Grécia assina carta de intenções com a Holanda para transferência de navios de guerra
A Grécia assinou uma carta de intenções com a Holanda para transferir mais navios de guerra para sua marinha, informou o Naval News no sábado, 30 de outubro.
A carta de intenções cobre a possível transferência de duas fragatas da classe M e seis navios de contramedidas da classe “Alkmaar” (MCMV) da Marinha Real Holandesa para a Marinha Grega.
A carta de intenções foi assinada paralelamente à Conferência dos Diretores Nacionais de Armamentos da OTAN (CNAD), em Bruxelas, na quarta-feira, por Aristeidis Alexopoulos, diretor-geral da agência grega de compras de defesa (GDDIA), e Arie Jan de Waard, diretor da Organização Holandesa de Materiais de Defesa (DMO).
A Marinha Grega já opera 13 fragatas, incluindo nove da classe “Kortenaer” holandesa, e encomendou três fragatas da classe FDI da França em setembro.
Além disso, a Grécia recentemente assinou vários acordos de alto valor com Israel para a compra de veículos aéreos não tripulados (UAVs) e mísseis, com a França para a compra de aviões de combate Rafael e com os EUA para a atualização de seus caças F-16s para a configuração mais recente Viper.