Apresentada a proposta industrial para a Corveta de Patrulha Modular e Multifunção da Europa

39

Fincantieri, Naval Group, com sua joint-venture Naviris, e Navantia reforçam sua cooperação para o programa Modular Multirole Patrol Corvette (MMPC) e reafirmam sua vontade de trabalhar juntos a fim de desenvolver a primeira capacidade naval comum na Europa. Neste contexto, um consórcio liderado pela Fincantieri, Naval Group e Navantia e coordenado pela Naviris apresentou no passado dia 9 de Dezembro uma proposta industrial relacionada com o concurso MMPC do Fundo Europeu de Defesa (FED).

A sua avaliação comum é que a União Europeia enfrenta cada vez mais muitos tipos de ameaças (aumento das tensões entre grandes potências, questões de imigração ilegal, terrorismo, etc.). Nos últimos anos, e mais especificamente durante 2021, tem havido cada vez mais apelos aos europeus para que assumam a responsabilidade pela sua própria segurança, tanto no seio da OTAN como no âmbito da política europeia de segurança e defesa comum. Vários Estados membros da União Europeia sublinharam repetidamente a necessidade de desenvolver capacidades militares comuns para enfrentar desafios comuns.

A este respeito, Fincantieri, Naval Group e Navantia reconhecem que existe uma necessidade de colaboração no setor da defesa naval da União Europeia para apoiar a Europa a lidar com estes desafios e os que estão por vir.

Como grandes atores industriais europeus no setor de defesa naval, eles acreditam que este é o momento certo para iniciar uma colaboração real, concreta e de valor agregado em torno de um programa comum que será a primeira capacidade naval comum na Europa. Este programa estratégico já existe: o European Patrol Corvette (EPC), a iniciativa naval mais importante dentro da Cooperação Estruturada Permanente (PESCO).

No dia 9 de dezembro, o consórcio liderado pelos três parceiros navais industriais e coordenado pela Naviris apresentou a proposta industrial relacionada com a convocatória do Fundo Europeu de Defesa (EDF) para o MMPC para desenvolver este projeto conjunto.

O objetivo claro da proposta é maximizar as sinergias e a colaboração entre os industriais europeus da construção naval. Ao desenvolver juntos um novo navio, o EPC, eles visam garantir a soberania europeia no navio de guerra de segundo grau.

Isso foi possível graças à participação de:

  • 4 países no projeto EPC PESCO (Itália, França, Espanha e Grécia);
  • 6 países envolvidos na cofundação (Itália, França, Espanha, Grécia, Dinamarca e Noruega);
  • 3 Industriais Navais Europeus (Fincantieri, Naval Group e Navantia) com Naviris a cargo da coordenação
  • 40 empresas de sistemas e equipamentos marítimos

Com base em um quadro unificado de padrões e usando metodologias de engenharia avançadas e colaborativas, o EPC será desenvolvido da melhor maneira cooperativa, desde os estudos conceituais até o projeto inicial. O design produzido constituirá uma ruptura em relação aos navios de guerra atuais, pois será modular, flexível, bem como mais eficiente em termos de energia, mais verde, mais seguro, mais interoperável e ciberseguro. O MMPC será finalmente caracterizado para atender a requisitos nacionais específicos, mantendo o projeto definido como referência comum.

A presente proposta constitui o primeiro passo essencial para a preparação da futura produção do navio no âmbito de um segundo convite ao abrigo do EDF numa perspectiva plurianual. Neste contexto, a promoção do programa a outras Marinhas Europeias, com uma ação conjunta das Nações que já fazem parte do programa PESCO, irá fortalecer a indústria europeia, aumentando a cooperação, a eficiência e reduzindo a duplicação das despesas de defesa.

Sobre a Naviris

Naviris é uma joint venture 50/50 detida pela Fincantieri e Naval Group, oficialmente lançada em janeiro de 2020. Com esta aliança trazendo novas oportunidades para o mercado de navios de superfície, Fincantieri e Naval Group cimentaram seu desejo conjunto de construir um futuro de excelência para o indústria de construção naval e marinhas. Os dois líderes europeus com ofertas complementares, apoiados por um grande ecossistema, uniram-se para melhor servir as marinhas do mundo e aumentar mutuamente a sua vantagem competitiva. Eles estão materializando sua ambição mundial compartilhada: a aliança é baseada em um entendimento mútuo dos desafios e realidades da defesa naval no mundo de hoje. A Naviris está empenhada em abrir as portas para os mercados internacionais de amanhã.

Sobre a Fincantieri

Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo, o único ativo em todos os setores da indústria naval de alta tecnologia. É líder na construção e transformação de embarcações offshore de cruzeiro, naval e óleo & gás e eólico, bem como na produção de sistemas e equipamentos componentes, serviços pós-venda e soluções para interiores marítimos. Graças à expertise desenvolvida na gestão de projetos complexos, o Grupo possui referências de primeira classe em infraestruturas, sendo um player de referência em tecnologias digitais e cibersegurança, eletrônica e sistemas avançados. Com mais de 230 anos de história e mais de 7.000 navios construídos, Fincantieri mantém seu know-how, expertise e centros de gestão na Itália, aqui empregando 10.000 trabalhadores e criando cerca de 90.000 empregos, que dobram em todo o mundo graças a uma rede de produção de 18 estaleiros operando em quatro continentes e com mais de 20.000 funcionários. www.fincantieri.com

Sobre o Naval Group

O Naval Group é o líder europeu na defesa naval. O Naval Group usa seu extraordinário know-how, recursos industriais únicos e capacidade para organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às necessidades de seus clientes. Como integrador de sistemas e contratado principal, o grupo projeta, produz e dá suporte a submarinos e navios de superfície. Também presta serviços para estaleiros e bases navais. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group adere ao Pacto Global das Nações Unidas. O grupo reporta receitas de 3,3 bilhões de euros e tem uma força de trabalho de 15.798 (dados de 2020). www.naval-group.com

Sobre a Navantia

O estaleiro espanhol NAVANTIA é uma referência mundial na concepção, construção e integração de navios de guerra de alta tecnologia para a Marinha Espanhola, o que a torna uma empresa estratégica, e para o mercado internacional. Suas atividades incluem o projeto e fabricação de Sistemas Integrados de Gerenciamento de Plataforma, Sistemas de Controle de Incêndio, Sistemas de Comando e Controle, Plantas de Propulsão e suporte vitalício para todos os seus produtos. A NAVANTIA também deu passos no sentido da diversificação e tornou-se um ator relevante na área da energia eólica offshore.

A NAVANTIA pertence ao Grupo SEPI, holding societária que reúne um total de 15 empresas estatais nas quais possui participação maioritária direta e que empregam mais de 78.000 profissionais.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments