Navantia apresenta o SMART 4000, conceito de fragata do futuro
Durante a feira de Defesa FEINDEF 2021, o estaleiro espanhol Navantia apresentou o conceito de fragata SMART 4000.
O navio de 4.000 toneladas apresenta um casco furtivo com proa fura ondas e um convoo para operação de aeronaves não tripuladas.
O armamento consiste de um canhão de 76 mm em uma torreta retrátil para protegê-la do mar e um sistema VLS com 64 células para mísseis.
A pequena superestrutura do navio apresenta telas planas de radares AESA e outros sensores.
Convoo para drones. Conceito interessante.
10 pra Navantia! Bota um motor de movimento de ondas nela e ela já pode ir pro espaço sideral se juntar ao Yamato. 😀 Sério: viram como o passadiço tá discreto e o mastro tá bem integrado no volume da superestrutura (embora os nomes tradicionais quase não se apliquem mais graças à fluência e interpenetração das formas)? Um canhão muito à vante e retrátil (uma necessidade devido ao spray constante da proa fura-ondas) eu nunca tinha visto: como será o mecanismo? O paiol sobe junto com a torreta? 😉 Duplo bow thruster, que chique! E de onde virão os conteineres… Read more »
É mesmo a cara da Patrulha Estelar ! Linda!
2!!!!
O mecanismo de toda a torre do canhão perece ser pivotante pela parte traseira. (tudo “deita” para frente)
Concordo! Na hora me lembrou o crusador Andrômeda que aparece na série e tenta interceptar a saída da Yamato (Argo no Brasil na dublagem que passou na TV Manchete) na segunda temporada, ada saga do Cometa Império,
Que é a melhor temporada, na minha opinião. A terceira tem mais refinamentos (como cores mais intensas e menos granulação) e gosto muito da idéia de salvar o Sol (ferido por um míssil destruidor de planetas!) pra salvar a Terra (onde mais tem um Sol na bandeira, mesmo?). KKK, bons tempos em que eu não discernia o mal sob a diversão.
Patrulha Estelar, muito top. Somos da “geração guerra fria”, temos um espírito militar.
Boa , lembrei de patrulha estelar na hora que vi este navio conceito.
Kkkkk voltei lá para minha infância.
A galera aqui tá velha,mas de fato lembra e muito aquela nave maravilhosa.
O desenho animado da minha vida! Achei na internet dvd`s com três temporadas ( A extinta Manchete só tinha duas – “Cometa Imperio” e “Crise do Sol”) A primeira trata da guerra contra Gamilon)
Curiosidade, estão lançando um remake chamado Space Battleship Yamato 2199 ( primeira temporada) 2202( segunda) e 2205( terceira- em produção). Recomendo. Deram uma aprofundada na história.
A primeira é “A Busca por Iscandar”.. Marcou minha infância tb!!
=Para quem joga warships, se parece muito com a camuflagem especial do republique…
Também lembrei de Patrulha Estelar. Será que os desenvolvedores não deram uma assistida na animação para, digamos… pegar inspiração?
4 mil toneladas para 70 tripulantes.
Tem gente que vai precisar revisar conceitos.
Esteves, compare com os LCSs: quase o mesmo deslocamento e quase a mesma tripulação. Mas será uma fragata multipropósito, de defesa aérea, guerra antisubmarino, guerra de superfície, apoio de forças especiais, etc, etc?
Viste o propulsor tipo ducted propeller? Será orientável? Se sim, pra quê os lemes?… Hehehe.
Mas o ducted propeller da Smart 4000, que não é orientável como um azipod, tem nome próprio: Voith Linear Jet. Nem é coisa tão nova, tem alguns anos já. Vi aqui:
https://www.edrmagazine.eu/smart-4000-navantia-looks-at-the-future
Essa história de comparar aqui é perigoso.
Alguém vai responder…como assim se um é espanhol e outro é americano?
Automação é a chave mais com menos…
(infelizmente esse não é uma ideia que tenha muitos adeptos nas nossas forças).
No começo do programa Tamandaré, a Marinha queria uma corveta com 2.500T e mais de 200 tripulantes. Depois de muita pressão dos estaleiros estrangeiros que disseram ser um tanto estranho ir na contra-mão do mundo, eles mudaram um pouco de ideia.
Talvez seja uma corveta muito linda e futurista, mas com 4000ton fragata parece querer demais … mas o iran. chama sua lanchas de Cruzador interestrelar então vale tudo
Segundo matéria da EDR, este navio conceito pode ter de 2 mil a 10 mil toneladas. De qualquer maneira, o modelo, feito numa impressora 3D, sem mão humana.
Na verdade eu acredito que as fragatas atuais é que estão mais para destroyers, afinal a “modéstia” ajuda o projeto a não ter grandes entraves políticos. Na Europa isso ainda acontece muito, veja a classe Horizon que para os franceses é fragata e para os italianos é destroyer, e os navios patrulha de 6000 toneladas da Itália, isso mostra bem a loucura que é, acredito que tem mais haver com a função do que com o tamanho (não que esse seja desprezado).
A marinha chama um navio com menos tonelagem de Fragata.
A Tamandaré tem 3.455 toneladas e chamam de fragata…
Eu dou um milhão para a NAVANTIA.
Arrasou!
Sabe quando a MB terá um destes.
Nem em sonho!
Está é a diferença de projetar e comprar!
A MB é compradora!
Se fosse boa compradora ainda era melhor que ser um mal construtor. Más somos ruins tanto em comprar como em construir.
Verdade.
Interessante… Mas como funcionariam aquelas portas que protejem o VLS e o canhão retrátil em mar grosso? Fico com a impressão que as portas seriam arrancadas pelas ondas quando abertas. Parece que o uso das armas em mares mais agitados sofreria restrições…
para mar de almitante
Se mar agitado ao ponto de arrancar partes da estrutura do navio for do jeito que imagino, fique sabendo que mesmo o melhor navio da atualidade não opera em tais condições de mar.
Ter uma unica porta é um ponto de risco…se quebra ou recebe avaria, compromete o lançamento de toda a bateria de misseis….
. . . fragata ou submarino ?
papel aceita tudo, vejamos se a Espanha compraria . . . !
Eca…
Curto não
Já vou encomendar, entretanto iria pedir modificações.
1- Para não parecer ambiente de submarino, mais aberturas laterais com um sistema de vidros blindados.
2- Capacidade para 12 Tomahawk ou Scalp naval nos lançadores verticais.
3- Capacidade para 12 torpedos leves em 2 lançadores duplos.
3- Propulsão nuclear, velocidade para 30 nós minima e autonomia de 10 a 12.000 milhas em 18 nós.
Com tudo isso, acredito que seria um projeto de umas 7 a 8 k toneladas no minimo.
Caro Pronoia
Se for propulsão nuclear, a autonomia é ilimitada, inclusive em velocidade máxima.
Abraço
Meios para alimentação e suprimentos para um percurso de 10 K a 12 K milhas a 18 nós, correspondem a uns 28 a 30 dias, mesmo um sub nuclear precisa de meios para mantimentos e suprimentos, nesse caso sem precisar de navio de suprimentos. A modernidade dos sistemas também definirão a tripulação necessaria O uranio enriquecido é energia, não é sistema de propulsão, as caracteristicas do sistema de propulsão e casco se adequariam aos 30 nós minimos que eu escrevi. Com uranio enriquecido a unica diferença é não ter de reabastecer a energia por longos periodos, isso também depende do… Read more »
Prezado Kemen
Concordo com tudo. Apenas entendi que o Pronoia confundiu propulsão nuclear com propulsão diesel-elétrica. A propósito, os grandes sub nucleares levam mantimentos para cerca de 3 meses.
Abraço
Eu não tenho problemas com o design do navio. Agora, se é furtivo de verdade, acho q nem a Navantia liga muito, pois acredito que o mais importante foi parecer futurista. E realmente o canhão ser escamoteável dificilmente será algo q veremos de verdade ao contrário de soluções stealth q ‘escondem’ o tubo q já são realidade. Mas eu gostei muito do canhão ter um arco de tiro de quase 360º…
Sinceramente, eu prefiro mais esse conceito aqui! Apesar de ser um conceito da Navantia mais antigo, ainda prefiro muito mais algo mais pé no chão do que isso!
Tinham uma versão trimarã.
Sim, era essa:
Trimaran belo ! dois bureau russos apresentaram esses conceitos há alguns anos,muito bonitos…
Mas as vezes alguns são um pouco estranhos,esse seria um conceito de embarcação de reconhecimento,mas é apenas uma arte conceitual de um entusiasta…
Esse domo em cima me lembra aquele Radar X-Band Americano
Parece uma das espaçonave das Forças de Defesa da Terra (Star Blazers).. Essa proa, hmmm …. ñ rola!!!
Até que é bonitinho, mas ainda não supera a MKS 180 da Damen
Prefiro os modelos convencionais!
É um “navio conceito” e provavelmente nunca será construído.
O design é belíssimo.
Mas creio ser uma maquete mais pra mostrar as apostas futuristas da Navantia do que ser comercializada.
E diante do conceito apresentado, acho que demora muito tempo ainda antes de um navio utilizar só drones.
Os bons e velhos helicópteros ainda vão sobrevoar os mares por muitas décadas.
Conceito moderno,futurista e bem equipada para uma fragata de 4000tn, já as nossas da MB já nascem obsoletas e até que sejam entregues diante dos cortes nas forças armadas ficaremos a ver isso aí.
Ficou lindo este navio, se vier a ser construído vai tomar o primeiro lugar do DDG-1000 Zumwalt na minha lista.rs
Vish…
Parece um Pré Dreadnougth…
Um museu de novidades…
Arrojado projeto, porém qianto a proa, proposta no projeto, isso não é novidade, as belonaves, construídas entre o fim do Século 19 e começo do Século 20, possuíam este tipo de proa .
E aí, Navantia. Por que não contratam os “engenheiros navais de banheira”, que postam tantas bobagens revestidas de pseudo conhecimento técnico, para reprojetarem essa fragata? Seria um resultado insuperável. Um verdadeiro Titanic kkkkk
O chato é que poucos engenheiros navais assumidos aparecem por aqui pra nos iluminar com seu conhecimento (não precisa ser o conhecimento prático mais sutil, podia ser coisinha de disciplina 101). Ou são muito tímidos ou devem estar muito ocupados…
Desde que não naufrague de susto como outras embarcações da Navantia!
Parece com a suposta nave espacial encontrada na lua e resgatada pela missão Apollo 19.
Essa Smart 4000 toda preta iria ficar legal…Design show de bola !
O design dos navios modernos são muito belos, até mesmo os navios patrulhas.
Gente quem leva a sério a navantia que o diga os norueguês mal esbarou afundou piada isso, alguém aí disse “passadiço” kkk discreto kkk onde?
Seria interessante se essa fragata fosse capaz de ficar parcialmente submersa. Levaria sua furtividade à outros níveis.
Nick vc tirou afrase da minha cachola. Só que submerção de 4000 ton. não é brincadeira. O Japão tentou os super sub submersos. Não deram certo. Aplica se a máximadaa engenharia: Complexidade é sinonimo de indisponibilidade. O F35 qie o diga,
Realmente um belo e futurista design, mas acho que não apresentaram, propositalmente, todo o potencial que o design oferece, parecendo assim subarmado. Há ao que parece, espaço para a instalação de armamentos complementares conforme a função do vaso, antisubmarino, etc pois apresenta vetor único o que e ilógico. Interessante e belo e a prova de ângulo inverso como os ZUMWALT, lembrando ainda os couraçado estilo francês pre-dreadnought.
Muitos tipos de encouraçados, o próprio “Dreadnought”, e mesmo depois dele construídos antes e durante a Primeira Guerra vieram à apresentar esse mesmo tipo de proa invertida.
A Marinha americana considera a fragata um navio de segunda classe para patrulha da costa. Sua característica é possuir apenas uma hélice.
Para as marinhas europeias, a fragata equivale a um destróier.
“Observação sem entrar profundamente no debate”.
As fragatas classe Oliver Perry como anteriores de fato possuíam apenas um hélice, mas, elas não foram utilizadas apenas para patrulha da costa, fizeram parte dos Esquadrões de Destroyers, os “DESRONs” e entre outras coisas escoltaram NAes e durante duas décadas duas delas sempre estiveram baseadas no Japão onde também participaram da escolta dos NAes baseados lá, primeiro o “Independence” e depois o “Kitty Hawk”. . A partir de 2005 com um grande número de “destroyers” e nenhuma grande ameaça, se começou a retirar o lançador de mísseis até para que o estoque de mísseis SM-1 fosse reservado para nações… Read more »
Muito legal o design! Parece uma das naves espaciais da clássica animação japonesa “Patrulha Estelar”, que era exibida no “Clube da Criança”, nos idos de 1984 e 1985.