SAN DIEGO (April 22, 2021) An ADARO unmanned system interacts with the Navyís newest Independence-variant littoral combat ship USS Oakland (LCS 24) in support of U.S. Pacific Fleetís UxS IBP 21. UxS IBP 21 integrates manned and unmanned capabilities into operational scenarios to generate warfighting advantages. (U.S. Navy photo by Lt. Nicholas Ransom)

BASE NAVAL DE SAN DIEGO – O navio de combate litorâneo USS Oakland (LCS 24) da variante  “Independence” da Marinha dos EUA concluiu a instalação de seu módulo de lançamento do Naval Strike Missile (NSM) em 9 de dezembro na Base Naval de San Diego.

O Naval Strike Missile é uma arma de ataque de precisão de longo alcance que pode encontrar e destruir navios inimigos a distâncias de até 100 milhas náuticas. O NSM é produzido por uma parceria composta pela Raytheon Missiles and Defense ao lado da empresa de defesa norueguesa Kongsberg Defense Aerospace.

“A adição do NSM em navios LCS adiciona letalidade e capacidade além do horizonte”, disse o capitão de fragata Derek Jaskowiak, oficial comandante da Oakland Blue Crew. “A presença de um NSM atua como um dissuasor e fornece capacidade ofensiva adicional para embarcações LCS desdobradas, e é um grande trunfo para a frota.”

O NSM evita o radar inimigo e os sistemas de defesa conduzindo manobras evasivas e voando em altitude “sea skimming” (roça-ondas). O NSM usa um buscador avançado para precisão de alvos e carrega uma ogiva da classe de 500 libras (227 kg) com uma espoleta programável. O sistema NSM também pode ser desdobrado durante operações terrestres ou anfíbias devido à sua capacidade de acompanhar o terreno.

A adição do NSM reforça os recursos do LCS para engajar navios, além do módulo de missão do navio.

O Littoral Combat Ship é uma plataforma rápida, ágil e voltada para a missão, projetada para operar em ambientes próximos à costa, vencendo as ameaças costeiras do século XXI. O LCS é capaz de suportar presença avançada, segurança marítima, controle marítimo e dissuasão.

Além do LCS 24, o USS Jackson (LCS 6), o USS Charleston (LCS 18), o USS Gabrielle Giffords (LCS-10), o USS Tulsa (LCS-16) são os outros navios de combate litoral variantes da Independência (LCS) conhecidos por terem o NSM instalado.

Naval Strike Missile (NSM)
LCS com lançadores de NSM

FONTE: U.S. Navy

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments