CEC/AWS TECHEVAL – Avaliação da Capacidade de Engajamento Cooperativo da US Navy, em 2001

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Em 2001, a Marinha dos EUA realizou uma Avaliação da Capacidade de Engajamento Cooperativo (CEC/AWS TECHEVAL), com o grupo de batalha do porta-aviões USS John F. Kennedy.

A Cooperative Engagement Capability (CEC) é um sistema de hardware e software que permite aos navios de guerra compartilharem dados de radar sobre alvos aéreos. Os dados de radar dos navios individuais de um Grupo de Batalha são transmitidos a outros navios do grupo por meio de um sistema de distribuição de dados (DDS) de linha de visada.

Cada navio usa algoritmos de processamento de dados idênticos residentes em seu processador de engajamento cooperativo (CEP), resultando essencialmente na mesma exibição de informações de rastreamento de aeronaves e mísseis em cada navio. Um navio individual pode lançar um míssil antiaéreo em uma aeronave ameaçadora ou míssil de cruzeiro antinavio (ASCM) dentro de seu envelope de engajamento, com base em dados de radar retransmitidos a ele por outro navio.

O CEC também inclui a adição de aeronaves E-2C equipadas com CEP e DDS, para trazer cobertura de radar aerotransportado com mais capacidade de retransmissão estendida. As unidades equipadas com CEP, conectadas por meio da rede DDS, são conhecidas como unidades cooperantes (UCs).

A avaliação CEC/AWS TECHEVAL de 2001 envolveu ataques simulados com drones BQM-34s subsônicos, BQM-74s e AQM-37s supersônicos.

O teste demonstrou a conexão CEC mantida entre os navios mesmo em ambientes de “jamming” (bloqueio eletrônico) e o porta-aviões permaneceu protegido dos ataques.

Como muitos testes de AWS e CEC, este evento envolveu interferências pesadas do infame “BIG CROW” KC-135, demonstrando a capacidade da CEC de funcionar bem em ambientes fortemente jammeados. Isso não foi surpreendente, dado que a CEC foi idealizada para conectar a frota contra os ataques de mísseis lançados de bombardeiros soviéticos.

Combat Information Center (CIC) de um destróier Aegis

Alguns testes também incluíram o menos conhecido NKC-135A (553134) como parte do Grupo de Serviço de Guerra Eletrônica de Frota Combinada (ComFltEW-ServGru) e, em seguida, o Grupo de Apoio à Guerra Eletrônica de Frota (FEWSG), que montou os pods muito secretos “Tree Shark” e “Tree Horn” de interferência eletrônica.

O NKC-135A (55-3134) envolvido com o FEWSG era conhecido como o “Navy King Crow I”. Ele foi seguido pelo NKC-135 (56-3956) “King Crow II”.

Abaixo, as duas últimas fotos mostram os pods de interferência TREE SHARK e TREE HORN do King Crow II. De acordo com um relatório, o TREE SHARK foi usado contra o radar SPY-1 dos navios Aegis (e perdeu).

FONTE: @ThrustWR, no Twitter

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