Lançamento do Yury Dolgorukiy

Atualmente, existem 13 submarinos movidos a energia nuclear em construção em Severodvinsk, além da modernização do grande cruzador de batalha Admiral Nakhimov

O ano de 2021 tornou-se recorde para o único estaleiro de construção de submarinos movidos a energia nuclear da Rússia. Três submarinos foram entregues à Marinha Russa, dois foram colocados na água e mais dois tiveram a quilha batida.

Desde os últimos dias da União Soviética, os trabalhadores dos dois estaleiros em Severodvinsk nunca estiveram mais ocupados do que agora. Enquanto o Sevmash está construindo novos submarinos, o Zvezdochka conserta e atualiza submarinos mais antigos.

O programa de modernização da Marinha Russa na última década contrasta fortemente com a negligência considerável nos anos após a desintegração da União Soviética.

Submarino russo Severodvinsk, Projeto 885 ou classe Yasen

O ano de 2022 marca o aniversário de dez anos desde que o primeiro submarino multifuncional de 4ª geração da Marinha Russa, o Severodvinsk, lançou com sucesso um míssil de cruzeiro Kalibr de uma posição submersa no Mar Branco. Embora tenha levado quase 20 anos para concluir a construção do Severodvinsk, as unidades seguintes da classe Yasen-M são construídos a uma velocidade substancialmente mais rápida.

A construção do Novosibirsk (foto de abertura), encomendado no final de dezembro de 2021, levou oito anos.

Velocidade semelhante também é vista para os novos submarinos de mísseis balísticos da classe Borei-A, seguindo o Yury Dolgorukiy, que levou 16 anos desde seu início em 1996 até o comissionamento para a Frota do Norte em 2012. O Knyaz Oleg, entregue à Frota do Pacífico pouco antes do Natal do ano passado, levou sete anos para ser construído.

Yury Dolgorukiy
Lançamento do Yury Dolgorukiy
Lançamento do Yury Dolgorukiy

Em 1º de janeiro de 2022, os 13 submarinos movidos a energia nuclear a seguir estão em diferentes estágios de construção no estaleiro Sevmash e todos devem ser entregues à marinha antes de 2027.

Borei-A class (SSBN)

  • Generalissimo Suvorov
  • Imperator Aleksandr III
  • Knyaz Pozharskiy
  • Dmitry Donskoy
  • Knyaz Potyomkin

Yasen-M class (SSGN)

  • Krasnoyarsk
  • Arkhangelsk
  • Perm
  • Voronezh
  • Vladivostok

Special-purpose submarines

  • Belgorod
  • Khabarovsk
  • Ulyanovsk

Enquanto a publicidade de alto perfil é dada para estabelecer cerimônias, lançamento e comissionamento dos submarinos de mísseis balísticos e submarinos multi, muito menos se sabe sobre submarinos de propósito especial. O site Barents Observer relatou em várias ocasiões sobre o Belgorod, o submarino mais longo do mundo construído em um casco modificado da classe Oscar II. O submarino será portador dos novos drones Poseidon movidos a energia nuclear, com ogivas nucleares, e provavelmente será baseado na Frota do Pacífico ainda este ano.

Dois outros transportadores do drone Poseidon estão atualmente em construção no estaleiro Sevmash, o Khabarovsk e o Ulyanovsk. Esses dois submarinos raramente são relatados na mídia russa ou em outras fontes militares na Rússia.

Um blog que monitora navios da Marinha Russa novos e existentes, no entanto, sugere que o Khabarovsk será comissionado em 2024 e seguido por Ulyanovsk em 2025. Quando o Ulyanovsk foi iniciado em 2017, o Barents Observer informou que o navio era da classe Yasen-M.

Outros submarinos não confirmados que podem estar em construção nos próximos anos são mais dois da classe Borei-A, mais dois porta-drones Poseidon e um ou dois mini-submarinos de propósito especial para navegar para o GUGI, a Direção Principal de Investigação do Mar Profundo do Ministério da Defesa.

O trabalho de projeto para os submarinos movidos a energia nuclear de 5ª geração, referidos como a classe Husky, está em andamento, mas até agora nenhum contrato foi assinado para a construção.

Além dos novos submarinos, o estaleiro Sevmash está ocupado trabalhando no reparo e modernização do grande cruzador de batalha movido a energia nuclear Admiral Nakhimov, da classe Kirov. Originalmente comissionado para a Marinha Soviética em 1988, o navio de guerra raramente foi desdobrado no mar e esteve em Severodvinsk nos últimos 23 anos. Se não forem anunciados mais atrasos, o cruzador de batalha será comissionado novamente para a Frota do Norte em 2023.

Admiral Nakhimov, classe Kirov
Admiral Nakhimov antes da reforma

FONTE: The Barents Observer

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments