BRP Sierra Madre

O secretário de Defesa Delfin Lorenzana rejeitou no dia 25 de novembro, a exigência do governo chinês para que as Filipinas removessem o BRP Sierra Madre em Ayungin Shoal, no disputado Mar Ocidental das Filipinas.

O BRP Sierra é um antigo navio da Marinha Filipina que encalhou em Ayungin Shoal com tropas filipinas a bordo em uma tentativa de reivindicar a soberania da área em meio à disputa territorial com a China e outros países vizinhos.

“Ayungin Shoal está dentro de nossa ZEE (Zona Econômica Exclusiva), onde temos direitos soberanos”, disse Lorenzana em um comunicado.

“Nossa ZEE foi concedida a nós pela UNCLOS de 1982 (Convenção das Nações Unidas sobre as Leis do Mar), que a China ratificou. A China deve cumprir as obrigações internacionais das quais faz parte”, acrescentou.

O chefe da Defesa estava reagindo à declaração do governo chinês de que o governo filipino deveria remover o BRP Sierra Madre, pois afirmava que a área faz parte do território da China.

A China usou sua alegação, que foi derrubada pelo tribunal da ONU, para justificar a presença de seu pessoal da Guarda Costeira e para assediar os navios filipinos na área.

Na semana anterior, o secretário de Relações Exteriores, Teodoro Locsin, Jr. apresentou um protesto diplomático depois que dois barcos de abastecimento filipinos em uma missão para levar alimentos e outros suprimentos foram atingidos por canhões de água pela Guarda Costeira chinesa. Isso forçou os dois barcos de abastecimento a retornar a Palawan.

Ilhas disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)
Ilhas Spartly disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)

Os barcos de suprimentos chegaram ao BRP Sierra Madre em 23 de novembro.

“Por dias, estive resolvendo discretamente uma questão envolvendo nosso destacamento em Ayungin Shoal. Um dos desafios mais significativos de ser secretário de Defesa é manter a calma diante da crise”, disse Lorenzana em um post anterior em sua página do Facebook.

O recente uso de canhões de água contra nossos dois barcos de reabastecimento no banco de areia de Ayungin é uma afronta ao povo filipino. Eu disse ao embaixador chinês que ninguém pode nos impedir de fazer o que temos que fazer legalmente no oeste do Mar das Filipinas, uma área onde temos direitos soberanos de acordo com as leis internacionais ”, acrescentou.

FONTE: Manila Bulletin

NOTA DO PODER NAVAL: Depois de ser adquirido pela Marinha das Filipinas, o ex-USS Harnett County (LST-821) encalhou intencionalmente nas disputadas ilhas Spratly. Desde 1999, os fuzileiros navais filipinos usam o enferrujado navio de desembarque de carros de combate como posto avançado para proteger as reivindicações territoriais do arquipélago.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments