Com alarde e cerimônia, a China atingiu um marco importante em seu esforço de quase uma década para desenvolver sua indústria de construção de navios de cruzeiro nacionais. Em 17 de dezembro, o primeiro grande navio de cruzeiro do país, construído internamente, foi lançado pela primeira vez.

A inundação da doca seca começou um dia antes, enquanto o navio de cruzeiro era decorado com faixas. No dia 17, a cerimônia incluiu borrifar água na frente da proa para criar um arco-íris de boa sorte. O navio de cruzeiro, que está 55 por cento concluído, está flutuando e será reposicionado em um cais de equipamentos, onde o trabalho interno continuará.

O planejamento e a revisão elaborados levaram à etapa-chave na construção do navio de cruzeiro e, mais importante, à etapa significativa no início da entrada do país no novo mercado.

O projeto para entrar no negócio de construção de navios de cruzeiro começou em 2013, seguido no ano seguinte com um acordo entre a Carnival Corporation, Fincantieri e Lloyd’s Register para cooperação para desenvolver a indústria. O pedido formal de dois grandes navios de cruzeiro de 135.000 toneladas brutas foi feito em novembro de 2018 para uma joint venture entre a Carnival Corporation e a China State Shipbuilding Corporation (CSSC).

Os dois navios de cruzeiro são baseados no design da classe “Vista” para a Carnival desenvolvido pela Fincantieri. O estaleiro italiano está assessorando a CSSC para o projeto. Cada navio de cruzeiro medirá 326,6 metros  de comprimento com uma boca de 37,2 metros e um calado máximo de 8,5 metros. Um gerador a diesel principal de 9,6 MW com uma potência total de 62,4 MW e dois hélices em pods azimutais de 16,8 MW fornecerão propulsão a uma velocidade máxima de 22,6 nós.

Os navios vão acomodar até 5.246 passageiros e, enquanto as comodidades estão sendo adaptadas ao mercado chinês, elas incluirão uma área de entretenimento com um grande centro de artes cênicas, grandes restaurantes, restaurantes especializados, vários bares, cafés, praças de compras, corredores de arte, centros infantis, um spa e piscina.

“Como um dos tipos de navios mais difíceis de projetar e construir, os grandes navios de cruzeiro são os únicos produtos navais de alta tecnologia e alto valor agregado que a China ainda não conquistou”, disse o CSSC, descrevendo o escopo do projeto de construção. Eles destacaram que o número de peças e componentes de um grande navio de cruzeiro é cinco vezes maior que o de outros projetos. Só o cabeamento, segundo eles, chega a mais de 2.600 milhas e o total de horas de trabalho de todo o navio é equivalente a 20 vezes o de um graneleiro Capesize.

A Waigaoqiao Shipbuilding da China State Shipbuilding Corporation cortou o primeiro aço para o novo navio de cruzeiro em outubro de 2019 e começou a montagem há um ano. O estaleiro teve que desenvolver novas instalações para cada etapa do projeto. Eles esperam entregar o primeiro navio em setembro de 2023.

Como a próxima etapa no desenvolvimento da indústria de navios de cruzeiro domésticos da China, na semana passada a sociedade de classificação italiana RINA concedeu a primeira aprovação em princípio para um grande navio de cruzeiro projetado inteiramente na China. “Este é o primeiro navio de cruzeiro de grande escala com direitos de propriedade intelectual independente que a China desenvolveu e projetou de forma independente, quebrando o bloqueio técnico de longo prazo e o monopólio de países estrangeiros”, disse a CSSC recebendo o AIP.

O projeto será para um navio de cruzeiro de 150.000 toneladas brutas medindo 1.081 pés por 126 pés. O CSSC forneceu poucos detalhes adicionais além de dizer: “A proporção de espaço para passageiros, proporção de tripulação de passageiros, proporção de espaço na varanda, área pública de passageiros, velocidade, capacidade de carga e outros todos os indicadores técnicos foram alcançados. ” Eles também disseram que grandes partes deste navio de cruzeiro verdadeiramente desenvolvido na China seriam fornecidas por empresas nacionais à medida que elas continuassem a desenvolver seu papel na indústria.

Concepção do próximo navio de cruzeiro da China que ganhou a aprovação da RINA

FONTE: Maritime Executive

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