China está transformando corvetas da Marinha de Guerra em navios da Guarda Costeira
O site japonês NHK noticiou que a China está reformando corvetas da sua frota naval para convertê-los em navios da guarda costeira.
Fontes dizem que a Guarda Costeira do Japão foi notificada por um serviço de inteligência estrangeiro de que 12 fragatas leves (corvetas) da Marinha Chinesa estão sendo reformadas em vários locais de construção naval na China.
Esses navios poderão em breve ser desdobrados pela Guarda Costeira da China. Fontes dizem que a China provavelmente planeja converter mais de 20 navios no total.
A conversão de navios de guerra foi confirmada no passado. As análises mostram que, embora os mísseis das corvetas tenham sido removidos, suas metralhadoras, canhões de 76 milímetros e radar de controle de tiro permanecem intactos.
A Guarda Costeira da China foi colocada sob comando militar em 2018. Em fevereiro do ano passado, a China aplicou uma lei que autoriza sua guarda costeira a disparar contra navios estrangeiros em águas que considera sob sua jurisdição.
O Japão confirmou 34 casos no ano passado em que navios da Guarda Costeira da China entraram em águas territoriais japonesas ao redor das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas são uma parte inerente do território do Japão. China e Taiwan os reivindicam.
Também houve um aumento nos casos em que navios chineses tentam se aproximar de barcos de pesca japoneses.
O professor da Universidade Keio, Kamo Tomoki, observa que os navios da guarda costeira da China estão se tornando maiores e mais fortemente armados.
Ele ressalta que eles estão aumentando gradualmente seu nível de atividade no Mar da China Oriental e continuarão a fazê-lo por algum tempo.
Kamo diz que o Japão deve estar em alerta total e mostrar sua intenção e capacidade de manter a ordem marítima na região, ao mesmo tempo em que explica sua posição claramente à comunidade internacional.
FONTE: NHK WORLD