construção de mais um submarino da classe “Taigei” e tem financiamento aprovado para mais dois, o último sendo de US$ 602,3 milhões alocados para mais um submarino no último orçamento do ministério da defesa.

FONTE: Defense News

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