O ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, recebeu na sexta-feira (3/12) a entrega do novo OPV ARA Storni (P-53) da França.

“É com grande satisfação que recebemos hoje o terceira OPV que visa continuar a dotar o nosso país, através destes meios navais, da capacidade de realizar um patrulhamento adequado da Zona Económica Exclusiva e zonas marítimas para o cumprimento das diferentes missões impostas pela regulamentação em vigor”, disse Taiana na cerimônia.

O ministro acrescentou que “os OPVs já entregues estão em funcionamento e permitem à Armada Argentina realizar operações essenciais para a defesa dos interesses soberanos da Argentina no mar”.

Taiana também destacou que i ARA Bouchard, estava “localizado na foz oriental do Estreito de Magalhães para monitorar a passagem pelo mar argentino de uma frota pesqueira internacional”.

“A incorporação deste novo OPV reforça as capacidades operacionais da Armada Argentina para um maior patrulhamento marítimo da ZEE e da área de interesse marítimo; o cuidado dos recursos renováveis ​​e não renováveis ​​do mar e o cumprimento dos compromissos internacionais relativos à capacidade de apoiar a salvaguarda da vida humana no mar e melhorar o apoio às Bases Antárticas”, explicou o ministro.

O ARA Storni é o terceiro OPV comprado da França, depois do ARA Bouchard e do ARA Piedrabuena no início deste ano. Um quarto OPV a ser denominado ARA Contra-Almirante Cordero está agendado para 2022 e apresentará algumas melhorias em comparação com os outros três.

O ARA Storni foi construído pela empresa Naval Group no Estaleiro Piriou. Foi lançado em 10 de maio de 2020. Em 13 de outubro deste ano, foi entregue à Armada Argentina.

Essas aquisições fazem parte do “Projeto de Recuperação da Capacidade da Patrulha Marítima Naval” da Armada Argentina.

A embarcação apresenta características “comprovadas pelo gelo”, o que significa que pode navegar nas águas frias da Antártica, segundo fontes da Defesa.

FONTE: MercoPress

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments