Marinha do Brasil adia a baixa da fragata ‘Constituição’ para junho de 2023

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A baixa da fragata Constituição – F42 da classe “Niterói” foi postergada para julho de 2023. A cerimônia de mostra de desarmamento ocorreria no dia 28 desse mês, mas de última hora foi cancelada devido à decisão do CON (Comando de Operações Navais) em deixá-la no setor operativo por mais um tempo. A razão disso: usá-la para apoiar os submarinos S-BR nas provas de mar.

Contudo, a permanência na ativa da Constituição exigirá ainda mais dos poucos recursos disponíveis para as FCN – Fragatas Classe Niterói.

Muitos sobressalentes que viriam da canibalização da F42 dariam uma sobrevida às outras FCN, porém agora essa fonte de peças secou.

Outro problema: a permanência do pessoal qualificado embarcado nela também afetará outras unidades, pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.

Projeto FÊNIX

Consoles do SICONTA Mk II no Centro de Operações de Combate (COC) de uma fragata classe Niterói

O Projeto Fênix criado para estender a vida útil de três FCN tem dado dor de cabeça para quem mexe no sistema de combate das fragatas.

A empresa Consub Defesa e Tecnologia recebeu um contrato para atualizar o sistema SICONTA Mk II para o SICONTA Mk II Mod 1 como parte do Projeto Fênix em dezembro de 2013.

O projeto prevê a troca do software e hardware dos consoles, mas os sensores dos navios estão muito degradados e ainda persistem alguns problemas de integração com o sistema de armas.

Manutenção das FCN

O encerramento das operações na Missão de Paz no Líbano prejudicou a manutenção das FCN, pois os recursos disponibilizados para a comissão eram usados na docagem e na compra de sobressalentes.

Depois do fim das operações em 2020, faltaram recursos para a manutenção adequada dos navios e a situação é crítica, de acordo com uma fonte.

Mas os problemas nas FCN e em outros navios da Esquadra não se resumem apenas ao material, pois o adestramento também está prejudicado.

Segundo relatos de pessoal embarcado, muitos desaprenderam a fazer o básico e o adestramento das tripulações está num nível muito baixo.

NDM Bahia

NDM Bahia – G40

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia – G40 está com um problema sério no eixo, que só tem sido remediado. O navio apresenta um vazamento e teve que suspender para as últimas comissões com bomba submersivel e edutores para “controlar” o alagamento. O Bahia precisa de reparos urgentes para que o problema não se torne maior.

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EduardoSP

Ôxe!! A empresa recebeu um contrato para modernizar sistemas eletrônicos em dezembro de 2013 e ainda não terminou o trabalho? Isso é que é gerenciamento de projeto!

Jadson S. Cabral

O problema é modernizar um sistema que precisa lidar com um monte de sensor velho e arma obsoleta, como diz a própria matéria. Gastaram e estão gastando dinheiro atoa com algo que não tem jeito mais

Willber Rodrigues

“O projeto prevê a troca do software e hardware dos consoles, mas os sensores dos navios estão muito degradados e ainda persistem alguns problemas de integração com o sistema de armas.”

É tipo tentar fazer que um computador de 25 anos atrás rode Windows 10.

Nonato

Foi no DESGOVERNO Dilma.
Se os sensores estão degradados das duas uma:
Ou cancela esse contrato ou troca logo os sensores.
9 anos de contrato…
Ou faz ou pula fora…

Joao Moita Jr

Ou trepa ou sai de cima, como dizia meu pai. Infelizmente, esse problema não é desse ou aquele governo, mas sim uma grande crise que já se arrasta a décadas. A cadência de baixas na MB acelerou, mas a produção de novos meios continua pífia.
E acontece que modernizar uma belonave não é fácil não. A mentalidade brasileira precisa passar por um reajuste imediato na atitude com a defesa. A situação da MB é um triste exemplo do que acontece quando um país não tem consciência militar. Mas enfim, espero que tempos melhores se aproximem.

Abs

Rafaelsrs

É dela sim, eu lembro dela pessoalmente ir de navio em navio sabotar as máquinas, sensores e computadores…
Faça-me o favor né… O Willber fez o comentário mais acertado: como instalar windows 10 num pentium 266 com 256k de memória RAM e modem discado de 33kbps para fazer o download.
Agora, diminuir os quadros da MB ninguém quer? Diminuir os penduricalhos, os banquetes, etc?

Antonio Palhares

Não foi ela quem mais comprou equipamentos para as forças armadas ?

Alexandre

Não comprou nada. Todos os Programas Estratégicos das Forças Armadas sofreram atrasos no governo Dilma. ProSub atrasados, Sisfron atrasado, Prosuper engavetado, Guarani atrasado, COBRA 2020 atrasado, etc etc. Os primeiros Recursos para o programa do Gripen só foram liberados no Governo Temer.

Paulo

kkkk a MB com falta de pessoal especializado? E não para de botar gente pra dentro. 80 mil homens e concursos rolando sem parar.

Grozelha Vitaminada Milani

E ainda querem F-18 da primeira geração … Entrou água salgada no comando da Marinha.

Daniel Silva

Provavelmente sobre gente nos setores administrativos (diretorias infinitas e outras) e falta gente especializada no setor operacional, e isso com carência de meios. Imagina se tivéssemos, hoje, as 15 escoltas ativas e 5 submarinos que operávamos no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

Grozelha Vitaminada Milani

Nesse ritmo e planejamento FANTÁSTICO, quando a última (4a.) Tamandaré for entregue ao setor operacional da Marinha do Brasil, a 1a. da classe Corveta/Fragata estará dando baixa pra servir de fonte peças para as outras 3.

Guardem isso!

pgusmao

É urgente a compra de “alguma coisa” para substituir essas fragatas, não sei se navios japoneses, americanos ou ingleses.

Luís Henrique

Os italianos devem definir esse ano sobre a nova classe de destroyers de 10.000 toneladas, a Itália vai construir 2 unidades para receber o primeiro em 2028.
Ta ai, o Brasil poderia entrar como sócio e adquirir 2 unidades também.
Para fechar a conta, contrata 4 FREMM também, tudo com construção aqui.

Marco Venâncio

Isso iria falir a Marinha.

Ela mal já tem dinheiro para manter o que têm em estado operacional com o ProSub sugando praticamente todo o orçamento, imagina ter que colocar mais isso no lombo.

André Macedo

Imagina a Odisseia que vai ser a manutenção dos novos subs…

Paulo

Dinheiro tem!!!!! É salário em dia para 80 mil homens. O BR tem uma dos maiores orçamentos militares do mundo. Esse choro de orçamento que não tem, tem que acabar.

Sensato

Congelar novos concursos eu concordo, auditar as pensionistas também concordo mas até que se faça isso (o que já é uma questão política espinhosa por aí só) como faz pra reduzir efetivo já que não se pode demitir concursado? Um PDV seria uma resposta mas pra isso é preciso muito dinheiro também. Não adianta só reclamar sem propor soluções e sem buzinar os parlamentares sobre isso.

A política é a arena onde se pode resolver essa questão, qualquer outra coisa corre o risco de virar papo de boteco.

navegante

É o pessoal se esquece que só na campanha eleitoral e o tal fundo eleitoral vão aí 9 bi de verbas públicas. Isso é jogar dinheiro no lixo, pq com os políticos que temos para nos representar, só DEUS na causa.

Luís Henrique

Não, isso não iria falir a MB. E o que suga o orçamento não é o PROSUB, é o pagamento de aposentadorias. 50% do orçamento para pagar aposentadorias e pensões. Isso que suga o orçamento. Ganhei vários dislikes porque falei para a MB comprar 2 destroyers e 4 fragatas pesadas. Imagina quantos dislikes eu teria ganhado se tivesse dito que o que eu realmente penso é que a MB deveria adquirir 4 Destroyers e 8 Fragatas Pesadas. Kkkk Mas eu sei o caminho para ganhar likes, era só eu ter dito para a MB comprar fragatas com mais de 30… Read more »

Marcos Silva.

“Isso iria falir a Marinha.”…. Meu caro,a marinha já faliu faz muuuuito tempo.

Carlos Gallani

Estão todos olhando para navio maiores que as Tamandaré para complementar, toda hora alguém fala da FREMM ou de alguma MEKO quando na verdade o que deveríamos olhar com carinho seriam os OPV, são baratos se forem feitos “pé de boi”, podemos usar nossa indústria relacionada ao offshore para produzir e garantiriam uma boa presença de mar, é o que calça no pé hoje!
Deixo a dica da Fassmer que o Chile usa, seria EXCELENTE e da pra pensar em um bom número sem estourar o orçamento.

Nemo

Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia). São bons navios para a missão, custam menos de U$ 100 milhões com prazo de construção entre 12 a 18 meses. O Brasil teria capacidade de produzir e precisa muito de navios de patrulha. Meus sonhos para 2030 são modestos: continuar as Riachuelo completando seis, continuar as quatro Tamandarés com o segundo lote de duas, pelo menos seis OPV Fassmer, começar a produzir as BR 500t e esquecer o resto. O Subnuc deve ficar pronto lá para 2035-2040.

glasquis 7

Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia)…)

Brasil teria capacidade de produzir…”

Quando se fala dos estaleiros do Chile e da Colômbia, eles montam, quando fala dos estaleiros do Brasil, eles produzem. Vai entender.

Tanto Chile, como Peru, Colômbia e Equador constroem OPV,s Não montam como vc postou.

Nemo

Calma gente, era só para não repetir o verbo. Que seja montar, construir, fabricar, produzir e qualquer coisa mais.

Yuri Dogkove

O camarada tem que ser muito alienado para afirmar que “O Brasil teria capacidade de produzir”! É só vê o exemplo das BR 500t que tá se arrastando há mais 15 anos! A pessoa tem que viver em um mundo paralelo para acreditar verdadeiramente nisso.

Glasquis 7

Não amigo, o Chile poderia ter fornecido as OPVs e o Navio Antártico. Em troca o Brasil forneceria os Subs, A 29, Guarani, etc.

Thiago A.

Tá louco … Para nos brindar com um OPV bichado como fizeram com Mauritius em 96 ? Não, obrigado.

https://idsa.in/africatrends/the-mauritius-india-naval-relationship%3A-naval-diplomacy

Thiago A.

“A NCG tentou sair deste molde com a aquisição do seu primeiro OPV em 1996, com resultados pouco satisfatórios. Chile. Dentro de um ano desenvolveu sérios problemas em seu poço portuário, e depois que os construtores não conseguiram corrigir o problema, o navio foi rebocado para a Índia pelo navio da Guarda Costeira Indiana Samar para o Estaleiro Naval onde, após reparos, foi devolvido ao serviço em 2000. 16No entanto, apesar destes esforços, o Vigilant nunca funcionou de forma satisfatória e em 2011, foi revelado que não navegava há cinco anos e posteriormente foi colocado à disposição. 17 Isso efetivamente… Read more »

Thiago A.

Belo serviço…

glasquis 7

KKK Pra quem construiu as “Bichadas Inhaúma” Uma OPV Chilena não seria problema:

“…No entanto, seu projeto corrigiu inumeros problemas verificados nas unidades da clase Inhaúma…”

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3078248/brasil-vai-substituir-classe-barroso-com-classe-tamandare

KKK

Quem tem teto de vidro, não deveria jogar pedras no vizinho né?

KKK

Como doe né

Thiago A.

Trocado por ? Uma outra corveta, mais uma vez feita aqui… A proposito quantas fragatas, corvetas e submarinos os vossos estaleiros fizeram em todos esses anos ?
Então me diz qual seria a vantagem de trocar estaleiros nacionais por estaleiros estrangeiros que enfrentam dificuldades até com os OPV ?
E me tira uma curiosidade, por que essas notícias negativas sobre ASMAR tu nunca divulgasse por aqui…? Só, vantagens e meias verdade amigo ?

glasquis 7

“Então me diz qual seria a vantagem de trocar estaleiros nacionais por estaleiros estrangeiros que enfrentam dificuldades até com os OPV ?” Vc está colocando um caso específico de uma falha específica de um navio, que se fosse responsabilidade de ASMAR, teria que resolver por contrato, mas se esquece que, só na parte militar, ASMAR tem mais de 20 navios construídos. Curiosamente, o Governo de Islas Maurício nunca responsabilizou ASMAR pelo problema. Não adianta cara. A ARCh apresenta uma disponibilidade invejável e tudo isso feito por ASMAR, O Equador e a Islândia também sabem disso e são clientes, mesmo tendo… Read more »

Thiago A.

Belo serviço e melhor ainda o pós venda … Menos de uma ano e navio encostado, sem solução. Selo de qualidade ASMAR. parabéns

glasquis 7

Seria o mesmo no Chile que depois construiu mais 10 navios entre elas 5 OPV, 2 Navios Oceanográficos e modificou duas Fragatas a tal ponto que mudaram de nome e foi declarado ASMAR como construtor. No caso, as Fragatas Clase Condell. Vai tentar a noite inteira desmerecer e desdenhar do Chile mas só tem um caso no mínimo suspeito de apenas um navio de mais de 20 anos contra todo o que acabo de apresentar. Quer ver a real, procura saber a disponibilidade de médios de todas as forças da região, tem coragem de fazer isso e trazer aqui ou… Read more »

glasquis 7

Só um detalhe, posso estar enganado mas, tenho entendido que a Barroso também teve problemas.

Foi ela que demorou 8 anos em construir mais 6 anos em teste de mar pra solucionar problemas???

Posso estar confundindo… 14 anos pra entregar uma corveta… é isso mesmo???

Entenda uma coisa, se quiser atirar pedras, vai ter que aguentar que outros também o façam. Se vc se irrita por que o seu telhado também é de vidro, então.

Fala agora da corrupção, era seu carro chefe!

Last edited 2 anos atrás by glasquis 7
Sensato

Tem capacidade disso e de muito mais. Basta que a defesa se torne um assunto relevante para a sociedade.

Adriano Madureira

Um mísero projeto de OPV !Um navio que nem é tão complexo… 15 anos…

Adriano Madureira

“Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia)”.

Acho que o Brasil não adquire por orgulho…Nós queremos vender produtos para nossos vizinhos, mas eu não conheço nenhum produto deles que tenhamos adquirido.

Não me lembro agora quem foi aqui do grupo que uma vez respondeu meu questionamento pelo fato da MB não ter interesse em tal navio,e falou que não se adequava a frota.

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glasquis 7

Só um detalhe. Essas da Imagem são as OPV 93, o Chile não construiu nenhuma dessas, as que o Chile constrói são as OPV 80 as últimas duas foram modificadas localmente para enfrentar o Mar de Drake e superfícies de gelo. Não são quebra gelos mas, tem uma certa capacidade de navegar quebrando algumas camadas de gelo que outros navios não conseguiriam.

Carlos Gallani

Exatamente, são testadas em mares bravios pelo Chile e até onde sei sem reclamações, o que elas tem de competentes tem de baratas! O único ponto que eu discordo é nas suas expectativas, mediante a um horizonte tão plúmbeo é mais realista supor que não vem segundo lote de Tamandarés e muito menos de Riachuelos, pra mim já seria uma vitoria se uma Fassmer OPV 80 fosse fabricada a cada 2 ou 1.5 ano em permanente, pode adotar um estaleiro e deixar fazendo OPV a vontade, mais que dez no mar é obrigação para uma pais com nossa costa e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
glasquis 7

Defendi diversas vezes uma parceria com a ARCh para fornecimento mutuo de meios. Se olhássemos mais para nossa região em vez de olhar pra fora, o Brasil teria recebido duas OPV e teria em construção seu navio Antártico no Chile assim como poderia prover submarinos para toda a região.

Carlos Gallani

Sem contar a manutenção da expertise em submarinos, outro dia mesmo havia a discussão sobre a continuidade do programa!

Glasquis 7

Já no caso da manutenção, ASMAR faz isso com os Subs da ARCh, inclusive com os Scorpene mas, dentro desta década o Chile deve definir sus dois próximos submarinos, nesse caso, seria interessante para o Brasil, assim como na próxima década, o Equador e a Colômbia estarão procurando seus substitutos.

João Filho

As Tamandaré vão custar mais do FREMM, então há uma expectativa de que as FREMM podem ser adquiridas.
https://spectrum.ieee.org/new-german-frigate-fails-tests

O VARD Promar foi excluído do programa Tamandaré, e essa foi a forma mais óbvia de excluir a industria offshore.

Fassmer, ASMAR (Chile) e COTECMAR têm navios de boa relação preço/qualidade. DAMEN é um estaleiro bem conhecido por preço/qualidade, mas depois de quatro décadas comprando navios Damen, a Indonésia optou pelo FREMM, quando o PPA custa menos.

O European Patrol Corvette, liderado por Fincantieri, custará “around €250-300 million” e terá, em alguns aspectos, capacidades maiores que o Tamandare.

Last edited 2 anos atrás by João Filho
Carlos Gallani

Eu acredito que uma marinha deve ter um formato de pirâmide, não é concebível pensar em FREMM quando faltam patrulhas costeiras, não da pra pensar em PA se não tem caça Minas, muito menos em submarino nuclear quando falta manutenção básica em importantes meios existentes, a marinha do Brasil precisa das “sandálias da humildade”, se reestruturar com honestidade e de baixo pra cima, bem organizado e com ciclo de produção, como eu disse acima é questão de se adotar um estaleiro e deixar produzindo, “vai produzir patrulhas de 500t pelos próximos 30 anos, tá aqui o contrato” e olhar para… Read more »

João Filho

Eu concordo. No entanto, na minha opinião, os Tamandaré têm um preço para a ponta da pirâmide, mas com as capacidades da base da pirâmide.

No dia 5 de março de 2020 foi formalizado o contrato no valor de R$ 9,1 bilhões de reais na construção das quatro fragatas. Em 22 de janeiro de 2021 o valor do contrato foi reajustado para R$ 9,56 bilhões.” Quer apostar que haverá vários outros ajustes de custo?

Luís Henrique

Você quer uma boa guarda costeira?
Não sou contra adquirir opvs, acho que da para construir 1 opv de 2.000 toneladas todo ano.
Mas colocar isso como substituição de Fragatas e Destroyers é deixar de ser uma marinha de guerra para se tornar uma guarda costeira.

Carlos Gallani

Já deixou de ser uma marinha de guerra só que você ainda não percebeu! O cavalo de batalha da MB para os próximos tempos são as Tamandaré e quase todo resto dos meios de superfície existentes é ir deixando pra lá pq é mais passivo que ativo! Não estou falando para jogar nada fora, usem o Atlântico com carinho mas tem que reestruturar pra quando chegar la em 2040, com muita competência e um pouco de sorte, a gente começar a voltar a pensar em meios de grande tonelagem sem que nossa marinha tenha apecto de um sucatão! Falar em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
Grozelha Vitaminada Milani

Maresia, sente a Maresiiiiiiiiaaaaaaahhh.

Vibe Loka, não???

Allan Lemos

Sim, se eu não estou enganado, a RN estava ou está prestes a aposentar algumas Type 23, que poderiam ir para o Chile, seriam ótimas opções como tapa-buraco, porque com certeza não vai dá para esperar as Tamandaré.

glasquis 7

“a RN estava ou está prestes a aposentar algumas Type 23, que poderiam ir para o Chile,…” A ARCh está com a sua esquadra de combatentes de superfície de completa e com alto índice de operabilidade. As Type 23 acabam de ser modernizadas e deverão navegar até 2040 com tranquilidade. As Adelaide Class deverão operar até 2035 e as M Class até 2030. A fragata mais antiga é a Type 22 Bach II que foi modernizada em 2009 deverá operar até 2027/30. Não há motivos para comprar mais Type 23 a menos que seja ampliada a frota para 10 unidades,… Read more »

Piassarollo

O Chile fez sua lição de casa, poucos navios (combatentes de superfície), mas todos operacionais, hoje nós temos o mesmo número de combatentes, mas de qualidade inferior, salvo nossos submarinos e os dois anfíbios maiores.

Glasquis 7

Só um detalhe. O Chile possui 11 combatentes de superfície em operação.

Piassarollo

Allan , uma T23 foi desativada recentemente, e provavelmente irá direto pra sucata. Do jeito que as coisas estão indo, este será o destino das próximas a serem desativadas, abs

Agnelo

Há um problema seríssimo, q surgiu após a Guerra Fria.
Todos tinham navios bons sendo passados adiante, sendo substituídos por outros mais novos e mais perto do Estado da Arte.
Com o fim da Guerra Fria, as marinhas “sugam” seus meios até o fim.
Pra nós, q não temos uma indústria q construía em escala. Q dependíamos dessas vendas de oportunidade, ficamos mal.

Canarinho

Tocou na ferida. Infelizmente nao tem como defender a MB

Agnelo

Zeus
Tá escrevendo muito pra dar piti em assunto q desconhece.
Vc já trabalhou com russos???? Eu já….
Outra coisa, não confunda nível de treinamento com profissionalismo. São coisa diferentes.
Mais, efetivo não garante especializações, se o material não puder certifica-lo.
Vc leu aqui no Blog q a Marinha mais poderosas do MUNDO tem só 1/3 aproximado dos pilotos certificados pra embarcar??
Como Bosco disse, a trilogia virou lugar de um bandao de mane querer lacrar.

Vai lacrar em BLog de cozinha, vai.

Esteves

Calma.

Escutar o nada. Ouvir o tudo. Pensar no vazio. Responder respirando…a potência…aonde não parecia haver.

https://youtu.be/O1W4id50fhM

Agnelo

Hahahahah
Rasga a calcinha, rasga!
Tira pela cabeça, Pedro bó

India-Mike

O problema é q na MB tudo atrasa. E se as manutenções são frequentes vão atrasar uma em cima da outra e serem perdidas. Quando são mais espaçadas fica menos evidente e da pra enganar um pouco mas é claro q no final todo navio abre o bico. O Alte. Sabóia ficou muito tempo rodando por aí… até com status pq era o único navio disponível que podia levar o SeaHawk… mas cadê? Espero q de baixa logo tb. Agora como diabos alguém ainda defende esse SSN da MB, que se um dia por milagre ficar pronto vai durar apenas… Read more »

pangloss

SSN da MB? Ah, é só “para criar doutrina”…

Faver

É sério isto dos 4 anos?

Esteves

De 4 em 4.

Willber Rodrigues

Até concordo, mas…
Se não temos $$ nem pra manter o que já temos, de onde vamos tirar $$ pra comprar escoltas usadas?

Joao Moita Jr

Lembro tempos atrás que a Hyundai Heavy Industries propos uma parceria magnífica com a MB. No que deu isso? Outra oportunidade que não vingou?

Zorann

Substituir fragatas velhas, por fragatas velhas? A Marinha não consegue nem adestrar tripulação, nem manter os navios, vai precisar de escoltas pra que? Ainda mais sendo velhas.

Dá baixa em todas estas Niteróis sem valor militar nenhum.

Operar escoltas não é para qualquer um. Estamos falando de navios de guerra, de ter mísseis e munição, de ter manutenção, e de sobretudo, ter tripulação bem treinada. E isto a Marinha não faz, não quer e não vai fazer.

É muita desorganização e falta de comprometimento.

Last edited 2 anos atrás by Zorann
India-Mike

O comando da MB realmente faz muita batatada, mas tem muita gente seria lá dentro ainda. E o nível de adestramento para as fainas sempre foi muito bom. Treina(va)-se posto de combate, controle de avarias, homem ao mar, crash, transferência de óleo e cargas frequentemente. Munição real tb era treinado com frequência e as missilex ainda sao praticamente anuais. É claro q tem coisas preocupantes como o fato de não se ouvir falar de um engajamento de um drone com munição real ha muito tempo, o que nos leva a crer q os Áspide estão inoperantes (os Sea Wolf já… Read more »

Vovozao

30/01/22 – domingo- Btarde, Como postergar a baixa, ela ja passou do tempo, simplesmente para os menos informados, quando passarem proximo a ilha do mocangue verem + 1 fragata atracada. O Bahia, com urgencia deverao ser feito os reparos necessarios, ou teremos em um futuro proximo dar baixa em mais um meio.

Vovozao

Infelizmente a MB passa por um momento muito crítico, neste momento, esperavamos mais empenho dos nossos congressistas, do MD, e, ate do presidente da republica, por ele ser um militar reformado, tem obrigação de saber/entender a dificuldade que a MB passa, das forças militares, é a mais deficiente hoje.

Agnelo

Em meio a toda a crise q ha no mundo, por causa da pandemia, o MD tem buscado manter da melhor forma os $$ para os projetos estratégicos, q irão dar um grande aumento na melhora dos equipamentos das FFAA.
A inexistência de ameaças em curto prazo ajuda, mas não deixa de nos expor ficarmos com equipamentos já “na capa da gaita”.
É um gerenciamento difícil.

Esteves

Todas as Marinhas estão incorporando meios. Incluindo as Armadas aqui na América do Sul como Chile e Argentina. Reduzir programas como os russos fizeram mas já estão retomando as entregas é natural. A tecnologia encareceu demasiadamente a construção dos navios. O problema da produção do petróleo que Esteve com preço zero recentemente, as incertezas quanto ao futuro de 1 mundo movido por combustão, o efeito China que aparece como novo anti modelo econômico, as ameaças eternas no OM, nas Balcãs, no Ártico, no Mar da China, no Pacífico, na Ucrânia, a recuperação militar russa, a ameaça da CN… Pandemia perto… Read more »

Zorann

Você é militar ou brasileiro?

Pelo seus comentários, sempre indo na defesa da corporação, ignorando tudo que há de muito errado e que incomoda os brasileiros dentro das FFAA, só posso intuir que vc é acima de tudo militar. A corporação acima de tudo, Deus acima de todos e o Brasil fica onde?

Não é possível que você não enxergue nada de errado. Não faz isso não, que fica feio. Melhor abster-se, do que defender o indefensável.

Jadson S. Cabral

Eu não sei como vocês ainda têm alguma esperança nesse presidente… “ah, pq ele é um militar reformado”. Vamos esquecer que ele foi um mau militar, que ele saiu do EB com desonra e que ele é um total incauto, tanto no que tange às necessidades das forças armadas, como qualquer outro assunto que diz respeito a república.

Esteves

Ele garantiu os 10 bilhões para as Tamandarés.

Faver

A capitalização da Emgeprom não foi realizada no governo anterior?

Esteves

Paulo Guedes.

Sergio Cintra

Depois de ter feito o movimento e visto que a brecha existente permitiria outros aportes de mesmo tipo – capitalizando a Engeprom, permitindo que aplicasse o dinheiro e assim corrigir a desvalorização cambial, mantendo o valor do contrato em moeda estrangeira, mas permitindo atualização em Reais e sem a necessidade de aditivos de aportes – congressistas entraram com uma ação no STF, que acatou, barrando tais procedimentos no futuro. BRASILEIRO sabotando, não esse governo, mas o Brasil. O que se torce é para que os rendimentos dos valores em posse da Engeprom rendam mais que a desvalorização cambial e sobrem… Read more »

Esteves

Câmbio é uma parte do problema.

Salários, aço, energia, petróleo, moradias, custeios, viagens, aluguéis….

sub urbano

tudo contabilidade criativa

Talisson

Se o Bolsonaro ter lutado por melhores condições para os militares da época foi “desonra”, espero que diga o mesmo para todos os militares que historicamente se levantaram contra arbitrariedades, seja na revolta da chibata, Hugo Chavez, os tenentistas, os 18 do forte, Lamarca e tantos outros mundo afora que lutaram. Bolsonaro não arrumou inimigos os generais da época por dinheiro ou fama mas sim pelos ideais que ele tinha. Tenho o maior respeito por gente assim. Alguns acabaram como heróis, outros como terroristas. Mas todos foram idealistas.

Carlos Gallani

É claro que o presidente é péssimo de corpo, mente e alma, atacou até a BR do mar e só não vê quem não quer mas não podemos atribuir somente responsabilidade politica quando há uma falta de planejamento e cautela da própria MB, a data de descomissionamento dos meio de superfície é conhecida e gera alerta faz muito tempo!

Esteves

Ele, o Presidente atual, fez a parte dele. Mandou a grana que pediram…aliás, mandou mais.

A MB pediu 7…levou 10 bilhões.

A MB não tem competência para manter nossos meios navegando e operando…isso não é da conta do Presidente.

Carlos Gallani

Foi mais ou menos o que eu quis dizer, muitas mazelas podem ser atribuídas ao atual presidente, a falência dos meios de superfície não!

EduardoSP

Mas ele não vive arrotando que é o comandante das forças armadas? Que fala do “meu exército”?
Que assuma a responsabilidade e faça alguma coisa!
Chega de lavar as mãos e jogar a responsabilidade para os outros!

glasquis 7

Não se acaba uma frota em 4 anos.

Rinaldo Nery

“Saiu do EB c desonra”. Saiu porque quis ser vereador. Não crie narrativas amigo. Ele foi absolvido no Conseho de Justificação.

André Garcia

Tá bom, então trata-se de um bom exemplo de militar?

Adriano madureira

Marinha que só dá baixa,baixa e baixa …Nem para adquirir uma mísera unidade de um NpaOc adquire…

E agora o G40 Bahia aparentando defeito,por que a MB está empurrando com a barriga,como fizeram com o A-12.

Faver

Esta do Bahia foi um baque forte e ao que parece o problema é sério. Agora com a constatação de que há ausência de pessoal qualificado a ser embarcado fica feio demais para a MB. Parece falta de planejamento.

Esteves

É falta de competência mesmo.

Satyricon

Se essa definição um dia pode ser usada para alguma força, mundo afora, a MB é o exemplo prático por excelência

MMerlin

Resta saber se a embarcação já estava com o problema do eixo antes de ser entregue.
Se sim, é a segunda embarcação que a França nos entrega com problemas no eixo. O Foch foi a primeira e a questão foi um, dos vários, ponto crítico no levantamento dos custos de manutenção.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
India-Mike

Se já veio pembado ou não isso não mostra desonestidade do vendedor, mas sim desespero do comprador. A MB estava plenamente ciente de todos os problemas do Foch assim como do problema das máquinas do HMS Ocean, mas decidiu-se empurrar com a barriga e rezar para não dar M…

A6MZero

A possibilidade de o problema existir antes é baixa, afinal ele foi inspecionado antes da aquisição pela MB.

Além disso o problema da nossa manutenção ser precária fica ainda mais evidente quando o navio irmão e mais antigo o Sargento Aldea continua navegando sem problemas e com alta taxa de disponibilidade na marinha chilena, e cabe lembrar que o Foudre (Sargento Aldea) é 8 anos mais antigo que o Siroco (Bahia).

Zorann

Que Marinha? Isso aí não é Marinha. Nem Guarda Costeira consegue ser!! Vão comprar Tamanduá e nem tem dinheiro para manutenção de Niterói? E querem operar Tamanduá? Nunca que vai dar certo. Não fizeram manutenção das Inhaúma, não fizeram manutenção do São Paulo, não fazem manutenção de Niterói, não fazem manutenção de Tupi, não fazem manutenção do Bahia, não fazem nem manutenção de Amazonas!!! Nem navio de 500t os caras dão conta de contratar para construir. E tem gente que defende compra de Tamanduá!! Nunca serão operadas como se deve. O dia que parar para manutenção, Deus nos ajude com… Read more »

India-Mike

Na verdade no programa FCT faz(ia) parte do pacote a ‘gestão do ciclo de vida dos navios’ por cerca de 15 anos. Se isso entrou no contrato final eu não sei pq não li, mas ‘teoricamente’ elas deveriam estar cobertas por esse período, mas claro q o que viria depois nós já conhecemos. Olha, eu não amo o programa FCT mas acho q das batatadas da MB é provavelmente uma das menores mas de forma geral concordo com o espírito do seu comentário. O que acho sim um problema crucial é o maldito ‘submarino convencional de propulsão nuclear’. Gostam de… Read more »

EduardoSP

Compartilho da sua visão sobre a MB.
A falta de liderança e de clareza sobre a nossa realidade estratégica, política e orçamentária afundou a Marinha.

Kornet

Quando a galera desce a lenha na MB,é um problema atrás do outro.
Sinceridade, não dá para entender se é falta de dinheiro e\ou planejamento.
Que bons ventos soprem para a MB.

Allan Lemos

É falta de planejamento. Não falta dinheiro para a MB e nem para as demais forças, o nosso orçamento militar é parecido com o de Israel. O problema é que a prioridade dos oficiais é a manutenção de um número imenso e desnecessários de militares na ativa.

É uma pena que não haja um presidente com coragem o bastante para botar o pau na mesa e falar aos almirantes que a MB não precisa e não vai ter 80k homens enquanto que a RN tem 34k e a Marinha Francesa tem 37k.

Mauro Pacheco

E por que vc não vai em Brasília, dá um soco na mesa do Presidente e chama a atenção dele para os erros na Adm da Marinha? Vai lá…………… vai!

Allan Lemos

O meu recado ao Presidente será dado em outubro.

Welington S.

E o quê garante, caso seja eleito outro presidente, que esse presidente, vá dar um tapa na mesa, apontar o dedo na cara da MB e dizer que eles não podem ter 80 mil cabeças? KKKKKKKKKKKKK Entra lá o político que for, isso não vai acontecer. Um comentário interessante que li. Hoje a MB conta com um efetivo de 80.000 militares em curva descendente para alcançar a meta de 69.000 integrantes. Entre navios e embarcações de pequeno porte existem cerca de 300 meios navais diversos, além de mais de 80 aeronaves. E bom lembrar que o litoral brasileiro possui 7.400… Read more »

Allan Lemos

Tudo bem. Vou acreditar que uma marinha de águas azuis consegue manter uma presença global com apenas 34k marinheiros, mas a MB precisa de 80k para patrulhar rios e córregos.

ironic mode on

India-Mike

Em outras marinhas o pessoal serve pra justificar os navios. Aqui é o contrário, mantém-se os navios para tentar justificar o pessoal. A lista de navios parados que todo mundo sabe que não vai voltar jamais é enorme. A MB ‘tem dinheiro’ pra adquirir, manter e operar quantos navios escolta? Aparentemente só as 4 FCT. Pois bem. Pq temos q fingir que ‘mantemos’ 9 escoltas hoje em dia se eles mal tem condições de navegar? Seleciona os 4 melhores e trata com carinho, com 2 tripulações por navio, saídas frequentes ao mar e seguindo os PMGs. Os outros 5 canibaliza… Read more »

Esteves

É exatamente isso que o CN informou. Manter o que há na operação. Baixar o que não navega.

Mas…falar é uma coisa, colher resultado é outra.

Piassarollo

Pior que não são 9, e sim 8 escoltas no papel, porque a F42 já era. Restam apenas 7 escoltas na realidade. Abs

Esteves

Precisa perguntar ao ex porque ele aumentou o efetivo em 20 mil.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Eduardo Angelo Pasin

O grande efetivo mata as forças armadas ele não deveria ser maior do que 100 a 120 mil militares

Last edited 2 anos atrás by Eduardo Angelo Pasin
Eduardo Angelo Pasin

Nosso orçamento é +- a da Austrália e não temos nada parecido com o que eles tem

A6MZero

Allan comentário justo e direto no ponto, não falta dinheiro falta planejamento e gestão.

Os números de verdadeiras marinhas com capacidade global que citou deixam evidente o quanto a MB é inchada, beira ao ridículo um contingente desses para uma marinha diminuta em meios e capacidade.

Marcelo R

Continuam fazendo administração AO CONTRÁRIO……..com o dinheiro da nação…

A MARINHA NAO É UM MUSEU….

CHEGA DE COISA VELHA E INUTIL….

Não tem recursos…. baixa já……

para tudo que o custo é MAIOR QUE A FINALIDADE….

TUDO que ficar muito caro para MANTER….

DEMITE….. vende…. sucateia…..

Se 5 fragatas não estão mais operacionais….

Desmonta 2 e põem 3 em condições de uso…

Melhor uma força naval MENOR… MAS com

Algum material flutuante em mínimas condicoes de uso…

Reduz esse povo….80.000 pessoas…. pode ficar com 25.000 ….

Faltam profissionais específicos….

Abram cursos internos…

Serviços NAO ESSENCIAIS…. terceiriza tudo….

Agnelo

Quem dera fosse fácil cortar efetivos rapidamente. Não tem jeito, tem de se esperar cada interstício, para abrir menos vagas nas graduações acima e assim cortar quem não passa nas provas pra promoção. Demora. E a justiça fica com as garras fortes pra não mandar antes da hora. É muito difícil mandar homens de unidades diferentes, com avaliações diferentes, sendo q todos estão em bom comportamento e cumprindo seus deveres. A única forma é esperar cada interstício. E tem outro problema. Enquanto houver a previsão de outra esquadra nas PND /END, tem q ter gente pra “receber” esses meios e… Read more »

Gabriel

Parabéns pelo comentário coerente e lúcido.

Infelizmente muitos entusiastas não compreendem o mínimo de administração e leis e acham que é simples cortar 10mil militares do efetivo e usar os recursos para aquisição de meios navais.

Chega a ser risivel esse tipo de “idéia”.

Agnelo

A trilogia tá difícil….. muito mane sem noção.

Paulotd

Porque que estão abrindo concurso então? No mínimo, era pra fechar a porteira por muitos anos. Tudo mundo sabe que a MB tem excesso de efetivo. E ano passado teve mais concursos..

Eduardo Angelo Pasin

Esse também terá

Faver

Tem modo de se fazer isto. Olhe para o tamanho da Estrutura Organizacional da Marianha, é gigante. Reformula a estrutura. Passa a administração, licença e fiscalização distritos navais para a PF ou setor privado ou outro. A Marinha tem de ser de Guerra e Patrulha. Terceiriza atividades e se não funcionar, contrata profissionais de guerra…

Sergio Cintra

Tem que mudar a forma de transmitir o modo de pensar da ESCOLA NAVAL.
A forma de pensar e educar esta viciada. Tem que se executar uma mudança de paradigma.
Enquanto tiverem Srs.de “baixa estatura militar” em pé nos ônibus da Marinha, não podendo sentar nos bancos vazios ao lado de oficiais, continuaremos assistindo a ‘Fleugma e a Soberba’ imperar no lugar da ‘Simplicidade e Lógica’.

EduardoSP

Mas tem anos que os concursos de admissão na Escola Naval tem o mesmo número de vagas. Se tivessem começado há 10 anos atrás, já tinha tido efeito. Todo oficial vem com essa conversinha de é difícil, tem de fazer devagar, demora….

Mauro Pacheco

maior comédia esse comentário, que é uma vergonha, típico de quem não conhece nada do meio, e vem aqui só para “assinar o ponto”.

Carvalho2008

O que o amigo fala é legal? A legislação permite?

Carvalho2008

PEC Proposta de Emenda Constitucional

Faver

O que sai mais barato? Tercerizar ou manter tropa atual? Conceito liberal deve ser aplicado neste setor que não está funcionando bem. Tercerizar uma parte do futuro contingente das FAs com pessoal profissional e aposentar parte dos atuais. Leva tempo, mas a gritaria ia ser grande.

Esteves

A “tropa atual” são efetivos estatutários. Pessoal da administração pública civil ou militar que gozam de estabilidade no emprego.

Terceirizar não significa economizar. O Estado pode contratar serviços de terceiros para manutenções, conservações, transporte, moradia, viagens…

Terceirizar é substituir tarefas que não precisam serem realizadas pelo próprio como pinturas…e que não são foco da MB que existe para empregar o poder naval, mas que ao longo dos anos vem mesmo é dando emprego.

Aposentado também recebe.

Antonio Palhares

Isso aí.

Piassarollo

A maioria das marinhas no mundo está esticando o tempo de seus navios, os meios que tinham uma expectativa de vida entre 25 e 30 anos no máximo, hoje em dia devem ser usados para alem dos 35/40 anos. Vide o caso dos destroirres AB dos EUA, que serão usados até o limite. Fragatas européias que eram comumente usadas por 20/25 anos, hoje normalmente são usadas por 30 ou mais anos. O reflexo disso, está na escassez cada vez maior de navios usados em bom estado, Hoje, salvo engano, em relação à combatentes de superfície de médio ou grande porte,… Read more »

Piassarollo

Fui pesquisar por navios usados e encontrei 4 fragatas Maestrale provavelmente disponíveis para venda, todas com mais de 30 anos.

Mauro Pacheco

Compra essas fragatas para vc e guarda na sua casa!!!!! Um abraço meu amigo.

Piassarollo

Mauro, não estou dizendo pra marinha comprar essa ou aquela fragata, só comentando o que existem de meios disponíveis hoje. Se são meios ainda válidos ou que somariam à nossa Marinha, teriam que ser estudados. Alguns países pensam diferente , o Bahein recentemente adquiriu outra OHP, e existe uma grande chance da Ucrânia ficar com duas ou mais delas. A Indonésia pode adquirir pelo menos duas Maestrales recondicionadas. E por aí vai, abs

glasquis 7

KD o Deslumbrado do Alexandre?

Grifon Eagle

A nossa Marinha está com sérios problemas. O orçamento militar precisa ser aumentado, o congresso precisa liberar mais recursos para as nossas forças armadas. A situação da Marinha é precária.

Luis

Mais recursos pra canalizar tudo para o Prosub?
Assim fica difícil!.
Ela optou em priorizar os submarinos, agora tá pagando o preço.

Johan

A questão de destinar o orçamento para o ProSub não foi questão de escolha e sim cumprir com o contrato assinado. Projeto demasiado caro e sem nenhuma garantia de continuidade.

Senador Romano

Infelizmente o congresso só está preocupado com fundão eleitoral e em travar reformas e leis que de fato tentariam amenizar/dar um rumo pra o Brasil.

Esteves

Quais são as leis e reformas que estão “travadas”?

Jadson S. Cabral

Quais foram as reformas que o governo mandou para o congresso e que estão travadas?

Faver

Previdência, trabalho, teto de gastos, liberdade econômica estão aí disponíveis. Nos últimos 5 anos foram a reforma do ensino médio, lei das licitações, marco do saneamento, PEC emergencial, nova lei de falências, autonomia do banco central, marco legal das Startups, etc….. Melhorou muito? Foi perceptível? Não! E o mantra Reforma, reforma, reforma continua forte… Isto já cheira a Fetiche, daqueles tipo o que chamam o Brasil de país do futuro. O Brasil precisa de crescimento econômico e social.

Allan Lemos

Quando é que vão entender que o nosso orçamento NÃO é o problema? Como poderia ser se ele é equivalente ao de Israel? Acorde para a vida, camarada. O problema é a falta de noção e de competência dos oficiais das 3 forças. Você quer aumentar o orçamento do MD para quê? Para pegarem esse dinheiro extra e começarem a fazer concursos públicos a torto e a direito ou começarem a fazer reajustes bem gordos no soldo? Fala sério. Se você acha que um possível aumento no orçamento da MB vai resultar em 2 porta-aviões e fragatas de 7k tons… Read more »

pgusmao

Concordo plenamente, o problema das nossas Forças Armadas não é $$$$, mas péssima gestão crônica, não é de hoje ou de ontem, isso se arrasta há muito tempo, não é possível as Forças Armadas gastarem 85% em folha de ativos e inativos, termos uma quantidade imensa de oficiais generais para um país que não vê guerra há tempos, aposentadorias de coronéis entre 40/45 anos. As prioridades na compra de material bélico são absurdas, é inacreditável gastar com aviação naval sem ter porta-aviões, aonde está o planejamento, sem dizer o caso do pagamento de aviões de guerra submarina KC-2 Turbo Trader,… Read more »

Adriano Madureira

Não adianta aumentar o orçamento em 2-3% do PIB se o grosso das despesas continuará sendo o mesmo…
Enquanto esses generais, almirantes e Brigadeiros barrigudos não tomarem medidas concretas de enxugamento na maquina militar, 83,5% continuará sendo gasto com pessoal e o que sobra ficará para gastos de manutenção e aquisição de meios…

Agnelo

Acho melhor vc estudar tabuada…..
Se o $$ aumentar, a proporção pra pessoal vai diminuir, pois está “amarrado”,

Willber Rodrigues

Segundo o Portal da Transparência, o orçamento da Defesa em 2021 foi no total de 84 bilhões.
Em 2020, 82 bilhões.
Em 2019, 85 bilhões.
Tú acha mesmo que todos os problemas da Defesa seriam resolvidos com AINDA MAIS dinheiro?
E esse dinheiro a mais sairia de onde? Da Saúde?
Quem fala que tem que aumentar a verba pra Defesa não tem o mínimo de vergonha na cara.

Caio

A marinha poderia ter o orçamento da equivalente dos EUA que permaneceria fraca, e só uma ótima fonte de riqueza para oficiais. O problema das forças e dos demais serviços no Brasil não é falta de dinheiro e sim de senso de dever, responsabilidade, patriotismo de verdade e menos arrogância, prepotência e hipocrisia para Zé povinho aplaudir.

A6MZero

Liberar mais recursos para alguém que não tem demonstrado competência? A solução das forças não é injetar mais dinheiro ou ficar como o comando das forças que entra ano sai ano vai ao congresso dizer o mesmo bordão “2% do pib”, sem sequer apresentar qualquer plano de estruturação e melhora na gestão. Nossas forças tem uma gestão vergonhosa parece amadora, temos forças inchadas, obsoletas e sem qualquer eficácia, parece que paramos no tempo e o pior não há qualquer menção de mudança no futuro afinal os militares estão confortáveis com seus luxos e benefícios e a classe política parece estar… Read more »

glasquis 7

Bahia precisa de reparos urgentes para que o problema não se torne maior.”

E qual a dificuldade de docar ele para manutenção?

Esteves

A mesma dificuldade que fez sumir o Riachuelo e o Humaitá, que cancelou o KC390, que entregou 2 Gripens, que atrasa o início das Tamandarés, que impede a incorporação de navios em construção, que conta histórias sobre o submarino nuclear, que impede o aprestamento das tripulações…

glasquis 7

Então vai navegar até acabar?

Willber Rodrigues

Aparentemente, essa é a idéia

Esteves

Para de rir.

glasquis 7

???

Esteves

Tá rindo. Isso (ficar no meio do caminho) pode acontecer com qualquer um.

glasquis 7

Rindo do que?
Enquanto o Brasil não assumir a sua posição, América do Sul não será levada a sério por ninguém. África é Terceiro mundo mas a gente nem categoria tem.

Vcs acham que a gente torce contra mas é muito pelo contrário. O Brasil é metade da região. Enquanto não se erguer, ninguém mais conseguira se erguer.

Esteves

Pelo tamanho? Que posição é essa? Isso interessou naquela época de gigante adormecido, o continente penderá para o lado que o Brasil pender, ame-o ou deixe-o, acordo militar com os norte-americanos, ameaça dos vermelhos, invasão dos mundos… Vamos ser práticos. Esses países nossos precisam romper o atraso…o estado de inércia tecnológica, a repetência dos golpes, os ataques contra as previdências públicas, as tentativas de destruírem os poderes (fizemos um plebiscito para escolhermos o tipo de governo atual com 3 poderes), o analfabetismo, a ignorância, a falta de saneamento, a péssima distribuição de renda, o narcotráfico… Isso é tarefa de cada… Read more »

glasquis 7

Não. Se a Bolívia, o Chile ou o Equador fizerem a sua parte será insignificante para a região. Precisamos que Brasil, Argentina e Colômbia, tomem a vanguarda. Enquanto estes países estiverem acomodados, a região não crescerá. Precisa e volumem.

O Chile e o Uruguai trilharam essa e não deu em nada.

Thiago A.

Israel é um país minúsculo,menos de 10milhoes de hab. e pouquíssimos recursos, cujo percurso todos conhecem…mesmo assim consegue e conseguiu modelar e influênciar o rumo de toda aquela região. E olha o tamanho e importância dos vizinhos. Do jeito que você fala parece que o Chile e o Uruguai são dois tigres asiáticos, uma Singapura ou Coreia. Economias altamente desenvolvidas e complexas, um relevante parque industrial e elevados índices de inovação. Me parece que nenhuma dessas características se encaixam em nenhum país da nossa região. Então menos, muito menos. Se o Chile( ou Uruguai ) um dia alcançar o mesmo… Read more »

Thiago A.

Até lá, so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do Norte, quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR ) . Kissinger continua tendo razão. “Nada importante pode vir do Sul. A história nunca foi produzida no Sul. O eixo da história começa em Moscou, passa por Bonn, atravessa o oceano até Washington e depois chega em Tóquio. O que acontece no sul não importa. Estás a desperdiçar o teu tempo. ” G.V. : ” Sr. Kissinger, você não sabe nada sobre o Sul.'” H.K. : “Não, e eu não me importo.” G.V.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Glasquis 7

Que viagem.

Glasquis 7

“Até lá, so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do Norte, quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR ) “ Aqui a sua xenofobia se mostra com eloquência. Apenas uma menção e vc transforma o debate numa tentativa de insulto e menosprezo pelo Chile. Mas se eu dizer que o problema da MB não é falta de dinheiro mas sim gestão, vc corre todo ofendido a dizer que eu insulto o Brasil, que assim como o Chile, é “so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do… Read more »

Glasquis 7

Finalmente:

quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR )”

O que tem a ver o TIAR na sua argumentação?

NADA!

Thiago A.

TIAR / Guerra das Malvinas ? Ué,
esqueceu que apoiaram ativamente os ingleses, foram um dos poucos países da região com essas postura. E agora nos teus comentários invocas mais colaboração … contraditório.

Glasquis 7

“esqueceu que apoiaram ativamente os ingleses, foram um dos poucos países da região com essas postura.” No caso Chileno existe um motivo pra esse apoio. Inglaterra é um aliado histórico do Chile, não assim a Argentina que, historicamente tem apunhalado as relações desde os tempos da Coroa. Além do mais, foi uma “devolução de favores” para com a Argentina que em 1.891, ofereceu tropas, petrechos, armas e informações sobre a situação militar do Chile a EEUU e chegou a oferecer o uso do seu território pra uma invasão Americana ao Chile durante o Conflito Baltimore. Antes de postar as asneiras… Read more »

Glasquis 7

Israel é um país minúsculo,menos de 10milhoes de hab. e pouquíssimos recursos,…”

Israel é uma nação enorme, espalhada nos 4 cantos do mundo e muito bem posicionada. Tem aliados poderosíssimos e uma história que transcende os 2.000 anos. Vai querer comparar com nações que tem apenas 500 anos?

Thiago A.

Enorme ? Diga os números dessa população.
Aliados ? Sim, foram muito expertos, trocaram de aliados como trocam de roupa até chegar e obter o que queriam. Mérito deles.
Chile também teve como aliado ao longo da história os britânicos, inclusive tem em seu território uma das maiores comunidade da AL de descendentes britânicos.

“2000 anos de história” e ? Foi uma potência nesses 2000 anos? Israel nasce com o movimento sionista o resto é bobagem.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Glasquis 7

Enorme ? Diga os números dessa população”
Só nos EEUU são uns 6 Milhões. Ao redor do mundo são uma população bem maior que a do Chile.

Thiago A.

Realmente enorme :
20 milhões no máximo…

Glasquis 7

Bem maior do que o Chile. Pra vc que é Brasileiro, 20 milhões é pouco mas, pra um pais que tem no máximo 16 milhões (18 com os imigrantes) 20 milhões é bastante.

Glasquis 7

Aliados ? Sim, foram muito expertos, trocaram de aliados como trocam de roupa até chegar e obter o que queriam. Mérito deles.”

E eu disse algo ao contrário ou critiquei isso?
A tua xenofobia contra o Chile é tal que te cega e te faz discernir coisas que eu em momento algum disse ou julguei.

Glasquis 7

Chile também teve como aliado ao longo da história os britânicos, inclusive tem em seu território uma das maiores comunidade da AL de descendentes britânicos.”

Novamente, eu disse algo diferente disso?
Eu critiquei alguém por isso?

Glasquis 7

“2000 anos de história” e ? Foi uma potência nesses 2000 anos? Israel nasce com o movimento sionista o resto é bobagem.”

O sionismo nasce no século XIX ou seja que, segundo vc, os Judeus que, condenaram Cristo ou os que fundaram o Judaísmo em XVIII a.C., eram viajantes do tempo?

Leia, eu postei claramente:

Israel é uma nação enorme, espalhada nos 4 cantos do mundo e muito bem posicionada. Tem aliados poderosíssimos e uma história que transcende os 2.000 anos”

A Nação Judia existe bem antes do do século XIX

Glasquis 7

Do jeito que você fala parece que o Chile e o Uruguai são dois tigres asiáticos…”

Respondo pelo que eu escrevo, não pelo que vc entende.

Thiago A.

“Chile e o Uruguai trilharam essa e não deu em nada. ”

“Respondo pelo que eu escrevo, não pelo que vc entende.”

Isso é o que você escreveu . Trilharam o que ?

Glasquis 7

Se acalme, tomo um gole d’água e respire fundo. Parece que da próxima vez que vc leia “CHILE” terá um enfarte de tanto ódio.

Pro bem do debate, vamos voltar pra MB pois o Chile não entra nesta matéria.

Thiago A.

Que ódio rapaz. Para ter ódio deveria ser significante .
Apenas estou rebatendo suas colocações.
E não se faça de vítima meu caro dissimulado… Quem não te conhece, que te compre.

Glasquis 7

Que ódio rapaz.”

Esse teu evidente ódio pelo Chile. Até mente. KKK

Thiago A.

Se tu enfia teu país em qualquer debate aqui não é culpa minha. Apenas me permita rebater, por favor não se ofenda. Quem é obcecado pelo meu país é você, Abs

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Glasquis 7

Se tu enfia teu país em qualquer debate aqui não é culpa minha”

Não, não enfiei o Chile no debate. Quem lê o nome do Chile e fica cego aqui é vc.

Não nada que vc diga que possa me ofender, Quem fica a se remoer de ódio é vc.

E não sou obcecado pelo Brasil, sou obcecado pelo Chile. Assim como vc.

Thiago A.

Sou tão obcecado pelo teu país que estou em fórum chileno em espanhol enfiando o meu país em qualquer debate.
Ah não, espera…esse é você aqui rsrs

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Glasquis 7

O Forum é internacional, não discrimina nacionalidade dos seus participantes e eu, estou neste forum há muito tempo vc é apenas um novato em comparação a mim. Não queira ser dono daquilo que não lhe pertence.

Sempre vem vc pra desvirtuar o debate. Te doe tanto que não consegue ignorar. KKK

Thiago A.

E onde eu afirmei que eu sou o dono ? Apenas apontei o óbvio, o domínio desse site é ” BR” , a comunidade virtual que frequenta e comenta é na maioria brasileira, o idioma é o português… Só estranhei essa “paixão” de um fanático chileno pelo Brasil, querer todas as vezes se comparar ou ser melhor. Novato ? Já sou carequinha rapaz. Talvez jovem, dependendo da sua idade, mas “novato” não. Acesso esse espaço bastante tempo para saber quem é quem. Reconheço os bons, os que só querem fazer proselitismo político e sobretudo os dissimulados. Você se encaixa na… Read more »

Flanker

Cara, “acho” que tu é o alter ego do Alexandre….só assim para terem tanta semelhança no desprezo pelo Chile. O que aconteceu/ Algum chileno fez algo de ruim para vocês que os deixou traumatizados?

Thiago A.

Eu “acho” que você é um alter ego do glaquis 7, só assim para justificar tamanho viralatismo para tomar as dores dele todas as vezes. Até parece que não conheces a atitude dele. Você é novato e nunca observou como ele atua…? Não, novato você não é… então

Flanker

Deixa de ser criança. Sou brssileiro, gaúcho, nascido, crescido e morador de Santa Maria. Tenho orgulho de Santa Maria ser uma cidade vocacionada aos setor militar. Aprendi há muito a separar paixão de realidade. Uá tive muitas discussões com o Glasquis. Mas, eu não tenho a aversão de vocês à tudo que se refere ao Chile. Só isso. E não tento engrandecer o Brasil criticando os outros, com vocês fazem.

Thiago A.

Fala mais glaquis /Flanker. ??

Do nada o sujeito brota, abrindo os comentários assim, tentando fazer gracinhas. Agora faz isso em uma matéria sobre o país dela…nessas hora até tu, do alto da tua maturidade, fica lá puxando o saco … E fica dolorido, querendo falar de desmerecer ou criticar. É cada coisa

Flanker

Mostra, de novo, tua infantilidade! Eu nem vi isso daí….mas, o A-Darter teve um monte de dinheiro gasto, ficou pronto e o que acontece? Nada!! Essa defesa intransigente que tu e vários outros fazem de tudo só porque é brasileiro, ao invés de ajudar, só atrapalha. No caso do próprio A-Darter….é um sucesso? Claro que não!! Não adianta nada desenvolver e não produzir. É esse tipo de coisa que tem que ser combatida. O Chile é um país pequeno, com economia ínfima perto da brasileira. Não é ameaça à nós. Temos que criticar, apontar os erros e defeitos do que… Read more »

Thiago A.

Você falou bem agora . ” TEMOS !” NÓS brasileiros, ele que vá falar dos problemas e criticidades do país dele no reduto de egocêntricos chauvinistas do razon y fuerza.

Só pra constar a matéria não era sobre A-Darter, foi só uma provocação gratuita, um grande desejo dele nos sonhos mais molhados de uma noite de verão que outros projetos brasileiros fossem abortados.

Quanto ao A-Darter não, não foi um sucesso mas para cada A-Darter há também outro exemplo de sucesso, coisa que sujeito sempre esquece de mencionar.

Thiago A.

“O Chile é um país pequeno, com economia ínfima perto da brasileira. Não é ameaça à nós.”

Sua percepção, não a minha. O unico que não oferece ameaça alguma e considero amigável é o Uruguai. O resto é resto que deseja a nossa queda.

Esteves

Claro né.

Qual o tamanho da economia do Uruguai? Ficou desse tamanho por conta dos acordos tarifários do Mercosul. Poderiam ainda estar vivendo de comerem biscoitos.

O Chile foi pelo mesmo caminho pseudo liberal. Destruiu a previdência pública, resignou-se em uma economia de quase nenhuma tecnologia, reduziu serviços do estado, mantém-se como exportador de commodities.

Na Europa cada um faz sua parte. Ou não?

Glasquis 7

“O Chile foi pelo mesmo caminho pseudo liberal. Destruiu a previdência pública, resignou-se em uma economia de quase nenhuma tecnologia, reduziu serviços do estado, mantém-se como exportador de commodities.” O Chile não vai pelo caminho Pseudo Liberal. O Chile é o Pai do Neo Liberalismo. Algo muito diferente. O Chile não destruiu a Previdência Pública, Apenas entendeu que, do jeito que ia, o rombo acabaria por quebrar a economia do país e foi criado o sistema de Administração de Fondos de Pensões. Que o sistema tenha sido desvirtuado em alguns casos, não o desabona. O Chile desenvolve tecnologias sim, mais… Read more »

Esteves

Teste.

Glasquis 7

Lembrando que quem acusou de estar rindo foi vc, sem nenhum motivo. Apenas um ataque gratuito da sua parte.

Esteves

Provocação.

Vc está bem? Todos bem por aí?

glasquis 7

Eu estou, só não sei como está que escreveu isto:

Para de rir.”

Jadson S. Cabral

Incompetência e má gestão dos recursos públicos

737-800RJ

“[…] pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.”
80.000 funcionários, poucos navios pra navegar e ainda falta gente especializada?
Algo de errado não está certo… A administração da MB tá bem ruim, hein?

Guilardo Pedrosa.

Colega. Muita gente aqui não gosta de críticas porquê só vê o que quer. A bronca veio de uma grande falha estratégica dos nossos luminares almirantes, que com orçamentos bem conhecidos, jogaram as fichas de forma completamente equivocadas. Desviaram grande parte do dinheiro para um projeto miraboleco, quase inexequivel, com um combo completo para a construção de subs, inclusive estaleiro novo, além de despejar dinheiro a fundo perdido num sub nuc, que ninguém sabe se será concluído, e quando. Preferem gastar, numa situação dessa, uma fortuna lá para as bandas da Antártica, sem qualquer proveito, apenas para manter um status… Read more »

Jadson S. Cabral

O Proantar é importante sim. É ciencia e ciencia nao é gasto. O Prosub tbm é importante. O problema é outro.

Thiago A.

Vai explicar. Falam em desenvolvimento; falam de tecnologia e industria; falam de geopolítica; falam de importância; falam de projeção; falam em defesa… Cada coisa. Mentes tacanhas. Uma facada pelas costas desse país, culpar o PROSUB pela situação da MB . Um dos poucos programas dignos de nota . Afirmar que a situação precária da MB é culpa do PROSUB é desonestidade. Tirar o PROSUB não vai mudar o fato que os recursos destinados em investimento e modernização são escassos, longes do padrão de uma FA moderna e racional. Qual è o padrão estabelecido pela OTAN ? 50% dos gastos com… Read more »

Thiago A.

Willber Rodrigues

“Muitos sobressalentes que viriam da canibalização da F42 dariam uma sobrevida às outras FCN, porém agora essa fonte de peças secou.”

É um eterno “tapa aqui, descobre alí…”

“Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia – G40 está com um problema sério no eixo, que só tem sido remediado.”

Quanto tempo até o Atlântico começar a abrir o bico tambem?

Piassarollo

Tirar peças velhas de navio velho, para colocar em outro navio velho. É o que temos pra hoje!

Willber Rodrigues

Vários navios velhos esperando a baixa de outro navio velho pra se manterem.
Como o navio velho vai continuar empurrando água, os outros navios velhos vão ter que esperar a aposentadoria de outro navio velho.
O modus-operandi da MB é um negócio divino…

A6MZero

Falta de manutenção decente e cuidados básicos, como a maioria dos meios da MB as manutenções precárias as gambiarras e o “jeitinho” que no final acabam custando caro…

Enquanto isso o navio irmão do Bahia o Sargento Aldea segue navegando sem problemas e com alta disponibilidade no Chile, mas lá ao que parece as manutenções são cumpridas a risca.

Glasquis 7

O Sargento Aldea é bem mais velho. Tem 8 anos a mais.

A6MZero

Realmente o Sargento Aldea é mais velho e mesmo assim apresenta uma ótima disponibilidade na marinha chilena, sinal de que lá se faz as manutenções em dia e são cumpridas a risca.

Planejamento e boa gestão fazem a diferença.

Glasquis 7

É, quando não se tem dinheiro, tem que manter certinho pra não ficar à deriva. O Chile não pode-se dar ao luxo.

BK117

Tripulações destreinadas, navios mais antigos quase caindo ao pedaços, gambiarra pra manter navio danificado navegando, e o orçamento ó… ÓÓÓ…

Não vejo, porém, o valor do orçamento anual como único vilão. Devemos levar em conta a falta de previsibilidade do orçamento e, principalmente, falta de planejamento. Como deixamos chegar nesse nível?

Tô começando a achar que os meios de esquadra estão com um problema de junta

Last edited 2 anos atrás by BK117
Rafael T.

Falta de planejamento é evidente. A nossa marinha é voltada para defesa e não ataque… Então eu acho um desperdício de dinheiro em construir um submarino nuclear, até porque para defesa, submarino convencional é mais silencioso e útil do que nuclear, cancelaria esse projeto das Tamandaré e focava em corvetas, e daria baixa em todas as fcn deficiente ( acredito que a liberal e constituição estão no fim junto com a Greenhalgh e rademaker) da linha, resultando isso que eu falei com 10 submarinos convencionais, mais 10 corvetas e mais uns 10 navios patrulhas oceânicos parecida com classe Amazonas e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rafael T.
André Luís

O importante é manter o uniforme branquinho para as fotos de eventos formais. O resto é secundário.

Jadson S. Cabral

Deixa ver se eu entendi… a maior marinha de terra do mundo, com um pessoal maior que alguns exércitos e quase sem navios tá sofrendo com falta de pessoal de algumas especialidades para mais dúzia de navios que tem??? Meu deus, o problema é bem maior do que eu imaginava. O buraco é bem mais embaixo. Tá sobrando é incompetência

Bardini

Essa é a Marinha que vai operar Submarino Nuclear?

Caio

Depois de 23 bilhões de Reais gastos, em valores atualizados ,o povo do peito estufado , tem que operar nem que seja a remo.

Last edited 2 anos atrás by Caio
Esteves

O problema maior não é o que gastaram. São os 27 bilhões que faltam gastar.

Satyricon

Lembrando que o complexo radiológico previsto para Itaguaí é o equivalente a uma usina nuclear, que não gerará um mísero MW.

Os seja, será uma unidade eternamente deficitária …

Satyricon

Venho falando isso há anos (E sendo massacrado por isso)

Faz algum sentido uma marinha que sequer consegue manter operativos meios de superfície querer operar um SubNuc?

Isso tem alguma lógica?

Thiago A.

E o problema é o Prosub ou isso aqui ? ?

Thiago A.

Deixo esse link para quem quiser ter uma idéia de qual é a direção e as soluções que buscam fora daqui:

https://www.analisidifesa.it/2022/01/riduzione-e-invecchiamento-degli-organici-militari-valutazioni-e-proposte/

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Esteves

As soluções serão sempre domésticas. As causas dos problemas também. Quem entra busca estabilidade de emprego e benefícios públicos entre eles…as aposentadorias.

O problema é quem ousará enfrentar:

“provvedimento impopolare, dando ascolto ad argomentazioni corporative o inchinandosi a pressioni demagogiche.”

  • populismo, aprovação popular
  • reações das corporações e do corporativismo

E, como suplantar o ego e a demagogia que sobram nas elites governistas.

Thiago A.

Sim, mas o problema está ali prezado Esteves.
È inútil culpar esse ou aquele programa . É miopia não enxergar que o problema é a barragem que seca o lago, que não permite a passagem de água suficiente. A água existe é suficiente, dá para sustentar esses programas. Mas por que permanece essa barragem ?
Inclusive no artigo são elencados vários modelos, do alemão até o britânico.

Paulotd

Quantidade de “bacalhau” que deve ter nesse navio deve ser coisa de outro mundo. Uma coisa temos de admirar: Brasileiro é bom de improviso, pra fazer isso daí navegar 50 anos..

Jadson S. Cabral

Dever ser apertando um parafuso e caindo outro, luz vermelha acendendo em tudo que é canto.. aliás, se bobear nem as luzes de alerta devem funcionar mais kkkk aliás novamente, será que existe uma luz de alerta para indicar que as luzes de alerta não estão funcionando? E se essa queimar tbm?

A6MZero

Improviso que custa caro, essa mania de fazer gambiarras e dar um jeitinho é ridícula numa força militar.

Ai quando o meio for realmente necessário ela falha ou quando se enfim vai fazer a manutenção certa o custo é majorado em razão dos danos causados pelo “jeitinho”, se existe um cronograma de manutenção que seja cumprido a risca, se não é possível por falta de recursos então que a força seja reestrutura para caber no orçamento.

India-Mike

*Decisão de última hora de usar a F42 pra apoiar as provas de mar dos S-BR? Sim, pq afinal de contas ninguém no CON nem sabia q o Riachuelo ta em provas de mar faz mais de ano né? *Há 9 anos a Consub tá tentando atualizar o CMS do navio, mas pra que já que os sensores, os aspide e o boroc estão inoperantes faz tempo? Da baixa nessa desgraça e para de dar dinheiro pros companheiros. *Tripulacoes sem adestramento? É lógico… os navios não vão ao mar. Aquela geringonça do Mattoso Maia (e outros) não vão ao mar… Read more »

Esteves

Isso cantamos quando o navio chegou. O Pielstick do Atlântico vai fazer 30 anos. Quando parar…parou.

Na época Esteves encontrou um trabalho em Portugal sobre manutenção desses motores. São motores para 30/35 anos…navegando 10/12 nós.

Parou…parou.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Esteves

Ultimamente ele não vinha acertando.

Arthur

Quatro Corvetas (elevadas à condição de fragatas) Tamandaré e 04 submarinos Scorpene + 1 nuclear para 2030 novos. Por que não constroem mais NpaOC, mais baratos, ao invés de um submarino nuclear que se transformará em elefante branco? Se a marinha já não dá conta dos navios que tem hoje, imagina no futuro… e se arrasta assim desde os anos 80. Aliás não foi a Emgepron que projetou as Inhaúma com proa baixa (‘proa molhada’)? Para serem usadas no Atlântico? Não admira existirem ‘problemas de integração com sistema de armas’ em nossas Niterói…

Nilson

Só uma correção, a Emgepron não projeta navios, ela meramente gerencia projetos navais. O projeto da ex-Tamandaré era da própria Marinha, que tem o CPN – Centro de Projetos de Navios – www.marinha.mil.br/CPN.

Leonardo

Quanto será que ficaria a compra das 6 Abukuma caso o Japão desse ok para a venda? Será que não daria para modernizar? Deixo para os mais experientes…

comment image

Esteves

Os menos experientes respondem.

Se não tem grana para atualizar e manter navios nossos dos anos 1980, não tem grana para comprar e manter navios japoneses…usados.

Hi.

Carvalho2008

https://projetosalternativosnavais.wordpress.com/2021/04/21/corvetas-abukuma-para-a-marinha-do-brasil/

Mestre Vovozao já dizia…mas da forma como as coisas estão quentes na Ásia, talvez o Japão tenha planos de uso ainda delas

pedroctba

Demitam todos os almirantes e oficiais superiores, contratem oficias de Marinhas de verdade de outros países, derem o reset nessa marinha e sigam em frente. O mesmo vale para as outras Forças.
Isso é problema cultural, nao tem nada a ver com recursos ou qualquer outra coisa. Enquanto o Brasil ficar sustentando militar que acha que o país deve se sacrificar pela “casta”, é esse tipo de noticia que teremos.

Faver

Terceirizar. Mas tem gente aí que só quer ser liberal com outras classes do executivo, menos eles.

Nemo

Bem, sua ideia funcionou com Lord Cochrabe…

Nemo

Cochrane rsrs

Jadson S. Cabral

E tem mais. Como se depender apenas de 4 ou 5 escoltas totalmente defasados não fosse o suficiente, essas embarcações estão com problemas nos sistemas de gerenciamento de combate e na integração de armamentos, além de estarem com os sensores muito degradados… meu deus… por que a MB não encosta essas coisas logo? Pelo menos poupa dinheiro. Porque navegar com isso é até um risco aos tripulantes. A coisa tá bem pior do que se pensava.

Capt Jack Aubrey

Falou bem… risco aos tripulantes… vivi isto bem de perto no final do meu serviço ativo na MB há 16 / 17 anos atrás… pena que permanece…

Esteves

Pois é. O que dá medo é entregar reator nuclear e submarino convencional movido emocionalmente a reator nuclear mas, convencional, a esse pessoal.

Rommel Santos

Concordo integralmente. Quem não consegue ter competencia e organização para resolver um problema no selo do eixo do Bahia terá competencia para operar um protótipo de um submarino nuclear?

Esteves

Mock-up pode ser. Tá lá em Iperó. Quero ver instalarmos o reator dentro de um submarino de 6 mil toneladas que nunca fizemos (também será um protótipo), operar reabastecendo de 4 em 4 anos e…com qual missão?

A gente vai morrer.

Willber Rodrigues

Submarino não aceita gambiarra. Não aceita trabalho feito pela metade, trabalho feito nas coxas, ou “manda o estagiário ver isso, que sai mais barato”
Pergunte aos argentinos.
E essa regra vale em dobro pra subnuc. Se for subnuc experimental então…

Na hora que chegar a época de reabastecer o reator, a MB vai fazer…o quê? Chorar no Congresso pra liberar a verba pra fazer isso, enquanto o Alvaro Alberto fica encostado num cais por anos?

Considerando-se o “modus operandi” da atual MB, é mais seguro pra TODO MUNDO que esse subnuc nunca fique pronto.

Ricardo

As Forças Armadas Brasileiras, PRINCIPALMENTE a MB precisam de auditoria e responsabilização do emprego dos recursos PUBLICOS! São um dos maiores orçamentos do Brasil e entregam basicamente nada! E o pior: não são responsabilizados pelas c@g@d@as que fazem e que se toque a vida com a desculpa da falta de verbas… ahhhhh!

Capt Jack Aubrey

Infelizmente tenho que concordar…

pgusmao

O problema das nossas Forças Armadas não é $$$$, mas péssima gestão crônica, não é de hoje ou de ontem, isso se arrasta há muito tempo, não é possível as Forças Armadas gastarem 85% em folha de ativos e inativos, termos uma quantidade imensa de oficiais generais para um país que não vê guerra há tempos, aposentadorias de coronéis entre 40/45 anos. As prioridades na compra de material bélico são absurdas, é inacreditável gastar com aviação naval sem ter porta-aviões, aonde está o planejamento, sem dizer o caso do pagamento de aviões de guerra submarina KC-2 Turbo Trader, uma situação… Read more »

Guilherme Lins

se for para analisar a coisa de uma maneira bem geral e superficial, acredito que a marinha está meio que “sacrificando e usando até o pó do osso” os meios atuais para garantir o financiamento dos meios futuros, temos o Prosub já iniciado (incluindo o desenvolvimento do submarino nuclear) e vamos iniciar a construção das 4 novas fragatas, tudo isso demanda muita verba da marinha brasileira, se isso esta ocorrendo de fato não sei, mas penso neste sentido.

Roberto Bozzo

Como a falta de planejamento, seriedade e respeito ao dinheiro público é tão visível na MB…… Vários meios deram baixa e não conseguem manter o que se tem ?!?! O pessoal está “perdendo a prática” ?!?

A MB precisa ser refundada, isso sim.

Heinz Guderian

Confesso que estou muito preocupado com essa situação.
É assustador o ritmo que a marinha está diminuindo suas embarcações, e o pior é que a reposição não está vindo na mesma hora.
Já não somos lá essas coisas e com essas baixas recentes fica mais difícil ainda.
É necessária uma reestruturação da força para ontem, e aquisições de prateleiras (incluindo navios de patrulha oceânica, caças minas, entre outros) , ou adiantar o tempo de entrega das Tamandáres, se não ficaremos até sem cueca.

Nelson Brasil

A Marinha tem a cara do Rio e o jeito do carioca.

Carlos Gallani

Eu sou brasileiro, respeito muito todos meus compatriotas e conheço cariocas competentes e gentis mas infelizmente compreendo o que o colega quis dizer, parece que o Rio é o suprassumo do que deu errado no Brasil, a falência do estado e a coroação do remo torto, isso está claramente estampado e impregnado na MB.

Flanker

Há uns 20 anos, ou pouquinho mais a MB operava 18 às voltas e 1 navio-aeródromo e 5 submarinos, além de outros meios na Esquadra. De lá para cá, o navio-aeródromo foi substituído por outro, que tb já deu baixa, compraram 2 navios multi propósito e anfíbios e a força de escoltas e de apoio foi ladeira abaixo. Além do São Paulo, que foi substituído parcialmente pelo Atlântico, todos os outros navios baixados não tiveram substitutos. Hoje, nominalmente são 8 escoltas, e no total da Esquadra, o número de navios e muito menor do que 20/25 anos atrás! E o… Read more »

Flanker

às voltas = escoltas*

Luiz Trindade

É… Infelizmente esta chegando a hora dessas nobres fragatas irem para reserva! Uma pena que brasileiro não gosta de história e muito provavelmente vão para o ferro velho virar sucata!

Esteves

O destino de todos os navios é o fundo do mar.

Exceto alguns navios que combateram. Não é o caso das Niterói que…contra elas ficou o superfaturamento declarado pelos ingleses, a falta de continuidade, o aprendizado perdido e a idade.

Coisas da vida.

Capt Jack Aubrey

As FCN prestaram ótimos serviços a MB. Compramos os planos e construímos aqui a F44 e a F45… deveríamos, ao invés de projetar e construir aqui as 4 CCIs construir mais duas FCNs já com inovações nossas no projeto… e mantendo a mão de obra do AMRJ ativa e qualificada e fazendo atualizações constantes no projeto… sem parar a construção até mesmo de outras unidade… eu já pensava assim qdo Capitão-Tenente na década de 80… pelo visto, eu estava correto… as CCIs não deram certo e foram precocemente retiradas do serviço ativo… e durante todo o período operacional havia sistemas… Read more »

Jefferson Henrique

Desculpem as palavras, mas que palhaçada ridícula isso.
Gasta verba que não tem com aquisição de navio de grande porte pra desfile e cerimônia na baia de Guanabara regado a champanhe e lagosta, quase todo o efetivo em terra, CFN pra invadir lugar nenhum, só a Marambaia, 2 Skyhawk dando instrução de luxo.
A força menos lúcida das 3.

Encosta e desmancha toda essa velharia de navio patrulha de todos os distritos e mais esses navios que não tem mais valor militar algum. Num mundo de mísseis antinavio hipersônicos, os meios da MB não passam de alvos.

Last edited 2 anos atrás by Jefferson Henrique
Rogério Barcerlos Midão

E uma vergonha a forma que o governo é congresso trata a MB!! Num mundo com grandes possibilidades de conflitos mundiais , precisarmos de nos defender, pode ser tarde para correr atrás do prejuízo!!

Camargoer.

Caro Rogério. Recentemente, um comandante da MB comentou em uma apresentação que o congresso já aprovou R$ 7 bilhões em emendas para o ProSub, dos quais o executivo só liberou R$ 300 milhões. O Congresso tem feito a sua parte.

Carlos Gallani

“falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra”
HAAHHAHAHAHAHAHAHAHA chorei Ahahahahahahaha

Capt Jack Aubrey

Triste! Muito triste!

Nemo

Realmente eu não a necessidade do NDM Bahia para o momento da MB. Onde seria o desembarque? Não tem cobertura aérea, não tem fragatas para apoio, temos/teremos bons submarinos não adequados para apoio além do Uruguai, Argentina e Guianas. Além disso qual a missão a ser cumprida por 450 fuzileiros sozinhos. Muito melhor pegar o dinheiro e comprar umas patrulhas de 500t, porque desembarque só no Espírito Santo.

Tutu

Dizem que é no sofrimento que se amadurece.
Já que não temos uma guerra para amadurecer a MB ao custo de vidas, essa realidade patética, de um ramo mesquinho, e hoje insignificante para defesa nacional faça a Marinha e seus membros crescerem como gestores e notarem a situação vergonhosa em que estão.
Está claro que mesmo tbm mal adiministradas, o EB e a FAB (Principalmente a última) estão anos luz adiante da MB, se algum dia precisamos, a guerra no mar já está perdida.

Satyricon

Interessante sua colocação Tutu.
A FAB nunca descuidou da formação de seus quadros, sejam técnicos (ITA) ou operativos (AFA), e isso balizou inclusive suas escolhas de equipamentos. No passado, dizia-se que o treinamento para jatos de alto desempenho só poderia ser feito em outros jatos. A FAB desconsiderou isso, e buscou uma plataforma adequada à sua realidade, surgindo daí o T-27, referência internacional em treinamento, até hoje.

A MB bem que poderia tomar algumas aulas com a FAB.

Camargoer.

Olá Satyricon. Apenas um correção. O T27 serve para treinamento na Afa. Quem faz a preparação para o oficial se tornar um piloto de caça é o A29.

Thiago A.

“Dizem que é no sofrimento que se amadurece.”
Não adianta “Tutu”, sofrimento deve vir da guerra do conflito, de uma perda irremediável e lancinante.

A dor permanece na memória e se fixa no ethos da sociedade.

Militar é forjado na guerra. Só iremos aprender isso quando for tarde demais.

Thiago A.

Concordo que o EB e a FAB( sobretudo a FAB) estão bem melhor.

Sincero Brasileiro da Silva

Tudo normal em Bananópolis…

Yuri Dogkove

Normal! Se não sabem construir um barquinho de 500 toneladas, logo não saberão fazer a manutenção em uma fragata! As Forças Armadas Brasileiras se desespecializaram, infelizmente!

Thiago A.

O que tem a ver “saber ” ? a questão não saber fazer , a questão é saber administrar.

Rodrigo Correa Martins

O Brasil não tem jeito….. podendo ser vanguarda na construção naval de navios de guerra, fica se arrastanto com esses navios velhos…. temos excelentes engenheiros e estaleiros de ponta…. pena que nossos políticos são um bando de lixo.

Wagner

O alto oficialato está incluído nessa.

TeoB

Acho que a MB faz muito pelo país e que a mesma tem mais obrigações do que devia… porém é notório que existe um problema de gestão!!! não vou falar dos 80 mil marinheiros sem navio em nem em prossub só uns exemplos de onde os recursos foram… Dinheiro gasto com a aquisição / modernização com os KC2 Turbo trader Dinheiro gasto na modernização dos AF-1, meia dúzia de avião pra lançar bomba burra, até os h225 tem maior valor de combate. H225 com exocet. Excelente vetor maquina nova e tudo mais, porém ainda operando com restrição devido ao rotor,… Read more »

ADM

Resumindo, em 2025 só haverá, talvez, alguns NPa, e 04 submarinos operacionais. Vão faltar simuladores para tentar manter o adestramento de guerra, em todos os ambientes, para os ex-tripulantes da “Força de Superfície”…

Yuri Dogkove

80 mil homens e nenhum sabe consertar ou construir navios! É, a mamata acabou…

Sincero Brasileiro da Silva

Agora vcs entendem porque a Marinha do Chile é a melhor Marinha da América Latina? Por essas e outras…

Thiago A.

Tu conheces o nível operacional … ? Sabes pelo menos um dos problemas que eles enfretam ?
Da MB aqui é divulgado até a cor das cuecas. Eles não, preferem lavar os panos sujos em casa. Longe de olhares indiscretos.

Flanker

So de eles terem o mesmo número de escoltas que nós já é um indicativo de que algo de errado há aqui!!! Agora, tu compara navio a navio, os nosso e os deles. Quais são melhore, menos velhos e mais bem armados?

Glasquis 7

O Chile está com 11 Escoltas. Ou pelo menos 11 combatentes de superfície.

1 Type 22 Batch II
2 M Class
2 Adelaide Class
3 Type 23
3 SA’AR 4

Flanker

As SA’AR 4 não contam. Tô falando em navio de escolta,capaz de acompanhar e fazer parte de um GT. As Sa’ar são navios pequenos, com outra função que não é escolta.

glasquis 7

Por isso corrigi no final “Combatentes de Superfície”

Thiago A.

Comprando tudo de segunda mão( cuja disponibilidade e efetividade são no mínimo duvidosa) com recursos extraordinários que não precisavam de aprovação do congresso e nem sofriam contingenciamento. Flanker, tu és daquele que acreditava que uma única aeronave dos anos 60 tem uma ótima disponibilidade e garante um sistema de alerta antecipado 24 h ? Vc acredita ? Eu não . Não, serve apenas para manter treinada a tripulação. Efetividade nenhuma. Qualquer pane, qualquer manutenção e adeus sistema de alerta antecipado. Tu és daqueles que afirma que um helicópteros cuja célula de 30 anos é melhore e oferece maior disponibilidade e… Read more »

Flanker

Eu só não tenho 12 anos, como tu e o Alexandre (isso se não forem a mesma pessoa), demonstram ter. O que a minha opinião contrária aos devaneios de vocês tem a ver com eu ser mais ou menos brasileiro que vocês? Vocês tem uma fixação doentia pelo Chile! Deixa os caras lá. Eles fazem muito com o pouco que term, E nós, fazemos pouco com o muito que temos! Isso sim, me interessa no Brasil! Uma Marinha de 80 mil homens que não consegue manter 8 navios e ainda diz que flata gente para esses 8 navios!!!! Eu que… Read more »

Thiago A.

“Eu só não tenho 12 anos, como tu e o Alexandre”
Só descobres ter 12 anos para tomar as dores dos países dos outros …Aí sim, você desce pro play. Criticar o Brasil e suas FA? Tudo certo . Criticar o Chile ? Eita, espera aí, não posso perder essa oportunidade de mostrar minha índole xenofila e baixa autoestima.

“O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade”
E ainda pede que os outro façam o mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Flanker

Continua mostrando ter 12 anos!! Eu tô me lixando se o Chile, ou qualquer outro país, tem 1 escolta velha e desdentada….mas, se um país pequeno e com economia pequena como o Chile tem o mesmo número de escoltas que nós, eu tenho que criticar quem ?? O Brasil, é claro!!! Temos que ter as maiores, melhores, bem equipadas e eficazes FFAA das américas, após os EUA!!! Nosso tamanho, economia e potencialidades exigem isso!! Mas, não vemos nem uma ínfima parte disso na vida real! Nossa comparação não pode ser o Chile e nenhum outro país latino americano. Nós temos… Read more »

Glasquis 7

“”Tu conheces o nível operacional … ?”

Neste momento todas as unidades de combate de superfície e a frota silenciosa estão Operacionais.

“Sabes pelo menos um dos problemas que eles enfretam ?

ORÇAMENTO! Esse é o maior problema da ARCh. Este ano contará com apenas  U$D 588 Milhões pra operar …e vai operar!

Da MB aqui é divulgado até a cor das cuecas. Eles não, preferem lavar os panos sujos em casa. Longe de olhares indiscretos.”

E como tu sabe disso se eles são assim… Tão discretos?

Só propaganda xenofóbica… Deve doer muito.

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
Thiago A.

Falou o chauvinista chileno. Tu aceitas quando alguém crítica as FA do teu país e suas supostas qualidades ? Eu respondo para você . Não, você não aceita de jeito nenhum, é o primeiro a comparecer, as vezes até contando vantagens inexistentes em assuntos que ninguém mencionou o seu país.
Porque deveria ser diferente para mim ? Tenho que calar por que ? Quem és tu ?

glasquis 7

“Tu aceitas quando alguém crítica as FA do teu país e suas supostas qualidades ? “ Quando são cabidas sim. “as vezes até contando vantagens inexistentes em assuntos que ninguém mencionou o seu país.” Não, não lembro de ter sido alguma vez o primeiro a comentar. Mas lhe dou a oportunidade, mostre quais as vantagens inexistentes que eu contei. “Porque deveria ser diferente para mim ?” E acaso eu disse que deveria ser? KKK Cara tu é doente, me mostra aonde eu disse que tu não pode postar alguma coisa. KKK “Tenho que calar por que ? “ Nem faço ideia, vc… Read more »

Thiago A.

Quantas fragatas, corvetas e submarinos construíram os vossos estaleiros ? Nenhum . Pergunta para Mauritius a qualidade de ASMAR …
Egocêntrico

Thiago A.

Claro que Asmar não divulgou (nem você iria) o pessimo serviço. Os indianos que tiveram que consertar aquela banheira sim, divulgaram a qualidade ASMAR.

glasquis 7

O problema não foi de construção, foi de projeto. ASMAR não projeta.

Deve ter sido ASMAR quem construiu as Inhaúma já que tiveram muitos problemas.

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3078248/brasil-vai-substituir-classe-barroso-com-classe-tamandare

Fala agora da corrupção!!! essa sempre foi a tua última cartada!!!

Mas não fala em Prazo de PMG!!!

glasquis 7

Mesmo que tivesse sido responsabilidade do Construtor, (coisa que não foi pois, existe contrato e seria processado) seria apenas uma vez num Navio.

a ARCh, através de ASMAR, presta serviços de construção, modernização e manutenção para diversos países. pra diversos países. A Armada do Equador confia seus Submarinos a ASMAR, assim como comprou as suas Fragatas Missileiras do Chile, as duas Classe Condell… Vc não sabia?

glasquis 7

Me mostra aí aonde foi que ASMAR errou pois na matéria apenas diz que os navios tiveram problemas que curiosamente nenhum outro navio construído no Chile apresentou. Vai que foi problema de projeto. KKK Mas pra vc ver a má qualidade de construção de ASMAR: 6 OPV Classe Taitao 4 OPV 80 1 OPV Vigilant 1 OPV Thor 1 Oceanográfico e resgate de Submarinos 2 LST Batral 1 Transporte Logistico Aquiles. 18 Patrulheiras Costeiras. Só o Vigilant deu problemas??? Curioso né? E depois que foi, segundo vc, Corrigido pelos indianos, por que continua parado? Em todos lados se faz feijão… Read more »

Glasquis 7

Tu conheces o nível operacional … ? “

https://www.zona-militar.com/2022/02/02/la-armada-de-chile-finalizo-el-primer-ejercicio-del-ano-2022/

Primeiro exercício do ano. 6 Fragatas e os 2 abastecedores da frota.

dretor

“a permanência do pessoal qualificado embarcado nela também afetará outras unidades, pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.”

MDS 80mil pessoas no quadro e não tem pessoal qualificado disponivel?? MB ta de parabens torrando grana em salarios desnecessarios e usando botes para defesa nacional

Caique

Eu sabia que tira a gente da missão do Líbano só para agradar a Israel era um erro, a operação era o que forçava a MB a manter as Niterói em com a manutenção em dia, hoje a MB só faz tapar o Sol com peniera, eles vão esperar o Bahia ter um dano o irreparável para fazerem alguma coisa. Se a MB não tem condições de manter meios antigos imagina quando chegarem os modernos que precisam de muito mais atenção e cuidado. Vocês acham que essa MB vai ter condições de cuidar das Tamandarés ou do Álvaro Alberto? Pelo… Read more »

André Garcia

Como assim falta de pessoal especializado? Claramente vemos uma completa falta de competência no gerenciamento de RH. Com um efetivo desproporcional ao número de meios e concursos sendo realizados com uma certa frequência, qual a justificativa para essa deficiência? Está claro também que os recursos de custeio estão bem subdimensionados ou mal empregados. Uma lástima!

Satyricon

Como eu disse vem outro post muito recentemente: “a atual situação da frota de superfície da MB é tão periclitante, tão deficitária, que serão necessárias ações drásticas e “fora da caixinha” para se chegar a um mínimo operacional”. Não existem meios de superfície usados disponíveis no mercado internacional. Os poucos que “talvez” sejam disponibilizados no curto prazo terão mais de 30 anos de uso, e serão tão problemáticos quantos os atuais meios. Os problemas da MB estão se acumulando. Antes eram só meios defasados e de baixa operacionalidade. Agora, soma-se a isso a falta de pessoal capacitado e, dentro em… Read more »

WillBill

o mais assustador de tudo, é que em 1963 *(quando tínhamos almirantes sérios, um governo firme) botamos até a frança pra “correr” – vejam nossa esquadra em 1963.. eu teria vergonha de ser um almirante da Marinha nos dias de hoje. Deviam ser todos presos por não cuidar da sua missão de garantir a soberania do Brasil nos Mares.

Esteves

Isso aí é só papel. O Brasil não tinha como sustentar 3 dias de guerra. No final do enrustido…fizeram um acordo diplomático que permitiu aos franceses continuarem pescando as lagostas.

E…os norte-americanos proibiram o Brasil de usar meios de guerra norte-americanos contra a França…incluindo aviões que vieram para cá como sobras de guerra como os B17.

Esteves

Governo firme…Jango caiu com o golpe em 31 de março de 1964.

André Garcia

Botar a França pra correr foi meio forçado. Nossos meios na época estavam em petição de miséria. Até hoje não aprendemos com esse episódio e com a guerra das Malvinas. Infelizmente os recursos vão para atender à imensa demanda de pessoal. Temos uma marinha de terra sediada no Rio de Janeiro, e só.

India-Mike

Essa história de guerra da lagosta é muita forçação de barra. É claro q os franceses tentaram intimidar, até pq tinha uma frota em exercício na costa da África, mas qq navio q tivéssemos iria impor respeito. Pesquise sobre as guerras do bacalhau — ‘cod wars’ em inglês. Foram uma série de confrontos entre a poderosa Royal Navy e a ‘poderosíssima’ guarda costeira da Islândia. Assim como na guerra da lagosta não foi disparado nenhum tiro, mas acontecem diversos abalroamentos de ambos os lados… enfim, pergunte quem ganhou? Sim, a guarda costeira da Islândia que assim preservou a exclusividade da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by India-Mike
José Carlos David

Essas fragatas estão em estado deplorável. Jã deveriam estar todas na inatividade.

Glasquis 7

Quando foram modernizadas?

Flanker

As 6 fragatas Niterói foram recebidas, novas, entre 1976 e 1980. Todas receberam apenas uma modernização, entre 2005 e 2006. Desde então, operam no mesmo padrão de armas e sensores.

Glasquis 7

Então, normalmente, uma modernização deve permitir que elas naveguem uns 20 anos. Assim sendo, elas estariam em condições aceitáveis até 2025/26. Se o cronograma das Tamandaré for cumprido, o GAP não será tão grande.

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
José Carlos David

Faz tempo. Sem chance de continuar operando.