Navio da Marinha dos EUA testa sistema de armas a laser de alta energia no Golfo de Áden
O navio doca de transporte anfíbio USS Portland (LPD 27) conduziu uma demonstração de sistema de armas a laser de alta energia, em 14 de dezembro, enquanto navegava no Golfo de Áden.
Durante a demonstração, o Solid State Laser – Technology Maturation Laser Weapons System Demonstrator (LWSD) Mark 2 MOD 0 a bordo do Portland engajou-se com sucesso em um alvo de treinamento de superfície estático.
O Portland testou o LWSD anteriormente em maio de 2020, quando ele desabilitou com sucesso um pequeno sistema aéreo não tripulado enquanto operava no Oceano Pacífico.
O Office of Naval Research selecionou o Portland para hospedar a tecnologia de armas a laser em 2018. O LWSD é considerado uma continuação da próxima geração do Laser Weapon System (LaWS) instalado na base de preparação avançada USS Ponce (AFSB (I) -15) testado por três anos enquanto operava no Oriente Médio.
O Portland faz parte do Essex Amphibious Ready Group, que inclui o navio de assalto anfíbio USS Essex (LHD 2), o navio de desembarque USS Pearl Harbor (LSD 52) e fuzileiros navais da 11ª Unidade Expedicionária da Marinha. As unidades partiram de San Diego em agosto e começaram a operar na região da 5ª Frota dos Estados Unidos em setembro.
A geografia, o clima e a importância estratégica da região oferecem um ambiente único para a inovação tecnológica. A área de operações da 5ª Frota dos EUA inclui a maior parceria marítima permanente do mundo, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e partes do Oceano Índico.
FONTE: U.S. Naval Forces Central Command / U.S. 5th Fleet