Uma armada naval conjunta sino-russa navegou ao redor do Japão após um exercício conjunto no Mar do Japão, navegando por uma estreita via navegável internacional entre duas das principais ilhas japonesas.

A força-tarefa de 10 navios, dividida igualmente entre navios chineses e russos, navegou pelo Estreito de Tsugaru, que corre entre as ilhas japonesas de Hokkaido e Honshu, durante o trânsito do Mar do Japão para o Pacífico ocidental em 18 de outubro.

O Estreito de Tsugaru é uma via navegável internacional que fica a apenas 12 milhas em seu ponto mais estreito. O Japão reivindicou águas territoriais nos estreitos que se estendem por três milhas náuticas (5,6 km) de suas costas, significativamente menos do que o máximo de 12 milhas náuticas (22,2 km) permitido pelo direito internacional.

Isso significa que a força-tarefa sino-russa estava navegando em águas internacionais ao longo de sua passagem, que então viu os navios virarem para o sul ao longo da costa japonesa antes de ir para o oeste entre a Ilha Sumisu e Torishima nas ilhas Ogasawara do Japão nas primeiras horas de 21 de outubro.

O grupo de navios da a Marinha do Exército de Libertação Popular da China incluía o destróier Type 055 Nanchang (101), o destróier Kunming Type 052D (172) e as fragatas Type 054A Binzhou (515) e Liuzhou (573) acompanhados por um navio de reabastecimento Type 903A (902).

A identidade exata do último navio é incerta, pois a PLA Navy está em processo de renumeração de sua frota de reabastecimento e coleta de informações, mas acredita-se que seja o Dongpinghu, que anteriormente tinha o indicativo visual 960.

Enquanto isso, os navios russos eram os destróieres da classe “Udaloy”, Admiral Tributs (564) e o Admiral Panteleyev (548), as corvetas da classe “Steregushchiy” Gromkiy (335) e o herói da Federação Russa Aldar Tsydenzhapov (339) e o navio de instrumentação de mísseis Marshal Krylov (331).

A Força Marítima de Autodefesa do Japão, ou JMSDF, manteve uma vigilância atenta sobre o grupo-tarefa enquanto ele navegava perto das águas do Japão, com os caça-minas Aoshima e Izushima presentes enquanto os navios russos e chineses cruzavam o Estreito de Tsugaru. Os japoneses também desdobraram uma aeronave de patrulha marítima P-3C Orion de sua Fleet Air Wing 2 em Hachinohe para monitorar a força-tarefa.

Enquanto o grupo-tarefa descia pela costa leste do Japão, a JMSDF continuava monitorando seu progresso, com os destróieres Yamagiri e Takanami se revezando para vigiar enquanto os interceptadores da Força Aérea de Auto-defesa eram acionados em resposta a helicópteros Kamov Ka-27 e Ka -28 helicópteros voando dos navios russos e chineses.

Os navios chineses e russos participaram do exercício Naval Interaction 2021, que ocorreu de 14 a 17 de outubro. Um comunicado à imprensa do Ministério da Defesa russo disse que um navio de resgate e um submarino de ataque diesel-elétrico da PLA Navy também estavam envolvidos, enquanto o contingente russo incluía o submarino Ust-Bolsheretsk, dois caça-minas, um barco com mísseis e um rebocador de resgate.

Os caças multifuncionais russos Sukhoi Su-30SM Flanker e aeronaves antissubmarino não especificadas também estiveram envolvidas no exercício, que incluiu tiros real e treinamento de guerra antissubmarino. A Rússia também afirmou ter expulsado um destróier americano para fora das águas de exercício, embora a Marinha dos EUA tenha dito que o USS Chafee estava em águas internacionais antes da área ser fechada para o exercício.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments