No dia 2 de dezembro, a Turquia testou com sucesso um canhão naval de 76 mm desenvolvido localmente, que deverá substituir a peça similar normalmente importada.

O teste de fogo foi realizado no campo de tiro de Karapınar, na província central de Konya, sob a supervisão do Ministro da Defesa Nacional, Hulusi Akar, que estava acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General Yaşar Güler, Comandante das Forças Terrestres General Musa Avsever, Comandante das Forças Navais Almirante Adnan Özbal, Comandante das Forças Aéreas General Hasan Küçükakyüz e Vice-Ministro da Defesa Nacional Muhsin Dere.

Parabenizando aqueles que contribuíram para a construção do novo sistema de armas, Akar disse em seu discurso: “Nenhuma dessas obras é o fim. Cada uma delas é o início da próxima fase.”

“Iremos atender às necessidades de nossas forças armadas continuando nosso trabalho em um ritmo cada vez maior”, disse Akar.

O canhão naval de 76 mm foi desenvolvido pela Machinery and Chemical Industry (MKE), uma fabricante estatal de armas e munições, e foi revelado pela primeira vez durante a Feira Internacional de Defesa deste ano (IDEF 2021), que ocorreu entre 17 e 20 de agosto em Istambul.

O projeto para o canhão naval começou em 2020 devido aos altos custos de aquisição e um cronograma de entrega demorado para os canhões Oto 76/62 mm da Leonardo, de acordo com declarações anteriores de funcionários da empresa.

Embora não haja uma política oficial, espera-se que esses sistemas de armas substituam os importados, que provavelmente serão eliminados gradualmente.

O canhão naval italiano equipa atualmente uma variedade de navios de guerra turcos, incluindo fragatas da classe G, corvetas da classe Ada construídas sob o projeto MILGEM (Navio Nacional) e embarcações de ataque rápido.

Akar, por sua vez, disse que a produção doméstica não é uma escolha para a Turquia, mas uma necessidade.

O Almirante Adnan Özbal, por sua vez, também mencionou a importância do desenvolvimento do canhão naval nacional, dizendo: “Estamos testemunhando a realização de um importante sucesso que nos fortalecerá no mar. O Canhão Naval Nacional é um grande sucesso em termos de mostrar o nível que nossa indústria de defesa doméstica atingiu.”

Ressaltando que é importante terminar a produção em pouco tempo, Özbal afirmou que os testes de porto e cruzeiro do canhão naval serão feitos após os testes em terra.

O canhão naval de 76 mm da MKE tem um alcance de 16 quilômetros (9,9 milhas). As dimensões do tubo são de 76 mm de diâmetro e 4,7 m de comprimento.

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments