Comissionamento do INS Vela, quarto submarino da classe ‘Kalvari’ feito na Índia com base no projeto Scorpene
Em 25 de novembro de 2021, o INS Vela, o quarto submarino da classe P75 “Kalvari”, foi comissionado na Marinha Indiana na presença do presidente e diretor administrativo da Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL), vice-almirante Narayan Prasad (Ref.) e vários outros dignitários.
O evento também contou com a presença do Vice-Presidente Executivo para o Desenvolvimento Internacional do Naval Group, Alain Guillou, e das equipes locais.
O INS Vela foi construído pelo estaleiro indiano MDL com base no projeto Scorpene® do Naval Group e é o segundo submarino da classe “Kalvari” a ser comissionado em 2021.
Lançado em 6 de maio de 2019, o INS Vela concluiu com êxito todos os principais testes de mar, incluindo testes de armas e sensores, apesar das restrições da Covid, e foi entregue à Marinha Indiana em 9 de novembro de 2021. Ele se junta ao INS Kalvari, Khanderi e Karanj, que foram comissionados respectivamente em dezembro 2017, setembro de 2019 e março de 2021.
O comissionamento do INS Vela destaca o sucesso do programa de construção de submarinos autóctones do Governo da Índia. Este submarino foi totalmente construído pela Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL) aproveitando a transferência de tecnologia bem-sucedida do Naval Group durante a construção e os testes dos três primeiros submarinos. Seis submarinos do programa P75 foram equipados com vários equipamentos, construídos na Índia por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) industriais qualificadas e altamente treinadas, que formam a base sólida do ecossistema de construção de submarinos da Índia.
Alain Guillou, EVP International Development do Naval Group, disse: “Gostaria de parabenizar nosso parceiro MDL e as equipes do Naval Group pela entrega bem-sucedida do quarto submarino Scorpene® para a Marinha da Índia. O Naval Group tem muito orgulho de fazer parte do programa P75 Kalvari, que é um componente importante da parceria indo-francesa de longa duração. Estamos empenhados em aumentar significativamente o nível de localização em projetos futuros da Marinha da Índia, construindo e cultivando o know-how e as habilidades na Índia.”
O aumento das competências que a indústria e o estaleiro indianos alcançaram durante a última década é muito inspirador. Esta experiência preciosa e de alto valor e conjuntos de habilidades construídos em torno do programa precisam ser preservados, nutridos e melhorados com contratos em andamento e futuros para que a indústria de defesa naval indiana possa atender perfeitamente a produtos militares de natureza semelhante ou avançada para a Índia e também para o mundo.
O Scorpene®, um submarino moderno, de alto desempenho e furtivo
O Scorpene® é um submarino de propulsão convencional de 2.000 toneladas projetado e desenvolvido pelo Naval Group para todos os tipos de missão, como guerra contra navios de superfície, guerra antissubmarino, ataques de longo alcance, operações especiais ou coleta de inteligência. Extremamente furtivo e rápido, possui um nível de automação operacional que permite um número limitado de tripulantes, o que reduz significativamente seus custos operacionais. A sua vantagem de combate destaca-se pelo fato de possuir 6 tubos de lançamento com uma capacidade de 18 armas (torpedos, mísseis, minas).
Com 14 submarinos escolhidos ao redor do mundo, o Scorpene® é uma referência essencial de submarinos de ataque convencionais (SSK) para Marinhas de todo o mundo. O produto é facilmente adaptado aos requisitos específicos de qualquer cliente naval. A melhoria progressiva por projetistas dedicados e experientes do Naval Group garante a integração perfeita de avanços e tecnologia moderna.
Sobre o Naval Group
O Naval Group é o líder europeu na defesa naval. O Naval Group usa seu extraordinário know-how, recursos industriais únicos e capacidade para organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às necessidades de seus clientes. Como integrador de sistemas e contratado principal, o grupo projeta, produz e dá suporte a submarinos e navios de superfície. Também presta serviços para estaleiros e bases navais. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group adere ao Pacto Global das Nações Unidas. O grupo reporta receitas de 3,3 bilhões de euros e tem uma força de trabalho de 15.798 (dados de 2020).
DIVULGAÇÃO: Naval Group