‘Pare com os exercícios de submarinos perto das Ilhas Spratly’, Vietnã diz a Taiwan
O Vietnã disse na quinta-feira (18) que os submarinos taiwaneses realizando exercícios ao largo de Truong Sa (ilhas Spratly) do Vietnã eram violações de soberania que deveriam ser encerradas.
“Todas as patrulhas e exercícios militares de Taiwan na área marítima em torno de Itu Aba, parte das ilhas Spratly do Vietnã, são uma violação grave da soberania do Vietnã sobre as ilhas, ameaçando a paz, estabilidade, proteção e segurança marítima, agravando e complicando a situação em o Mar do Leste”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Le Thi Thu Hang, em uma entrevista coletiva.
O Mar do Leste é conhecido internacionalmente como Mar da China Meridional.
A declaração de Hang foi feita em resposta a investigações sobre o envio de submarinos e navios por Taiwan para patrulhar e realizar exercícios perto de Itu Aba (Taiping Island).
“O Vietnã se opõe resolutamente e solicita que Taiwan encerre suas atividades ilegais e não as repita no futuro”, disse Hang, reiterando que o Vietnã tem base legal completa e evidências históricas sob o direito internacional para afirmar sua soberania sobre Hoang Sa (Paracel) e Arquipélagos espalhados.
Em 9 de novembro, o ministério da defesa de Taiwan confirmou que seu submarino Hai Lung participou de exercícios perto do Itu Aba.
As autoridades taiwanesas não especificaram a hora e os detalhes dos exercícios, mas disseram que o submarino tem o papel de “proteger as rotas marítimas em tempos de paz”, entre outros.
A Itu Aba, a maior ilha natural do arquipélago Spratly, está ilegalmente ocupada por Taiwan.
FONTE: VnExpress.net