O destróier de defesa aérea TF-2000 da Turquia
Como a fase final do programa MILGEM da Turquia, as Forças Navais turcas iniciaram o projeto TF-2000 em julho de 2017 em resposta a uma exigência de destróieres de defesa aérea.
Os destróieres TF-2000 serão capazes de detectar mísseis guiados e mísseis balísticos de baixa/média/alta altitude, curto/médio/ longo alcances, bem como destruir mísseis não balísticos.
Quatro destróieres de defesa aérea serão construídos para a Marinha Turca como parte do programa TF-2000. Além desse número, a construção de mais quatro destróieres será opcional.
Um deslocamento total de 8.500 toneladas está planejado para os destróieres TF-2000, que serão os maiores navios construídos no âmbito do Programa MILGEM.
Os destróieres terão comprimento total de 166 metros com boca de 21,5 metros e calado de 5,4 metros. A energia principal virá de duas turbinas a gás e dois motores a diesel (configuração CODOG), fornecendo uma velocidade máxima de mais de 28 nós.
A seção transversal do radar dos destróieres, as assinaturas acústicas subaquáticas, magnéticas e infravermelhas serão reduzidas.
Os navios serão equipados com sistemas de comando e controle GENESIS ADVENT, que oferecem operação em um ambiente centrado em rede.
Os TF-2000 serão operados por uma tripulação de aproximadamente 130-150 pessoas, mas terão capacidade para acomodar até 200 pessoas.
Espaço de missão flexível
Os destróieres TF-2000 apresentarão um “Flexible Mission Space” (FMS) que pode ser modificado para atender aos requisitos específicos da missão e será capaz de transportar a carga necessária.
De acordo com os planos, será possível:
- Transportar dez contêineres de 20 pés ou quatro RHIBs de 12 pés ou um helicóptero de transporte de médio porte com um peso máximo de voo de 15 toneladas;
- Acomodar UUVs e USVs inorgânicos de acordo com as necessidades da operação;
- Transporte um helicóptero de transporte de médio alcance com peso máximo de voo de 15 toneladas.
- Lançar e guardar os veículos aéreos não tripulados (UUVs/USVs).
Sistemas de armas
- Canhão principal 127 mm;
- VLS autóctone de 64 células (MİDLAS – Milli Dikey Atım Sistemi);
- Mísseis superfície-ar autóctones (provavelmente sistema de defesa aérea SIPER) e mísseis de ataque terrestre Gezgin lançados do VLS
- 16 x mísseis antinavio ATMACA;
- Míssil antitanque UMTAS de longo alcance;
- CIWS Gökdeniz;
- Torpedos (provavelmente Aselsan ORKA);
- Sistemas de armas remotas estabilizadas (provavelmente ASELSAN STAMP e/ou STOP).
Sistemas de sensores
- ÇAFRAD radar multifuncional AESA;
- Radar de navegação e radar LPI;
- NAZAR dazler/DIRCM
- Sistema infravermelho de busca e rastreamento;
- ESM/ECM;
- Sistema de sonar montado no casco Aselsan-Armelsan;
- Towed array LFAS
FONTE: Naval News