Em 10 de novembro de 1822, ano da Independência do Brasil, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau Martim de Freitas, posteriormente rebatizada de Nau D. Pedro I, o primeiro navio Capitânia.

Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à independência do país.

Atuando de forma decisiva na consolidação da soberania, participou, também, das campanhas do Império, com destaque na Guerra do Paraguai e nas duas grandes Guerras Mundiais, sempre em prol da manutenção da integridade do território nacional.

A Esquadra do presente busca a excelência na tecnologia de seus meios navais e de seus recursos de combate e, paralelamente, investe na preparação de seu pessoal.

A Esquadra, de hoje e sempre, espinha dorsal de nosso Poder Naval, cumpre a nobre missão de conduzir Operações Navais e Aeronavais, empregando os meios subordinados para a proteção de tão importante patrimônio da Nação Brasileira, a imensa “Amazônia Azul”.

A Esquadra nos anos 1990
A Esquadra nos anos 1990
A Esquadra no início dos anos 2000
A Esquadra em 2021
Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá a todos. Parabéns á MB. Torço pelo seu sucesso. Acho que poderíamos pensar em uma série de reportagens inéditas escritas pelos entusiastas que comentam no PN que poderiam ser publicadas ao longo de 2022 para celebrarmos os 200 anos da esquadra. Acho que cada um de nós teríamos alguma coisa legal para contar, uma experiência profissional em relação á MB, uma visita a um navio em uma data especial, algum conhecimento técnico que seria de interesse geral. Artigos curtos. O que acham?

Mk48

Ótimo Camargo !
.
Tenho várias histórias e experiências que poderia compartilhar, desde que meus posts não sejam deletados pelos editores.
.
Abs

carvalho2008

ja fiz umas duas mas sequer meus mails são respondidos quando não o post deletado…não dá nem sequer saber no que vc está agradando ou desagradando…

Camargoer.

Olá Mk48. Minha carreira científica começou preparando pastilhas para o Sonar da MB quando era aluno de graduação com o pessoal do IPqM. 1992.

Paulo

Que esquadra? Meia dúzia de navios desatualizados? Temos o que comemorar? No dia do marinheiro vai ter muita gente pra comemorar kkk

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Camargoer.

Olá Paulo. A historia de um pais ou qualquer organização sempre passa por diferentes fases, principalmente uma instituição centenária como a MB. Os problemas da MB refletem muito mais uma crise estrutural das forças armadas brasileiras que uma crise apenas da MB. Aliás, o grande obstáculo para termos forças armadas modernas, enxutas, flexíveis e bem equipadas é o EB.

Esteves

Mestre,

O EB é culpado porque sempre levou fatia $$$ maior, porque tem contigente maior, porque os generais são mais chegadinhos, porque a MB voltou-se contra o país, porque a MB pica dinheiro…

Por que o EB é o obstáculo?

Camargoer.

Olá Esteves. A estratégia de dispersão do EB é cara e anacrônica. Ela demanda muito pessoal e uma estrutura pulverizada, o que consome a maior parte do orçamento militar. Enquanto que as primeiras linhas de defesa são a MB e a FAB, o EB seria a última linha de defesa e mesmo ela demandaria de forte apoio aéreo. Gosto de lembrar que as duas principais missões militares brasileiras nos últimos 100 anos foram forças expedicionárias (FEB e MInustah). Por isso considero anacrônica e ineficiente basear a estratégia de defesa do EB em termos de um grande número de unidades militares… Read more »

Agnelo

Camargoer
Mesmo unificando o EB em fortes, o Poder de Combate do EB não pode ser muito reduzido.
A diminuição do efetivo e unidades não seria muito grande, se ocorresse.
O terreno a ser defendido (com todas as considerações sobre esse), não existir uma OTAN aqui, fazendo com q tudo da guerra terrestre seja de responsabilidade do EB e termos duas regiões com “tipos de exércitos” incompatíveis (Amazônia e não-Amazônia) impedem uma redução grande.
Pra depurar o q escrevi, precisa de um TCC, mas acredite, não é simplório.

Camargoer.

Olá Agnelo. Concordo que o assunto demanda muito debate. Acho que seria tema para teses de doutorado. Um TCC seria insuficiente. Primeiro temos que avaliar se o atual orçamento militar brasileiro seria em si suficiente para manter uma tropa bem treinada e equipada capaz de sustentar uma ação de defesa. São mais de US# 20 bilhões por ano. Em termos relativos, 1,2~1,3% do PIB. Tanto em termos relativos quanto absolutos, deveria se suficiente para manter forças armadas eficientes em tempos de paz (em tempos de guerra tudo fica diferente, mas nenhuma país consegue manter forças armadas em estado permanente de… Read more »

Agnelo

Concordo com o q disse parcialmente. As Forças atuam em sincronia. Meios podem vir para países vizinhos, para depois lutar aqui. A missao principal da Marinha é garantir nossas Linhas de Comunicaçao Maritimas e depois negar a do inimigo. No fim das contas, gastamos muito mais meios assegurando nosso fluxo, do que interrompendo do inimigo. Assim, a guerra acaba tendo, se for essa a vontade mesmo contra nós. Se fossemos uma ilha, já diria q a Marinha já faria uma diferença maior. Como exemplo, temos a guerra das malvinas/falkland. Se a Marinha argentina fosse mais capaz……. estava arriscado ganhar a… Read more »

Rodrigo LD

Quem vence guerra não é naviozinho nem aviãozinho, camarada, é o homem com fuzil na mão e vontade de lutar. Basta ver a atualidade e o que aconteceu no Iraque e no Afeganistão.

Pedro

Tire os naviozinhos e o aviãozinhos americanos e tente imaginar as guerras do Iraque só com tropas terrestres americanas…..não sei nem se o EUA iria para o Iraque sem esses “ïnhos” …. as baixas seriam imensas….quanto ao Afeganistão nem com tropas terrestres deu certo…

carvalho2008

em determinados aspectos…não deixa de ser verdade….chinelos e bicicletas venceram….no vietna…coreia….

Camargoer.

Caro Rodrigo. O apoio aéreo é fundamental na guerra contemporânea. A infantaria precisa de apoio aéreo. A infantaria serve para conquistar e ocupar território. Na II Guerra, os EUA contabilizaram a sua vitória em torno do território conquistado (ou reconquistado). Já na Guerra do Vietnan os EUA usaram a “contagem de corpos” como contabilidade de vitória. Nas Guerras do Iraque e Afeganistão, os EUA também não colocaram como objetivo a conquista do território. Retornando a análise em torno do cenário brasileiro, o país poderia passar por 3 tipos de agressão. 1. Invasão do território por tropas estrangeiras (uma guerra de… Read more »

MARCO A S

Contextos geográficos, étnicos, políticos, religiosos e de infraestrutura totalmente diferentes. Não dá pra comparar o que vc está falando. Se isso fosse verdade, a resistência contra os talebãs que sobrou na Afeganistão não teriam sido derrotados como não foram nos anos 90. Material bélico de ponta e moral baixa para resistir fazem diferença entre derrota e vitória. E se os talebãs não tivessem material bélico não teriam a vitória… assim sendo , verba maior para Marinha e Força aérea fazem muita diferença numa guerra, os recursos e as estratégias de uso definem quem vence. É só ver a guerra em… Read more »

Agressor's

O Brasil começou a dar errado quando a república foi proclamada. A armada brasileira da época do Brasil Império eram capazes de rivalizar com as potências europeias, nações europeias mantinham relações diplomáticas com outros países da América do sul através do Rio de Janeiro (Tipo, a embaixada belga do Paraguai ficava no Rio de Janeiro e não no Paraguai), Dom Pedro II chegou a concorrer as eleições presidenciais dos EUA de forma não oficial, grandes inventores do século 19 eram amigos do Imperador (Otto Graham Bell, Charles Darwin, Alexandre Dumas filho, etc), durante 67 anos de Império o Brasil nunca… Read more »

Camargoer.

Caro Agressor. Admiro Pedro II e também considero que a proclamação da república foi um golpe de estado. Contudo, temos outras coisas que precisam ser consideradas. A proclamação da independência foi um ação das elites agrárias e escravocratas do Brasil para evitar uma revolução popular. Tanto que o novo imperador do Brasil era o príncipe herdeiro da coroa portuguesa. O império era um país analfabeto, doente e escravocrata. A expectativa de vida durante o II Império era menor que 30 anos. O analfabetismo adulto maior que 90%. Apenas para ter uma ideia, a primeira universidade brasileira foi fundada em 1920,… Read more »

Allan Lemos

O Império do Brasil era um país atrasado, injusto, analfabeto e doente.

Não. Você está descrevendo o Brasil República.

O Império foi a única chance que tínhamos de nos tornamos uma nação decente. Mas veja o que aconteceu, expulsaram o melhor líder que tivemos a pontapés e condenaram o Brasil a ser essa m**** que é hoje.

O maior erro do povo brasileiro foi não ter lutado pela monarquia. Hoje pagamos a fatura da covardia daqueles que se recusaram a pegar em armas para defender o governante legítimo e cruzaram os braços enquanto os usurpadores tomavam o poder.

Camargoer.

Caro Allan. A república herdou os problemas que existiam no império. Durante o Império, o Brasil era um país escravocrata e latifundiário, essencialmente analfabeto, cuja expectativa de vida da população majoritariamente rural era menor que 30 anos. O império brasileiro foi estabelecido pela mesma elite escravocrata-latifundiária do Brasil Colônia, que coroou o filho do rei de Portugal antes que uma revolução liberal e republicana começasse. Esta mesma elite patrocina o golpe contra Pedro II e permanece no poder durante a república velha até ser removida do poder pela revolução burguesa de 1930. Em relação á elite política, não há diferença… Read more »

carvalho2008

Tem de colocar e analisar na regua de sua epoca perante outras nações….assim como D. Pedro II não foi responsavel pela criação das oligarquias e primeiras capitanias da formação do território brasileiros…..Feudos Medievais Stricto Sensu ( que não mais existiam no mundo)…de onde vieram…..tamanho o problema na forma como o país foi criado….todo o resto era concessão por concessão…até que seculos depois…o dobermam mordeu a mão do dono….

Camargoer.

Caro Carvalho. Para evitar análises anacrônicas, aplicando uma visão contemporânea ao Brasil Império o mais adequado é comparar o Brasil de 1850 com outros países. Acho ilustrativo comparar com o Japão porque no início do Sec XIX era um país feudal e fechado, mas no início do Sec XX era uma potencia industrial. Em meados do Sec XIX, a Prússia tinha 80% de sua população alfabetizada. A França e Inglaterra cerca de 45%. Na mesma época, o Brasil tinha 20% de alfabetizados. O governo imperial fundou o Colégio Pedro II mas foi incapaz de fundar uma universidade e muito menos… Read more »

Marcelo

Meu caro, você acredita mesmo que o Império do Brasil, ficaria parado no tempo, com todos os problemas que você relatou? Os problemas que você citou não eram privilégios do Brasil. Todos os países do mundo tinham os mesmo problemas, mas sob o império o Brasil tinha iniciativas que denotavam o caráter do empreendedorismo e avanço técnico em diversas áreas, que se perderam, como as ferrovias e indústrias de Mauá, a construção naval, dentre outros. E penso que deveria estudar um pouco mais sobre a primeira universidade do Brasil ter sido fundada em 1920.

Johan

Assino embaixo! Depois do golpe foi só ladeira abaixo, tanto que o registro da primeira favela vem logo depois da proclamação devido a falta de política pública destinada às pessoas que ficaram sem ter para onde ir.
O plano de reforma agrária e alocação dos ex escravos foi jogado no lixo pelas oligarquias da REpública.

Camargoer.

Caro Johan. A primeira favela surgiu no morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro, quando alguns soldados do EB que retornaram da Guerra de Canudos não receberam o seu soldo e precisam morar em barracos. Vejam só que ironia.

Agressor's

Quem consegue mudar a percepção das pessoas, controla a realidade. Uma nação sem passado, é uma nação sem futuro! Aquele que não busca conhecer o seu passado, está destinado a um futuro perdido. Desde a época republicana no Brasil que nossa história sistematicamente vem sendo distorcida ou reescrita, nos tempos da “República Velha” diversos folcloristas pró-republicanos escreveram, editaram ou até mesmo apagaram passagens da nossa história, soterrando praticamente nossa identidade colonial e muitas vezes reprimindo com apropriação material e prisão de pessoas que não concordassem com as suas iniciativas. Isso se perpetra até os dias de hoje, pela ação da… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Faver

Prezado Agressor, Concordo em partes com algumas afirmações suas.
Só não repita mantras errados tipo “Nos últimos 30 anos, por exemplo, nenhuma tese contrária ao marxismo foi aprovada nas universidades federais”… É so buscar no google você verá várias teses sobre empreendedorismo e economia.
Vai dois exemplos: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182794
https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4994
Tem mais, é só procurar e vai ver que tua afirmação está errada.

Marcelo

Allan, é importante lembrar que a pessoa da altura que foi D Pedro II, embora fosse instado para aplicar o contragolpe, e ter recebido a certeza de que haveria adesões importantes em uma reação, preferiu partir para o exílio, do que ver brasileiros morrerem em uma guerra civil para defender sua pessoa e a monarquia. Atitude que mostra bem o caráter do grande líder que o Brasil perdeu. Atitude impensável em qualquer dos republicanos que chefiaram esse pais e o fizeram chegar à sombra que é hoje.

Sincero Brasileiro da Silva

Allan, por curiosidade, vc é descendente de escravocrata? Por favor, não leve a mal minha pergunta!

Allan Lemos

Felizmente, não, pelo menos até onde eu sei.

Claudio Moraes

Olá Camargoer, eu concordo que o Brasil Império tinha as suas deficiências, porém eu acredito que essas deficiências seriam corrigidas ao longo do tempo principalmente ao longo do reinado da princesa Isabel se houvesse. A minha acreditancia é simples, o Brasil Império tinha um projeto de nação a ser construído. A República não, e não tem até hoje, pois continuamos a andar sem rumo.

Camargoer.

Caro Claudio. O segundo império durou 49 anos (de 1840 até 1889). Começou com um golpe (da maioridade) e terminou com outro golpe (proclamação da república). Durante os 49 anos, o sistema de saúde era baseado em entidades filantrópicas, a educação pública fundamental foi ignorada (sendo essencialmente oferecida por escolas privadas) e enquanto o Japão fundava sua primeira universidade imperial em 1870, os estudantes brasileiros eram enviados para estudar em Coimbra. O projeto de Nação do Império era uma país escravocrata, analfabeto, doente e latifundiário, muito parecido ao projeto de Nação implementado com a chegada da corte portuguesa em 1808… Read more »

Claudio Moraes

Caro Camargoer, você misturou as bolas com uma narrativa já muito discursiva e conhecida. Isso tudo que tu sitastes é conhecido e verídico. Entretanto não se pode incriminar tudo em um só discurso. É óbvio que havia atrasos significativos, mas é evidente que a despeito de todos esses infames atrasos, o governo imperial tinha um projeto político de estado, a nível regional e internacional. Problemas que seriam corrigidos apesar do grande atraso. Tem que se levado em conta os contextos de cada qual. Quem está com a cabeça a frente no raciocínio sabe do que estou falando. Você sabe e… Read more »

Agnelo

Dom Pedro concorreu não oficialmente à presidência dos EUA: mais um ponto pra República!!!

carvalho2008

Dom Pedro II era um intelectual…o vejo como grande figura.

Luis Marcello

Excelente compêndio , parabéns pelas informações compartilhadas , agradeço sua pesquisa , é disso que precisamos de pessoas com conhecimento e respeito às nossas verdadeiras tradições . Lamentável mesmo no que estes políticos corruptos ao longo do século passado e inicio deste deixaram acontecer com nosso lindo país ! Ainda há tempo de recuperarmos este espaço perdido , socialismo/comunismo/populismo nunca mais !

Professor

D. Pedro II foi provavelmente o melhor governante que este país já teve e ainda bem, pois seu poder era imenso na estrutura jurídica imperial (cabeça que era do Poder Moderador, acima dos demais). Não teve mais a energia que precisaria para comandar uma reação ao golpe, até pela idade. Também é necessário admitir que, após sua morte, provavelmente o Império não sobreviveria de qualquer forma. Isabel não era bem treinada, embora culta, em atividades administrativas, sendo mais conhecida por ser “carola” ao extremo. Seu marido era um francês, um bem estudado capitão que serviu no Exército Espanhol e virou… Read more »

Luís Henrique

Respeito sua opinião, mas discordo. O EB é das 3, a força que mais precisa de homens. O Efetivo do EB em 2020 foi divulgado em 216.401 homens. Para o tamanho continental do nosso país, para a nossa gigantesca população de 215 milhões de habitantes e para nossa economia, eu acho até pouco, principalmente quando lembramos que dos 216.401 homens, cerca de 90 mil são CONSCRITOS. Ou seja, tirando os conscritos que são jovens de 18 anos que servem durante 1 ano e vão para a reserva, a força fica com 126.401 homens. Desse total, o EB tem 10.350 oficiais… Read more »

Agnelo

Prezado 2 considerações. 1) vc esqueceu dos Cb e Sd temporarios do efetivo profissional, q somam até 7 anos de serviço. Logo, Of e Sgt de carreira são bem menos q perto de 100.000. 2) Temos 25 Bda de Inf e Cav. Todo exército tem essas Bda e suas estritas divisionárias, de Ensino, Logisticas, de Comando e controle, administrativas, de aviação e Op Esp. No final, dividindo o efetivo por número de Bda, q da o efetivo nas Bda e fora delas (nas estruturas q fazem elas funcionarem), o EB é proporcionalmente menos q a maioria dos exércitos da OTAN,… Read more »

Luís Henrique

Saudações. Sim, não encontrei o número de cabos e soldados que são temporários e os de carreira.
Exatamente. É até menos do que eu disse.
O EB não possui problema de grande efetivo como muitos críticam.
Problema maior das 3 forças é a previdência militar que no passado era demasiadamente muito favorável ao militar e muito ruim para o orçamento.

carvalho2008

Neste ponto, a unica solução é chegando na casa dos 50 e poucos, passar o profissional do Serviços Publico Militar para o Serviços Publico Civil….e lá finalizar sua carreira de forma isonomica…Ou na União, ou Estado ou Municipio…

Luís Henrique

Existem muitas alternativas. No Reino Unido o militar trabalha 5 anos a mais que aqui e aposenta com 60% do que ganhava na ativa. Acho que a maioria dos países o pagamento das aposentadorias ocorre fora do orçamento militar. Isso daria uma maior transparência para a sociedade. O nosso orçamento militar que corresponde a 1,4% do PIB, cairia para 0,7% do PIB caso o pagamento de aposentadorias e pensões fosse passado para o INSS. O MD esta tentando aumentar o orçamento para 2% do PIB. Já tentaram convencer em passar para 2,5% do PIB. Essas tentativas são muito difíceis, pois… Read more »

carvalho2008

dentro do que já é complicadissimo em termos previdenciarios, o militar é o mais complexo…. Na mesma medida que aumentamos a expectativa de vida, no militar isto representa alguem no auge da intelectualidade de vida, pois já foi treinado e vastamente tecnificado, mas ja não dispõe do vigor fisico inerente a atividade. Quando tivermos expectativa de vida de 100 anos, teriamos uma infantaria ou mecanizada de 60 anos??? Graças a Deus ninguem morre mais, e assim, um excelente servidor publico Militar fica disponivel para o serviço civil. Aposentar é um desperdicio de excelente material humano….ainda mais quando fica-se abrindo vagas… Read more »

Camargoer.

Caro Carvalho. Isso seria inconstitucional, ilegal e irregular. O acesso á carreira pública se faz por concurso específico. Como o ingresso deve ser isonômico, um militar que queria ingressar na carreira pública civil deverá prestar o mesmo concurso que um candidato civil. Além disso, o concurso deve versar sobre as habilidades da carreira. A solução é aplicar no servidor militar o mesmo teto de aposentadoria do INSS que já é aplicado a todo servidor publico civil federal que ingressa na carreira por concurso desde 2013. Além disso, deve ser aplicada as mesmas regras de proporcionalidade e de idade mínima. Não… Read more »

Agnelo

Vc acha entao q o militar deve ou trabalhar somente 40 horas por semana ou ganhar as horas extras, a periculosidade, os plantoes etc etc?
Cara………… entenda…… nao compre uma narrativa mentirosa. Sai mais barato como está!!!! Simples assim!!!
Por que vc acha q nem direita, nem esquerda e nem centro mudaram isso?
Vai pagar o dobro nos primeiros quinze anos? e mais 50% nos outros quinze? Sem contar q o tempo a mais paga mais?
Ou vai dobrar o efetivo e os meios da maioria do EB pra todos terem 40 horas?

carvalho2008

Não mestre, não seria….voce faz concurso publico para vagas em aberto….e elas so ficam em aberto se voce não tiver servidor publico disponivel….o que não é o caso….a transferencia é comum….

Agnelo

Pois é carvalho.
E os 15 anos trabalhando 80 hors por semana? E mais 15 com 60 horas por semana? Nao receberá nada por isso??????
É ai q chega-se a conclusao q sempre falo: É mais barato da forma q está…. simples assim.
O “a mais” já esta acabando e nem dava ” a mais”, ainda saia mais barato…
Sds

carvalho2008

Mestre Agnelo, uma coisa é certa…doendo a mim…doendo a todos…aposentadoria é aposentadoria….indisponibilidade para a vida util…. E indisponibilidade para a vida util é diferente de bonus….seguro…..ou qualquer coisa do genero, pois a matematica a fria….o que vemos no meio militar apenas é uma visão mais acentuada do que se já via no meio civil… No passado, países já ficaram sem homens adultos em face dos que foram subtraidos pelo esforço de guerra…assim como doenças levavam outras frações de população… Hoje, saimos dos 30 anos de expectativa de vida…dos 50….dos 70….meus sogros ja encostam nos 90….muto provavemente eu chegararei nisto ou… Read more »

Agnelo

Prezado
Há um fato importante na previdencia.
Nao sei porque, a Receita Federal nao informava inconformidade no número de pensoes/aposentadorias. Ela cobrava o quinhão e pronto.
Atualmente, nao sei de quem partiu, as organizaçoes militares q pagam inativos e pensionistas receberam as informaçoes necessarias para auditar isso.
O EB controlava a informaçao q tinha. Agora, recebeu mais dados…………….. tem gente q recebe de estados e municipios…… e ai….. a sarabanda tá cantando. Muitas e muitas pensoes sendo anuladas E pagamento indevido recuperado.
Sds

carvalho2008

isto tambem….tem muita coisa que já devia estar sendo feita e não era….

Faver

Prezado Luis Henrique, o que pesa para a sociedade hoje não é o número de indivíduos é sim a constatação de que as FAs tem muito previlégio, tipo hospital e posto de saúde próprios, justiça militar própria, milhares de casas/apartamentos em vilas militares com aluguel subsidiado, acesso a clubes militares em áreas nobres, carro e segurança armada de soldados para oficiais altamente graduados, hotel de trânsito com preço reduzido…. E olha que nem falei das pensões, alimentação da tropa, e da previdência (não pelo valor e sim pela idade reduzida mesmo), transporte em aviões… A lista é grande… A população… Read more »

Agnelo

É uma análise simploria Hospital e posto de saude sao principalmente pros militares q faze atividade de risco e precisam de atendimento prioritario. Nao dá pra contar com a rede publica. Principalmente, a Uniao envia o militar pra um lugar no ignoto e nao ha assistencia. Ele é obrigado a expor a vida e o bem da familia e nao tera amparo? Do ar condicionado é facil, vai pra Barcelos e me diz….. A Justica Militar garanto q condena mais e é mais dura q a civil, alem de ser mais rapida, o q reflete na disciplina. As vilas militares… Read more »

Faver

Agnelo, concordo em partes… Minha família tem militares e usam hospitais sem nunca terem ido a operações perigosas. Outra parte não tem este acesso. Um civil pode ser transferido de local e não ganha valor na transferência. Se um chefe civil pedir para trabalhar em horário extra e o trabalhador não aceitar, este irá para a rua assim que possível. O superior tribunal Militar tem mais ministros que o STF, com menor número de processos e custa o mesmo. Só em minha cidade há 4 vilas com moradias subsidiadas para os militares, uma mansão para o general. E depois reclamam… Read more »

Professor

Civis, principalmente os de mente lavada pelos esquerdopatas, defendem que os militares ficam dormindo em redes em quartéis e os soldados só servem para varrer e limpar… Bem, um amigo do meu pai perdeu o braço numa explosão de granada ofensiva num simples treinamento…Meu velho pai tinha um risco de cicatriz na lateral do tronco, tiro de INA acidental que quase o matou…. O meu irmão oficial do EB só não morreu porque o morteiro falhado caiu a um metro da boca e não explodiu…E não morreu quando segurou o municiador, de outra feita, que escutou o disparo mas o… Read more »

carvalho2008

muito bem testemunhado

carvalho2008

Mestre Faver, ou foi o contrario? O aeroporto chegou no meio da cidade ou a cidade ergueu os bairros em torno do aeroporto que estava no mato? Muitas areas Vip´s hoje são na realidade o reboque que foi surgindo depois da estrutura da guarnição….Aqui perto em Quitauna Osasco, era tudo mato, fazendão….Barueri….Itapevi…etc….isto aqui era zona militar mato e fazendão….as vilas militares foram erguidas neste mato….casas grandes….conservadas…..e bonitas….por obvio, grandes comodos para os padrões de hoje…….mas no mato…..hoje a cidade cresceu e cercou as vilas militares….dilema do tostines….quem veio primeiro? Do lado dos hospitais medicos a mesma coisa…existe uma ramo da… Read more »

José Carlos David

Os problemas que a Marinha atravessa também são compartilhados pelo Exército e Força Aérea. Impossível ter forças armadas decentes num país eternamente em ebulição política, onde impera a “farinha pouca meu pirão primeiro”. A Marinha vive de espasmos tecnológicos. Em 1910 houve um grande avanço e depois disso só na década de 70 com a aquisição das fragatas inglesas. De lá pra cá, sem novidades…só o envelhecimento da frota.

MARCO A S

Não acho que os meios navais do Brasil estão à altura do que esse país precisa e merece, mas não mostro desrespeito pelos meios navais que o Brasil possui, por favor tenha mais respeito pelo trabalho desenvolvido com muito custo e poucos recursos pela MB. Não confunda insatisfação com o que de vê com a falta de apreço que o Sr mostrou no seu post.

Piassarollo

Aprovado, abs

Esteves

Acho que historinhas…não é top. Parece quando Esteves vai visitar a vó da mulher.

A casa cheia de veias contando historinhas. E elas não são vacinadas.

Camargoer.

Olá Esteves. Cada um escreve o que acha ser mais importante. Textos curtos. Podem ser assuntos técnicos, pode ser lembranças, pode ser sobre o futuro. Só não pode ser texto mal-humorado. Mas o Galante, o Nunão e o Poggio saberão escolher os textos mais legais e até poderão editar para ficar melhor.

Charles Dickens

Agora só falta algo que mereça o nome de Esquadra.

Mk48

Parabéns a nossa querida MB, que em todos os conflitos que atuou sempre fez por merecer o privilégio de ostentar o Pavilhão nacional nos lugares mais altos , que é invicta em todos os conflitos bélicos onde cumpriu sua função Constitucional.
.
Parabéns soldados do mar, da aviação naval e da guerra submarina.
.
Defendemos nossa Pátria nas 3 dimensões !
.
Lutamos dia a dia para manter nossa Esquadra em condições de dar combate aqueles aventureiros que queiram roubar nossas riquezas e nosso território!
.
Viva a MB !!!!

Jorge Knoll
  • A Marinha Brasileira , nesses 199 anos de existência escreveu sua história, mas entendo que hoje, face apequenamento com os constantes descomicionamento de belonaves(navios) sem a devida reposição, tornaforça marítima, e responsável pela defesa da orla, costa marítima e suas riquezas, limita sua operação de defender nossa soberania, e a mesma fica a perigo..
  • Portanto, nada a comemorar.
Mk48

Estava eu aqui esperando o primeiro comentário depreciativo.
.
Parabéns!
.
Abs

Kommander

Não tem verba pra nada, mas garanto que amanhã vai rolar muita lagosta e caviar!!

marcus

Com certeza. O almirantado torra a grana dos nossos impostos, com maestria.
Deve Rolar até o famoso Cohiba Cubano, nessas horas os conflitos ideológicos são esquecidos.

Rafaelsrs

Verba tem, ela só é muuuuito mal gasta!

Agnelo

Era outra governante q exigia caviar e afins nas festas e hotéis de trânsito q ela ia…..

Camargoer.

Quem?

Bruno Vinícius

Apesar de parte do problema ser a própria gestão dos recursos da força, é preciso lembrar que o EB fica com aproximadamente 2/3 dos recursos do Ministério da Defesa e o restante é dividido entre a MB e a FAB. Sou da opinião que isso é algo que precisa ser revisto com urgência.

Camargoer.

Olá Bruno. Este é um dos problemas estruturais das forças armadas brasileiras que precisa ser revisado.

Luís Henrique

Em 2022 a MB completará 200 anos. A MB, o MD e o GF têm a obrigação de preparar surpresas para a nação, como a assinatura de contratos para a construção no Brasil de Fragatas Pesadas ou Destroyers, o aumento no número de Fragatas Tamandaré, o aumento no número de submarinos Scorpene, etc.

Mk48

A MB não tem nenhuma obrigação de fazer animação de festa..
.
Quer surpresinha ? Contrata a Xuxa .

Luís Henrique

A MB, o MD e o GF tem obrigação de fazerem um bom trabalho. Não adianta nada comemorar 200 anos da esquadra, com a mesma caindo aos pedaços.
4 Fragatas Leves é muito pouco pelo que a sociedade paga todo ano para a MB e pouquíssimo pelo que a sociedade brasileira paga de impostos para o GF.
Eles precisam tomar vergonha na cara e mudarem essa péssima relação de impostos x retorno.
Usei a palavra “surpresas”, mas acho que entendeu que estou falando de “aquisições” para fazer jus aos 200 anos da invicta Marinha do Brasil.

Caio

Eita gafanhoto ou você é dos muitos alienados, ou da grande trauma dos beneficiados, com essa situação de muita verba e pouco equipamento, só pode!

Edson

Penso que apenas concluir o que já foi assinado já seria interessante, entregar os dois diesel elétricos que faltam e a cereja do bolo, o nuclear.

Thrash Metal

Na atual situação de penúria é rezar para concluir o que já foi acordado. E antes de mais fragatas ou destroyers é necessário mais OPV’s para fazer o básico.

Esteves

Realmente. Seria uma surpresa surpresa assinar a construção de destróiers.

marcus

Assinar até eu assino.

Bruno Vinícius

Se anunciarem um plano para realocar recursos do EB para a MB e FAB, seria uma surpresa maravilhosa.

Camargoer.

Olá Bruno È uma das ideia que defendo.

Kommander

Parabéns aos bravos soldados que servem e serviram a nossa Marinha! Quanta a MB, não tenho nada a parabenizar, pois vamos completar 200 anos da Esquadra sem ter uma, já que a MB fez o favor de desmonta-la.

Régis

Pois é Kommander, e pensar que já possuímos uma das Marinhas mais poderosas e temidas do mundo. Infelizmente tudo foi esquecido…

Bruno Vinícius

Régis, vale lembrar que nessa época a MB era a força proeminente da nação. Depois da Guerra do Paraguai e da Proclamação da República o Exército Brasileiro acabou tomando essa posição de protagonismo e, consequentemente, passou a receber uma proporção maior dos recursos, o que acabou por enfraquecer a Marinha.

Last edited 3 anos atrás by Bruno Vinícius
Atirador 33

Parabéns MB pelos 199 anos, porém hoje é necessário se reinventar, não tenho a impressão de que a MB como está “em numeros de pessoal x meios de embarcações” atenda aos anseios da maioria dos brasileiros.
Reestruturação já no número de oficiais e praças.

Dod

Foto bonita, galera O exército br opera no Atlântico tbm ?

Camargoer.

Olá Dod. Já ocorreram missões conjuntas do EB, FAB e MB operando os H225 no A140 (Quando o MinDef irá padronizar estes códigos de aeronaves e equipamentos?)

Dod

Muito bom obrigado 😀

Helio M

A primeira foto é parecida com o vídeo da Coréia do Sul que está em uma reportagem ao lado. Imponente para os padrões atuais.

É possível ver a situação da MB piorando nas fotos. Na primeira foto tem uma esquadra, na última tem apenas dois navios. Diga-se de passagam, a Liberal deve ter estar em todas as fotos.

Se continuar assim na próxima década vai ser uma foto de uma fragata, algum navio patrulha e umas jangadas turísticas lá do Nordeste pra fazer volume…

Inimigo do Estado

Esquadra do Rio de Janeiro.

Allan Lemos

Guarda costeira do Rio de Janeiro.

Zorann

Esquadra?

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Rodrigues

Ex quadra….. fica melhor

Esteves

“Nesse sentido, os blogs da “trilogia” Forças de Defesa têm como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre a Defesa Nacional…”

Ótimo completarem 25 anos. Os conteúdos são ricos. As postagens sobre os surtos construtivos, o PROSUB, as Tamandarés, as comparações com Marinhas outras, a expansão chinesa, a OTAN, a Emgepron, a ICN Itaguaí, as inovações na construção naval, as experiências…bem bacana.

Bora comemorar.

Alexandre

Uma Esquadra prestes a desaparecer do mapa em função da má administração dos nossos recursos.

Mesmo assim eu desejo parabéns para a nossa MB que luta incessantemente para manter a nossa Esquadra de pé.

A Marinha merece todo apoio e homenagem!!!

Tomcat4,2

Parabéns a maior marinha da América Latina, a grandiosa Marinha do Brasil !!!

Allan Lemos

Nossa, que grande feito, ser a melhor marinha da América Latina. Isso é o mesmo que ter 1,4m na terra dos hobbits.

Luís Henrique

Hahahahaha

Tomcat4,2

Onde está escrito que ela é a “melhor” no meu comentário meu caro???
No caso, concordo contigo que estamos “melhores” que marinhas não tão expressivas mas estamos em processo corrente de reaparelhamento da força de modo a podermos fazer desistir de aventurar se aqui os “olhos de Thundera” mundo afora..

Paulo Neves

Temos história.
Mas temos esquadra? Ainda?

Up The Irons

A Marinha do Brasil hoje é tipo o Vasco: tem um passado de glórias e história pra contar, mas de 20 anos pra cá é só tristeza e humilhação. Tem tudo pra ser como Flamengo e Palmeiras, mas falta uma administração com coragem pra barrar o que está errado. Será que não dá pra parar os concursos públicos um pouquinho pra, aos poucos, sairmos dos 80 mil homens para 60.000? Não precisa mandar ninguém embora, até porque não pode, então é só não repor!!!! Vai sobrar dinheiro para o que importa.

Carlos Eduardo Oliveira

Sobrar dinheiro para coquetel??

Esteves

Parabéns à Esquadra.

Esteves

Tem mais gente do mar fazendo aniversário.

Alexandre

Lamentável vc comemorar a marinha norte-americana

Esteves

Parabéns aos Marines.

Alexandre

E à Marinha do Brasil, nada! Lamentável sua postura diante disso, parece que não valoriza a nossa marinha, lamentável..

Esteves

Parabéns aos Marines.

Alexandre

É um nítido servo de americanos rsrs

Nilo

happy 246 th

Esteves

Belo Bolo.

Nilo

Pensei que estava assistindo um filme de Hollywood.
Eles comemoram o homem, os valores, não os equipamentos rsrsrs
É uma comemoração com mistura de felicidade e orgulho.
https://www.youtube.com/watch?v=28MsdHekB5U

Esteves

Elite. Fuzileiros Navais são elite.

Caio

Você acredita mesmo que o orgulho deles não depende dos equipamentos que possuem?

Camargoer.

“MARINES, GO HOME”. riso

angelo bigalli

Comemorar????

Alexandre

Ele está comemorando o aniversário da marinha norte-americana, ao invés de parabenizar a nossa marinha.

Vovozao

10/11/2021 – quarta-feira, btarde.

Vovozao

Vejamos se nossa MB, se enquadra na definicao acima????

Alexandre

A princípio ela se enquadra, pois a mesma possui uma Esquadra, porém, infelizmente a situação da nossa marinha não é das boas, mas ela sempre teve a sua Esquadra em operação, ainda que com poucos recursos e poucas embarcações.

Camargoer.

Olá Vovozão. Na página da MB há uma descrição dos “meios a esquadra”, consistindo do A140, 5 Niterois, a F49, a Barroso e a Julio de Noronha, além de 3 submarinos (já estou descontando os dois Tupis que estão na reserva), o G40 e dos navios de desembarque de carros de combate, além de um navio tanque. Acho que seria apropriado já considerar o S40 nesta lista. Sabemos que as fragatas então com mais de 40 anos de idade e dois dos três Tupi com praticamente 30 anos. Por outro lado, o Tikuna e a Barroso têm menos de 20… Read more »

Vovozao

10/11/2021 – quarta-feira, bnoite, Camargoer, sentido da publicação, é o quanto regredimos em termos de uma marinha de 1990, com a dos dias atuais; enquanto alguns paises que antes possuiam marinhas em situacoes muito piores que a MB nos anos 90, hoje são marinhas que possuem uma projecao para defesas de suas aguas jurisdicionais, enquanto nos (MB), tivemos uma regressão. Teremos que analisar profundamente o por quê??? Inflação, falta de interesses de governos pós militares; comandantes acreditarem que não adquirindo de oportunidades nossas autoridades (GF, MD, CN), teriam um outro olhar para a MB, em resumo, qualquer que tenha sido… Read more »

Camargoer.

Olá Vovozão. A ideia que os governos civis eleitos após a CF88 sucatearam as forças armadas esta equivocado. O PIB per capita ao longo da década de 80 teve um recuo de -3,9%, o que impactou todos os setores da sociedade, inclusive com a MB. Para comparação, a década de 90 teve um crescimento de +18,1%. O processo inflacionário na década de 80 foi apenas o sintoma de uma crise muito maior que envolveu o descontrole da dívida externa e a necessidade de recorrer ao FMI para garantir o comércio exterior. Contudo, a MB incorporou 4 novos submarinos IKL na… Read more »

Esteves

Alto lá Mestre, Bem Alto Lá. Após a CF de 1988 cada executor do orçamento como o MD passou a receber % do PIB. Antes o MD recebia 1/3 da despesa pública com o EB levando a maior parte. Em torno de 40%. 1,5%, 2,0%, 2,5% do PIB com comprometimento de 80% para a folha de pagamento = tragédia. Voltamos ao sucateamento das universidades federais gastando 90% com folha de pagamento = atraso. Mestre Professor, jogar números interpretando o passado é temerário. Quando incorporamos navios usados como as Greenhalgh nossa moeda e nosso poder de aquisição comprava 2 litros de… Read more »

Alexandre

Falou o babão de americano

Esteves

Parabéns aos Marines.

Esteves

“Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam também aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.”

Quem nada tem para adiante passar que se faça ausente do cargo que ocupa.

Camargoer.

Olá Esteves. Fiquei na dúvida. Foi um elogio ou uma crítica?

Esteves

Reflexão. Sobre o que temos recebido e sobre o que temos passado adiante.

Camargoer.

Olá Esteves. De vez em quando penso no que minha geração anda fazendo… tenho vergonha.

André Macedo

Parabéns, mas a MB tá pior que o Cruzeiro, só comemora o passado e esquece do presente.

Rodrigo LD

Esquadra??? Achei que nem existisse mais… mas deve ser só nomenclatura, assim como o esquadrão VF-1 que opera duas aeronaves…..

Adriano Madureira

E tem o que comemorar?! Acho que a única coisa a se comemorar é que aos trancos e barrancos a marinha do Brasil nesse aniversário ainda está respirando…

Almeida

Que esquadra?

Enzo Magno Donato Vernille

Parabéns à Marinha do Brasil, 199 anos de história

Da Guerra da Independência à da Cisplatina, Paraguai até a Batalha pelo Atlântico em ambas em guerras mundiais

Um BRAVO ZULU!

Adriano Devoglio

Excelente! O Brasil precisa retomar a grande tradição naval portuguesa, ainda que indiretamente herdada, porque digna de honra na formação moderna ocidental. Retomar a história e inflar o orgulho no coração da nossa juventude.

Adriano Távora

Excelente. Vamos honrar nossa tradição!!

Esteves

“Teremos que analisar profundamente o por quê??? Inflação, falta de interesses de governos pós militares; comandantes acreditarem que não adquirindo de oportunidades nossas autoridades (GF, MD, CN), teriam um outro olhar para a MB…” Um outro olhar foi lançado pelo Vovozao. Inflação + desvalorização crescente da nossa moeda e da nossa economia. Deixando a repetição de lado…nos anos militares um navio de combate podia ser adquirido por centenas de milhões de dólares. Hoje custam bilhões de euros. Links com satélites, links com estações em terra, links com VANTS, links com helicópteros, links com outros navios, links com mísseis… Não havia… Read more »

Vovozao

11/11/2021 – quinta-feira, – bdia, ESTEVES, temos que analisar sentido, nos anos 2000 ja havia muitas dessas tecnologias; porém, nações principalmente asiáticas, ja comecavam a modernizar (sentido pratico); enquanto nos (BRASIL), mesmo com uma situação financeira ($$$) boa, viviamos e ainda estamos vivendo um eterno discurso (fazemos esse ou aquele; assim ou assado), temos que parar de discutir e produzir…. nao adianta discurso meko ou freem, e, o mundo continua girando…. essas discussões não nos levam a lugar algum…. discutimos Tamandare’s desde 2017, e, até hoje nada de “”real””, enquanto isso nossa “”esquadra”” vai se acabando o pouco que dizem… Read more »

Esteves

Nos anos 2000, sim. Nos anos 1970 anos das Fragatas Niterói um navio para combater era um navio milionário. Nos anos 2025 uma fragata é um navio bilionário. Foi o tempo que gastando pouco (em torno de 200 milhões de dólares) podia-se. Hoje tem que ter muita grana. Tem que haver um conhecimento certo. Quando fazem reuniões para navios…imaginam eles lá. A realidade dos anos 2025 quando a primeira e talvez única aparecer quase pronta será a realidade dos anos 1980, data do projeto Meko. Ou a realidade dos anos 2010, anos da realização. Afinal…em qual ano esse pessoal pensa… Read more »

carcara_br

Parabéns.

carcara_br

Procurei um comentário que pudesse endossar sem uma puta crítica cabeça, provocação ou homenagem ufanista (nada de errado com isso), mas não achei, fica ai então um singelo cumprimento.

Bruno Vinícius

Parabéns à Marinha do Brasil. Infelizmente a situação atual da Esquadra não é a que gostaríamos, porém sou um eterno otimista e acredito que no futuro a situação melhorará. Ainda sonho com o dia em que o Congresso fará a divisão dos recursos do MD ser mais justa com nossa querida Marinha.

Last edited 3 anos atrás by Bruno Vinícius
Taso

Parabéns MB!!

Foxtrot

199 anos e pelo jeito pouco mudou.
Ainda temos oficiais racista (vide exemplo do caso João Cândido x MB).
Ainda temos navios velhos comparados ao mundo civilizado, ainda temos uma marinha com poucos equipamentos relativo a área de operação, ainda somos extremamente dependentes de tecnologias importadas, ainda não fabricamos nossos armamentos etc etc etc.
Espero que daqui uns 200 anos isso mude.
Pois já estamos no século 22 e o mundo corre a galope nessas áreas !

Paulo Santos

O PHM Atlantico representa perfeitamente a MB nos dias de hoje: é um navio lento (16 nos!), desarmado, mas que pode carregar um monte de militares. Nada melhor para representar essa força com efetivos excessivos e armada com meios obsoletos e inoperantes por falta de manutençao.

Mk48

Lendo e vendo que todos os posts que parabenizam a MB são atacados ou recebem “dislikes” vejo que realmente a Trilogia foi tomada por criaturas sem o menor resquício de patriotismo, por gente que não sabe o que falar , mas quer muito lacrar e receber “likes”, por mais absurdo o que escrevem. Gente mesquinha, escondida no anonimato, gente com pretensas soluções para todo e qualquer problema da MB ou do Brasil. . Quando são confrontados tecnicamente, covardemente recorrem ao chavão de que são “pagadores de impostos”. . Para vocês todos que só sabem denegrir uma instituição centenária como a… Read more »

carcara_br

É mais popular bater as palmas pra marine.

Esteves

Parabéns aos Marines.

carcara_br

“Estocolmo”.

carvalho2008

“O like e dislike é o pincaro da gloria a preguiça e incapacidade argumentativa…..a tentativa de igualar aquele que pesquisa ao inapto…..”

Rodrigues

Foto da esquadra anos 1990 – 6 navios
Foto da esquadra ano 2021 – 2 navios

Mais emblemático do que isso impossível!!!!!

José Carlos David

Temos pouco a comemorar, mas vamos em frente

ADM

Esquadra boa era a de 1910…

mendonça

parabéns ??? ainda é cedo pra parabenizar . até onde sei , esquadra é um conjunto de navios de guerra de porte considerável . não temos por enquanto , um conjunto assim . o unico navio de porte que temos ,é esse porta helicópteros de segunda mão , situação igual aos porta aviões que o brasil já teve , por outro lado ignoram o passado , levantando a voz quando o assunto é joão cândido … o navio aeródromo são paulo só nos deu dores de cabeça , não serviu pra nada . compraram 24 caças que vieram do kuait… Read more »

Last edited 3 anos atrás by mendonça
Camargoer.

Olá Colegas. Lembrei que a Marinha de Portugal tem 704 anos. A MB tem um DNA de dar inveja.

Esteves

Cuidar do mar de Portugal. Simples.

Camargoer.

Quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.

Red Pill

Que esquadra ??

Carlos Eduardo Oliveira

Fiquei 18 anos na Esquadra, mas ficaria mais 15 numa boa.
Só fui embora, porque não tinha mais nada pra mim.