WEBINAR: ‘Poder Naval na defesa do território que constituiu a Nação’
Como um dos eventos constitutivos das comemorações que a Marinha do Brasil promove alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil, este seminário em modalidade Webinar visa apresentar e promover reflexões acerca de fatos em seus respectivos contextos históricos que evidenciam o início da atuação de um Poder Naval que posteriormente contribuirá na constituição de um território uno, cujo formato será o disputado no processo de Independência do Brasil.
Preponderante para a manutenção da integridade territorial do Brasil, o Poder Naval figurou como elemento de significativa importância no Período Colonial, quando foram constantes as ameaças aos interesses ultramarinos de Portugal. As lutas contra invasões e pela expansão dos limites territoriais da Colônia marcaram os séculos de domínio português na América.
Assim, o Poder Naval foi essencial para que Portugal pudesse manter integralmente e ainda expandir o território de sua colônia na América ensejando-lhe uma configuração do Estado brasileiro com a sua emancipação política do Brasil em 1822.
Dia 11/11
Dia 12/11
Isso tudo ficou no passado. Hoje a MB não passa de um club, são cerimônias uma após outra, repletas de condecorações, buffet e encontro de velhos discutindo.
Toda vida esse nhénhénhé.
Então não pode recordar, rememorar e mesmo celebrar os sim, grandes feitos do passado?
As FAs sempre disseram: teremos as FAs que o Brasil quiser ter. Pois bem, somos o Brasil, se elas não são melhores, seja lá em qual aspecto, é porque não quisemos. Isso não é sinônimo que não possamos querer.
Eleições estão aí ano que vem, já se importaram em procurar e, sobretudo, cobrar, qual candidato está preocupado com a Defesa e afins?