Jatos F-35B italianos pousam no porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Marinha Real no Mediterrâneo
Caças F-35B italianos pousaram ontem a bordo do HMS Queen Elizabeth da Marinha Real Britânica.
Na mesma ocasião, caças F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pousaram no convés do porta-aviões ITS Cavour da Marina Militare italiana.
Foi a primeira vez que aviões de três países diferentes operaram no mesmo navio-aeródromo.
A nau capitânia da Marinha Real está atualmente no Mediterrâneo, após os meses na região do Indo-Pacífico, como parte de seu desdobramento global.
Enquanto se dirige para o oeste de volta ao Reino Unido, o navio continua seu programa de trabalho com nações aliadas e parceiros.
O ministério da defesa italiano compartilhou imagens de vídeo de um F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA embarcado a bordo do HMS Queen Elizabeth pousando no ITS Cavour durante o exercício.
“O fato de que F-35Bs americanos, italianos e britânicos poderem voar de e para os conveses uns dos outros oferece agilidade tática e vantagem estratégica para a OTAN”, disse o Comodoro da Marinha Real Steve Moorhouse, Comandante do UK Carrier Strike Group.
No início de seu desdobramento, o HMS Queen Elizabeth e seus jatos treinaram com o USS Carl Vinson Carrier Strike Group e sua ala aérea no Oceano Pacífico, que inclui a variante tradicional de porta-aviões, F-35C – lançado por catapulta.