TÓQUIO – O chefe da Marinha Alemã disse que pretende despachar navios para o Indo-Pacífico a cada dois anos para ajudar a manter a paz e a ordem com base no direito internacional da região.

A Alemanha tem intensificado sua cooperação de defesa com o Japão e outros parceiros em meio ao crescimento militar da China e às afirmativas reivindicações territoriais na área.

“Se possível, gostaria de despachar navios para a área uma vez a cada dois anos”, disse o vice-almirante Kay-Achim Schonbach em uma entrevista recente ao Kyodo News, acrescentando que espera aumentar a cooperação com o Japão, Austrália e outros países.

A fragata alemã Bayern chegou a Tóquio no dia 5 de novembro, tornando-se o primeiro navio militar do país a fazer escala no Japão em quase 20 anos. A Marinha disse que a fragata também visitará a Coreia do Sul e navegará pelo Mar da China do Sul, onde a China está construindo postos militares.

Schonbach disse que a Marinha Alemã pode enviar navios novamente para a região em 2023, “dependendo da situação no Mar da China Meridional” e das decisões tomadas pelos políticos.

Ele também disse que está considerando posicionar navios no Indo-Pacífico “por um ano e meio a dois anos” no futuro e fazer com que participem de exercícios militares com aliados durante esse posicionamento.

FONTE: Kyodo News

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments