Fragata Bartolomeu Dias regressou a Portugal após período de modernização nos Países Baixos
O NRP Bartolomeu Dias regressou hoje, 25 de outubro, à Base Naval de Lisboa, após realização do Programa de Modernização de Meia-Vida previsto, nos Países Baixos, para atualização de capacidades operacionais nesta classe de navios, à semelhança de atualizações efetuadas por navios iguais holandeses e belgas
O objetivo do Programa de Modernização é assegurar a sustentação da capacidade oceânica de superfície até 2035, conferindo a estes navios uma capacidade atualizada para responder operacionalmente a todo o espetro de missões.
O programa, de elevado grau de modernização tecnológica, incorpora também um conjunto de soluções inovadoras destinadas a fortalecer a sustentação logística e corporizar um sólido incremento da capacidade operacional dos navios em áreas como a gestão da plataforma, comando e controlo, capacidade para projeção de força, assim com no reconhecimento, vigilância e conhecimento situacional marítimo.
A modernização das fragatas da Classe Bartolomeu Dias vem contribuir para que a Marinha se atualize e modernize, a par com os seus parceiros e aliados europeus, para enfrentar os desafios atuais e futuros, e garantir que Portugal responda aos compromissos internacionais que lhe cabem e tenha liberdade de ação na afirmação da sua soberania e defesa dos interesses nacionais no mar.
Prevê-se que o Programa de Modernização de Meia-Vida, em curso, esteja concluído em 2022 com a chegada do segundo navio da mesma classe, o NRP D. Francisco de Almeida.
O NRP. Bartolomeu Dias (ex- HNLMS Van Nes) foi construído pelo estaleiro De Schelde Group, em Vlissingen (Países Baixos), no ano de 1994, sendo transferido para a Marinha Portuguesa em 16 de janeiro de 2009.
O NRP Bartolomeu Dias tem uma guarnição de 135 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata José Rodrigues Pedra.
FONTE: Marinha Portuguesa