Guarda Costeira italiana encomenda navio de patrulha offshore multifuncional da Fincantieri

53

Foi assinado em Roma, no dia 17 de novembro, na sede do Comando Geral das Autoridades Portuárias – Guarda Costeira, o contrato para o projeto e construção de uma unidade multifuncional offshore (UAM).

A assinatura ocorreu entre o Comandante Geral, Almirante Inspetor Nicola Carlone, e o CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono, este último representando as duas empresas, Fincantieri e Cantiere Navale Vittoria, que operarão por meio de um agrupamento temporário de empresas (RTI).

O pedido, finalizando o procedimento licitatório, vale aproximadamente 80 milhões de euros e prevê a construção de uma unidade offshore multifuncional, o respectivo serviço de apoio temporário de 5 anos, bem como a possibilidade de exercício do direito de opção pela construção de 2 unidades adicionais.

O projeto combina as necessidades da Guarda Costeira com a experiência adquirida com os navios patrulha Dattilo e Diciotti, entregues pela Fincantieri em 2013 e 2014.

Graças às suas características únicas, a nova unidade poderá cumprir as diferentes missões atribuídas à Guarda Costeira pelas legislações estatais, que vão desde o salvamento marítimo à segurança marítima, da conservação marinha à proteção dos recursos pesqueiros, bem como à proteção civil.

O navio poderá operar em missões de longo alcance em alto mar, com autonomia logística de pelo menos 20 dias, ultrapassando 4.800 milhas, nas quais – graças às tecnologias de bordo e aos avançados sistemas de comunicação e descoberta – estará podendo também assumir o papel de liderança na coordenação de meios aéreos e navais nas áreas de operação.

Com comprimento total de cerca de 85 metros, a embarcação contará com excelentes qualidades de navegação, além de alta manobrabilidade graças a um sistema de propulsão elétrica do tipo azimutal (dois azipods), movido por uma planta de geração elétrica, e a dois propulsores de proa para posicionamento dinâmico, que garante a sustentabilidade ambiental da unidade. A alta flexibilidade e a capacidade multifuncional necessária do navio são potencializadas pela presença de um amplo convés de trabalho com guindastes off-shore e uma rampa de embarque para veículos com rodas, junto com o convés de voo que permite a aterrissagem e decolagem de helicópteros, uma zona de resgate dedicada com barcos infláveis com quilha rígida ​​(Rigid Hull Inflatable Boat), os sistemas antipoluição (rec-oil), a área do hospital e outros equipamentos.

“A Guarda Costeira está crescendo em sintonia com o desenvolvimento da indústria de construção naval italiana”, disse o Almirante Carlone, Comandante Geral da Guarda Costeira, “um desenvolvimento necessário para uma organização com forte caráter tecnológico, profissional e operacional que veio se estabelecer como uma excelência do nosso País, também reconhecida internacionalmente”.

“Poucos meses – afirmou Paolo Duò, Presidente do Estaleiro Vittoria – desde a entrega das últimas unidades construídas para a Guarda Costeira italiana, a nau capitânia de nossa frota, o Comando Geral das Autoridades Portuárias mais uma vez reconheceu o saber de nossa empresa como, ganhamos na concepção e construção de unidades militares e paramilitares e estamos honrados. Nesta nova aventura seremos parceiros de um dos principais players mundiais da indústria naval, ao qual estamos unidos há algum tempo por uma importante relação de colaboração. Junto com a Fincantieri, fortaleceremos as capacidades operacionais do corpo de Autoridade Portuária, garantindo, como sempre, a máxima confiabilidade e o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade”.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, comentou: “Estamos orgulhosos em contribuir mais uma vez para expandir e aprimorar as capacidades operacionais de nossa Guarda Costeira com uma embarcação construída para realizar uma variedade de missões diferentes. Com efeito, esta encomenda confirma a grande flexibilidade do Grupo, podendo – hoje – oferecer produtos, em cada setor em que atuamos, atendendo às necessidades específicas de diferentes clientes com o mais alto nível tecnológico do mercado”.

DIVULGAÇÃO: Fincantieri

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments