Reino Unido e Ucrânia assinam acordo para aumentar capacidade da Marinha Ucraniana
Segundo um comunicado de imprensa publicado pelo governo do Reino Unido em 16 de novembro de 2021, um Acordo-Quadro Intergovernamental foi assinado em Londres.
Este documento continua a progredir em projetos conjuntos para desenvolver as capacidades das Forças Navais das Forças Armadas da Ucrânia, conforme acordado em junho, quando o Reino Unido, a Ucrânia e a indústria assinaram um Memorando de Implementação para colaborar para impulsionar as capacidades navais da Ucrânia.
O acordo envolve dois caça-minas da classe “Sandown”, oito embarcações de ataque rápido da classe “Barzan” e uma fragata.
A classe “Sandown” é uma classe de quinze caça-minas construída principalmente para a Marinha Real pela Vosper Thornycroft. A classe “Sandown” também atende à Marinha Real Saudita e à Marinha da Estônia.
O primeiro navio foi comissionado para o serviço da Marinha Real em 9 de junho de 1989 e todos os navios britânicos têm o nome de vilas e cidades costeiras. Eles têm um papel secundário como navios de patrulha offshore.
A classe “Sandown” está equipada com dois veículos subaquáticos de eliminação de minas controlados remotamente PAP 104 mk5, fornecidos pela Societe ECA. Os veículos são controlado por meio de um cabo de fibra ótica de 2.000 m. Um sistema de iluminação, câmera preto e branco de baixo nível de luz e uma câmera colorida são instalados.
Os veículos também são equipados com sonar de alta resolução. Os dados do sensor são transmitidos de volta ao centro de controle de operações do navio.
A classe “Barzan” é uma classe de 4 barcos de ataque rápidos com mísseis projetados pelos britânicos para a Marinha Emiri do Qatar, também conhecida como Super Vita.
FONTE: Navy Recognition