Senado nigeriano insta a Presidência a recuperar a fragata NNS ‘Aradu’
ABUJA – O Senado apelou à Presidência para assumir o Navio da Marinha Nigeriana Aradu como um bem presidencial e ressuscitá-lo para a segurança nacional, proteção e orgulho.
Isso segue uma moção para intervenção urgente do governo federal, levantada pelo senador George Thompson Sekibo representando Rivers East, que observou que a NNS Aradu, um navio de combate multimissão que já foi um orgulho da nação, atualmente está em um estado deplorável.
De acordo com o Senado, a Nigéria não tem nenhum navio-capitânia em seus mares hoje, pois a reforma da NNS Aradu pode exigir mais de US$ 200 milhões (N82 bilhões) à taxa de câmbio atual, enquanto a substituição custará mais de US$ 700 milhões (N287 bilhões).
O Senado declarou ainda que a readequação e renovação da NNS Aradu permitirá que ela cumpra seu papel importante de serviço marítimo da Nigéria.
O senador Sekibo instou o Senado a convocar uma mesa redonda de todas as partes interessadas, como a Autoridade Portuária da Nigéria, a Agência de Administração e Segurança Marítima da Nigéria, a Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria, o Serviço de Alfândega da Nigéria e os Serviços de Imigração da Nigéria com o objetivo de criar um regime de financiamento para facilitar o recondicionamento e renovação da NNS Aradu para cumprir seu papel importante na manutenção do domínio marítimo da Nigéria.
A NNS Aradu (F89) (que significa “trovão” em Hausa) é uma fragata nigeriana. Ela é a primeira fragata MEKO 360 de uso geral construída pela empresa alemã Blohm+Voss de Hamburgo. O navio de 125,6 metros é o maior da Marinha da Nigéria. Como uma fragata de uso geral, a Aradu tem capacidade para guerra antiaérea, antissuperfície e antissubmarina de forma eficaz e participou das comemorações do 200º aniversário da Batalha de Trafalgar.
O navio também possui capacidade para apoio de fogo naval e guerra eletrônica. Além disso, ela carrega dois helicópteros embarcados para guerra antissubmarino, busca e resgate e vigilância/detecção aprimorada.
Imagens da NNS Aradu no Rio de Janeiro em 2007, nas comemorações do Bicentenário de Tamandaré
FONTE: The Nigerian Observer / FOTOS: Alexandre Galante/Poder Naval