Submarino nuclear ‘Perm’ será o primeiro equipado com mísseis hipersônicos Zircon
Segundo a fonte, a transferência do submarino para a Marinha Russa está prevista para 2025
MOSCOU/TASS/. O submarino Perm com propulsão nuclear Projeto 885M (Yasen-M) será o primeiro transportador regular de mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon (Tsirkon) na Marinha Russa, disse uma fonte da indústria de defesa à TASS na terça-feira (2/11).
“Entre os submarinos nucleares do Projeto 885M, o quinto submarino Perm será o primeiro portador regular de mísseis Tsirkon e será ligeiramente diferente de seus predecessores estruturalmente”, disse a fonte.
Segundo a fonte, a entrega do submarino Perm à Marinha russa está prevista para 2025.
A TASS não tem confirmação oficial desta informação.
Atualmente, o Estaleiro Sevmash (parte da United Shipbuilding Corporation) está construindo seis submarinos nucleares do Projeto 885M. Os submarinos principais do Projeto 885 e do Projeto 885M, o Severodvinsk e o Kazan, estão operacionais na Marinha Russa, enquanto o primeiro submarino de construção serial do Projeto 885M, Novosibirsk, está passando por testes. O submarino está programado para ser entregue à Marinha Russa até o final deste ano.
Em 4 de outubro, o submarino Severodvinsk testou os mísseis hipersônicos de cruzeiro Zircon pela primeira vez a partir de posições submersa e de superfície no Mar Branco.
Míssil Zircon vai entrar em serviço em 2022 na Marinha Russa
Os testes do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon da Rússia estão quase concluídos e as entregas para a Marinha começarão em 2022, disse o presidente Vladimir Putin na quarta-feira (3/11).
O movimento faz parte de uma tentativa de Moscou de seguir em frente em uma corrida com os Estados Unidos e outros países para implantar a próxima geração de armas de longo alcance que são mais difíceis de detectar e interceptar.
FONTE: TASS / Reuters