Construção de submarinos nucleares da Rússia atinge o máximo no período pós-soviético
Atualmente, existem 13 submarinos movidos a energia nuclear em construção em Severodvinsk, além da modernização do grande cruzador de batalha Admiral Nakhimov
O ano de 2021 tornou-se recorde para o único estaleiro de construção de submarinos movidos a energia nuclear da Rússia. Três submarinos foram entregues à Marinha Russa, dois foram colocados na água e mais dois tiveram a quilha batida.
Desde os últimos dias da União Soviética, os trabalhadores dos dois estaleiros em Severodvinsk nunca estiveram mais ocupados do que agora. Enquanto o Sevmash está construindo novos submarinos, o Zvezdochka conserta e atualiza submarinos mais antigos.
O programa de modernização da Marinha Russa na última década contrasta fortemente com a negligência considerável nos anos após a desintegração da União Soviética.
O ano de 2022 marca o aniversário de dez anos desde que o primeiro submarino multifuncional de 4ª geração da Marinha Russa, o Severodvinsk, lançou com sucesso um míssil de cruzeiro Kalibr de uma posição submersa no Mar Branco. Embora tenha levado quase 20 anos para concluir a construção do Severodvinsk, as unidades seguintes da classe Yasen-M são construídos a uma velocidade substancialmente mais rápida.
A construção do Novosibirsk (foto de abertura), encomendado no final de dezembro de 2021, levou oito anos.
Velocidade semelhante também é vista para os novos submarinos de mísseis balísticos da classe Borei-A, seguindo o Yury Dolgorukiy, que levou 16 anos desde seu início em 1996 até o comissionamento para a Frota do Norte em 2012. O Knyaz Oleg, entregue à Frota do Pacífico pouco antes do Natal do ano passado, levou sete anos para ser construído.
Em 1º de janeiro de 2022, os 13 submarinos movidos a energia nuclear a seguir estão em diferentes estágios de construção no estaleiro Sevmash e todos devem ser entregues à marinha antes de 2027.
Borei-A class (SSBN)
- Generalissimo Suvorov
- Imperator Aleksandr III
- Knyaz Pozharskiy
- Dmitry Donskoy
- Knyaz Potyomkin
Yasen-M class (SSGN)
- Krasnoyarsk
- Arkhangelsk
- Perm
- Voronezh
- Vladivostok
Special-purpose submarines
- Belgorod
- Khabarovsk
- Ulyanovsk
Enquanto a publicidade de alto perfil é dada para estabelecer cerimônias, lançamento e comissionamento dos submarinos de mísseis balísticos e submarinos multi, muito menos se sabe sobre submarinos de propósito especial. O site Barents Observer relatou em várias ocasiões sobre o Belgorod, o submarino mais longo do mundo construído em um casco modificado da classe Oscar II. O submarino será portador dos novos drones Poseidon movidos a energia nuclear, com ogivas nucleares, e provavelmente será baseado na Frota do Pacífico ainda este ano.
Dois outros transportadores do drone Poseidon estão atualmente em construção no estaleiro Sevmash, o Khabarovsk e o Ulyanovsk. Esses dois submarinos raramente são relatados na mídia russa ou em outras fontes militares na Rússia.
Um blog que monitora navios da Marinha Russa novos e existentes, no entanto, sugere que o Khabarovsk será comissionado em 2024 e seguido por Ulyanovsk em 2025. Quando o Ulyanovsk foi iniciado em 2017, o Barents Observer informou que o navio era da classe Yasen-M.
Outros submarinos não confirmados que podem estar em construção nos próximos anos são mais dois da classe Borei-A, mais dois porta-drones Poseidon e um ou dois mini-submarinos de propósito especial para navegar para o GUGI, a Direção Principal de Investigação do Mar Profundo do Ministério da Defesa.
O trabalho de projeto para os submarinos movidos a energia nuclear de 5ª geração, referidos como a classe Husky, está em andamento, mas até agora nenhum contrato foi assinado para a construção.
Além dos novos submarinos, o estaleiro Sevmash está ocupado trabalhando no reparo e modernização do grande cruzador de batalha movido a energia nuclear Admiral Nakhimov, da classe Kirov. Originalmente comissionado para a Marinha Soviética em 1988, o navio de guerra raramente foi desdobrado no mar e esteve em Severodvinsk nos últimos 23 anos. Se não forem anunciados mais atrasos, o cruzador de batalha será comissionado novamente para a Frota do Norte em 2023.
FONTE: The Barents Observer