Marinha Indiana testará caça Rafale M para operar no porta-aviões INS Vikrant

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O caça Rafale M passará por um teste intensivo para avaliar se ele é o mais adequado para o IAC-1

Com a contagem regressiva já iniciada para comissionar o Indigenous Aircraft Carrier 1 (IAC-1) como INS Vikrant em agosto de 2022, a Marinha da Índia realizará testes de voo do caça Rafale Maritime na Instalação de Testes Baseada em Terra na estação naval INS Hansa em Goa em 6 de janeiro, como parte de seu exercício para identificar o melhor avião de combate para um porta-aviões de 40.000 toneladas. O IAC 1 está baseado no estaleiro Cochin e atualmente está passando por testes de mar intensivos no Mar da Arábia e no Oceano Índico.

De acordo com oficiais com conhecimento do assunto, o caça Rafale-M será submetido a um teste intensivo na instalação de ski jump de um mock-up de 283 metros na INS Hansa por quase 12 dias para avaliar se o caça é mais adequado para o IAC-1. O caça Rafale M é o principal sistema de armas do porta-aviões francês Charles De Gaulle e também mostrou sua interoperabilidade com os porta-aviões dos EUA em 2008.

A Marinha Indiana também está planejando testar o caça F-18 Hornet dos EUA nas mesmas instalações, aparentemente em março, como uma opção alternativa ao caça Rafale M. O Boeing F-18 é um caça multifuncional baseado em porta-aviões comprovado da Marinha dos Estados Unidos e tem realizado operações de ataque desde a Guerra do Golfo de 1991.

Futuro porta-aviões INS Vikrant da Marinha Indiana saindo para testes de mar

Enquanto a Marinha Indiana opera dois esquadrões de MiG-29K a bordo de seu único porta-aviões INS Vikramaditya, a aeronave russa enfrenta problemas de manutenção e disponibilidade de peças de reposição.

O LCA-M Tejas da DRDO ainda está em estágio de desenvolvimento com dois caças demonstradores monomotores sendo testados em voo do INS Vikramaditya e da instalação de teste em terra com base em Goa para fornecer dados para o TEDBF – Twin Engine Deck Based Fighter no futuro. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico, o primeiro teste de voo do caça bimotor indiano é esperado antes de 2026 e a introdução na Marinha da Índia antes de 2031.

Embora a decisão sobre qual caça vai operar no IAC-1 seja baseada nos testes de voo, o fato é que o Rafale M é mais leve e menor em estrutura do que o F-18 e tem uma força maior do que seu homólogo americano em termos de maior alcance aéreo para lançar mísseis ar-ar e mísseis ar-terra. Especialistas em aviação naval também dizem que serão necessárias modificações estruturais no IAC-1 para encaixar o F-18 no elevador para transportar o caça do hangar para o convoo, devido à sua estrutura comparativamente maior.

Como o IAC -1 deve ser comissionado como INS Vikrant em 15 de agosto de 2022, o 75º ano da Independência da Índia, pelo primeiro-ministro Narendra Modi, há uma forte possibilidade de que a Marinha da Índia peça aos fabricantes franceses da aeronave o arrendamento de quatro a cinco Rafale M em 2022 para que o porta-aviões esteja operacional. A Índia já tem uma instalação de treinamento de voo de manutenção do Rafale na base aérea de Ambala. Os aviadores navais serão treinados na INS Hansa.

Caça LCA-M Tejas decolando da rampa “ski-jump” de testes baseada em terra

FONTE: The Hindustan Times

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