Marinha do Brasil adia a baixa da fragata ‘Constituição’ para junho de 2023
A baixa da fragata Constituição – F42 da classe “Niterói” foi postergada para julho de 2023. A cerimônia de mostra de desarmamento ocorreria no dia 28 desse mês, mas de última hora foi cancelada devido à decisão do CON (Comando de Operações Navais) em deixá-la no setor operativo por mais um tempo. A razão disso: usá-la para apoiar os submarinos S-BR nas provas de mar.
Contudo, a permanência na ativa da Constituição exigirá ainda mais dos poucos recursos disponíveis para as FCN – Fragatas Classe Niterói.
Muitos sobressalentes que viriam da canibalização da F42 dariam uma sobrevida às outras FCN, porém agora essa fonte de peças secou.
Outro problema: a permanência do pessoal qualificado embarcado nela também afetará outras unidades, pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.
Projeto FÊNIX
O Projeto Fênix criado para estender a vida útil de três FCN tem dado dor de cabeça para quem mexe no sistema de combate das fragatas.
A empresa Consub Defesa e Tecnologia recebeu um contrato para atualizar o sistema SICONTA Mk II para o SICONTA Mk II Mod 1 como parte do Projeto Fênix em dezembro de 2013.
O projeto prevê a troca do software e hardware dos consoles, mas os sensores dos navios estão muito degradados e ainda persistem alguns problemas de integração com o sistema de armas.
Manutenção das FCN
O encerramento das operações na Missão de Paz no Líbano prejudicou a manutenção das FCN, pois os recursos disponibilizados para a comissão eram usados na docagem e na compra de sobressalentes.
Depois do fim das operações em 2020, faltaram recursos para a manutenção adequada dos navios e a situação é crítica, de acordo com uma fonte.
Mas os problemas nas FCN e em outros navios da Esquadra não se resumem apenas ao material, pois o adestramento também está prejudicado.
Segundo relatos de pessoal embarcado, muitos desaprenderam a fazer o básico e o adestramento das tripulações está num nível muito baixo.
NDM Bahia
O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia – G40 está com um problema sério no eixo, que só tem sido remediado. O navio apresenta um vazamento e teve que suspender para as últimas comissões com bomba submersivel e edutores para “controlar” o alagamento. O Bahia precisa de reparos urgentes para que o problema não se torne maior.