Reino Unido e Índia realizam o exercício ‘Konkan Shakti 2021’
A fase marítima do primeiro exercício ‘Konkan Shakti 2021’ entre as Forças Armadas da Índia e do Reino Unido (RU) está sendo realizada na costa de Konkan, no Mar da Arábia.
Todas as unidades participantes foram divididas em duas forças opostas com o objetivo de alcançar o controle do mar para desembarcar as tropas terrestres do Exército em um local pré-designado.
Uma força foi liderada pelo Flag Officer Commanding Western Fleet e compreendia o navio-capitânia INS Chennai, outros navios de guerra da Marinha da Índia e a HMS Richmond, fragata Typo 23 da Marinha Real. A outra força operava sob o comando do UK Carrier Strike Group.
As duas forças integraram-se em seus grupos com exercícios como reabastecimento no mar, direção aérea e operações de ataque por caças (MiG-29K e F-35B), controle cruzado de helicópteros (Sea King, Chetak e Wildcat).
As operações aéreas incluíram ataques com formação combinada de aeronaves de patrulha marítima indiana (MPA) Dornier, caças da Marinha Indiana (MiG-29K), caças da RAF (F-35B) e Força Aérea Indiana (SU-30MKI e Jaguar).
Os exercícios de subsuperfície com um submarino da classe Scorpene da Índia e um veículo subaquático controlado remotamente EMATT, operado pela Marinha Real, foram realizados durante a noite. Um MPA P-8I indiano também participou do exercício.