Porta-aviões chinês Liaoning retorna ao Mar da China depois de 10 dias de manobras no Pacífico
O porta-aviões Liaoning da Marinha chinesa e quatro outros navios de guerra do país passaram pelas águas entre a ilha principal da Prefeitura de Okinawa e a ilha de Miyakojima, por volta da meia-noite de sexta-feira (24/12), disse o Ministério da Defesa do Japão.
As cinco embarcações navegaram para o norte, do Oceano Pacífico ao Mar da China Oriental, segundo o ministério. Acredita-se que eles estavam voltando para a China depois de encerrar uma série de exercícios.
A frota liderada por Liaoning navegou para o sul nas águas entre a ilha principal de Okinawa e Miyakojima em 16 de dezembro.
Durante dois dias a partir de 19 de dezembro, caças e um helicóptero praticaram repetidamente pousos e decolagens do Liaoning em alto mar perto das ilhas Okinawa de Kitadaitojima e Okidaitojima. Navios japoneses, incluindo o destróier Izumo da Força Marítima de Autodefesa (JMSDF), foram enviados em uma missão de vigilância.
Esta foi a primeira vez desde abril que o Liaoning navegou indo e voltando pelas águas entre a ilha principal de Okinawa e Miyakojima.
O ministério japonês está em alerta máximo porque acredita-se que a China esteja tentando reforçar as capacidades operacionais de seus militares.
Vídeo do Liaoning em operações em outubro de 2021
FONTE: The Japan Times / FOTOS: JMSDF