Fragata Defensora – F41 no Porto de Santos (SP)
A fragata Defensora – F41 está no Porto de Santos (SP). As fotos do post foram feitas pelo amigo Marcelo Rezzara.
A “Deusa”, como é conhecida na Esquadra Brasileira, foi imobilizada desde o primeiro semestre de 2010 e vem sendo submetida a um longo processo de recuperação.
No dia 30 de abril de 2021, após ciclos de reparos, o navio cumpriu a primeira etapa de suas provas de mar, tendo sido verificados os sistemas de propulsão, geração de energia elétrica e governo, dentre outros.
Em 8 de setembro o navio foi submetido à Vistoria de Segurança da Aviação, tendo sido aprovada para Nível III de Operações Aéreas, após 11 anos sem operar com helicópteros.
Pelo tempo transcorrido, acreditamos que navio agora deva estar passando pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA). A aprovação do navio pela CIAsA significará que a Defensora está pronta para operar com outros meios da Esquadra e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
A Fragata Defensora, segundo navio da classe “Niterói” (Vosper Mk.10), é também o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, com batismo em 27 de março de 1975, primeira saída para o mar em 1976 e incorporação em 1977.
VÍDEO DO PRÁTICO PREPARANDO-SE PARA EMBARCAR NA DEFENSORA
IMAGENS via Marcelo “Ostra” Lopes, NGB – Navios de Guerra Brasileiros no Facebook.