Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ tem avaria e Operação Dragão é adiada

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O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia da Marinha do Brasil não conseguiu suspender hoje do cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) para a quadragésima Operação Dragão.

O motivo do problema não foi ainda revelado, mas fontes dizem que a Operação será adiada por 15 dias até que o navio seja devidamente reparado.

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico já tinha suspendido para a operação e teve que retornar ao cais do AMRJ.

Na última quinta-feira (29), o NDM Bahia recebeu 13 viaturas leves e 10 viaturas pesadas para emprego no exercício.

Além do NDM Bahia, a Operação Dragão XL contaria com o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, Fragata Independência, Fragata Liberal, Fragata Constituição, meios do Comando do 1º Distrito Naval, meios do Comando do 2º Distrito Naval e tropas da Força de Fuzileiros da Esquadra.

A Marinha tinha programado realizar a Operação “Dragão XL / Meridiano”, entre os dias 31 de outubro a 12 de novembro, na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Operação Dragão visa elevar o aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, bem como incrementar o grau de prontidão de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), através do embarque, o carregamento e o movimento navio-terra das unidades de Fuzileiros Navais, por meio de um “Assalto Anfíbio” em Itaoca (ES), a mais complexa modalidade de uma Operação Anfíbia.

NDM Bahia foi incorporado à MB em 2016

NDM Bahia – G40

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia – G40 (ex-Siroco – L9012, classe “Foudre” da Marinha Francesa) foi incorporado à Marinha do Brasil em 10 de março de 2016.

O NDM Bahia é um navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, além de amplo convés de voo e hangar para a operação de helicópteros médios e outras facilidades que o classificam como multipropósito.

Ele desloca 12.000 toneladas (a plena carga), tem 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m. Sua propulsão é composta de 2 motores diesel SEMT Pielstick 16 PC 2.5 V400 com 20.800 hp, possibilitando ao navio atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.

A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas).

O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.

A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).

 

FOTOS: Poder Naval

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