Israel compra três novos submarinos da Alemanha por US$ 3,4 bilhões
Israel anunciou na quinta-feira (20/1) um acordo com a Alemanha para desenvolver e comprar três submarinos da gigante industrial alemã Thyssenkrupp por três bilhões de euros (US$ 3,4 bilhões).
“Os novos submarinos irão melhorar as capacidades da Marinha Israelense e contribuirão para a superioridade de segurança de Israel na região”, disse o ministro da Defesa, Benny Gantz, em comunicado.
Segundo analistas, as negociações entre Israel e Alemanha sobre o acordo foram atrasadas e complicadas por um suposto caso de corrupção envolvendo a última compra de submarinos alemães por Israel.
O novo acordo inclui a compra de três submarinos “Dakar”, o primeiro dos quais será entregue à marinha israelense dentro de nove anos.
Também inclui a criação de um simulador de treinamento em Israel e o fornecimento de peças de reposição.
O Ministério da Defesa disse que o governo alemão financiará parte do acordo por meio de uma doação especial, de acordo com um acordo assinado pelos dois países em 2017.
Além disso, um acordo de 850 milhões de euros foi assinado com o ministério alemão de economia e tecnologia para investir em indústrias israelenses, incluindo empresas de defesa.
O acordo foi assinado na quinta-feira “no final de um processo de planejamento e negociação de vários anos”, disse o ministério.
Um suposto esquema de suborno maciço no acordo de 2012 de Israel para comprar submarinos da Thyssenkrupp implicou vários oficiais militares de alto escalão e associados próximos do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
No ano passado, o ex-chefe de gabinete de Netanyahu e vários outros altos funcionários foram indiciados no caso.
FONTE: AFP