O novíssimo submarino da Marinha Indiana, o quinto dos seis submarinos da classe Scorpene projetados pela França, partiu em sua primeira prova no mar na terça-feira (1/2) e agora passará por testes rigorosos antes de ser entregue à Marinha no final deste ano.

O submarino designado “Yard 11879” durante sua construção pela Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL) em colaboração com o Naval Group da França, será nomeado Vagir depois de entrar em serviço.

“Apesar da pandemia de coronavírus, o MDL entregou dois submarinos do Projeto 75 no ano passado”, disse a Marinha Indiana em comunicado. Os testes no mar do quinto submarino são um marco significativo, acrescentou.

O submarino com “recursos furtivos superiores”, como técnicas avançadas de absorção acústica, foi lançado em novembro de 2020. Agora, ele passará por extensos testes de sistemas, máquinas e armas no mar antes de ser comissionado, programado para o final deste ano.

O submarino recebeu o nome de INS Vagir, um submarino russo da classe “Vela” que serviu na Marinha de 1973 a 2001.

Os seis submarinos da classe “Kalvari”, projetados pela empresa francesa DCNS (atual Naval Group), estão sendo construídos na Índia como parte do Projeto 75 da Marinha Indiana. Esses submarinos podem realizar missões como guerra antissuperfície, guerra antissubmarino, coleta de inteligência, lançamento de minas e vigilância de área, disse um oficial.

Dois submarinos do programa Projeto 75 Scorpene em andamento no MDL — Kalvari e Khanderi – foram comissionados para a Marinha Indiana. O terceiro submarino, Karanj, está na última fase de rigorosos testes no mar. O quarto Scorpene, Vela, iniciou os testes no mar, enquanto o sexto e último submarino, Vagsheer, está sendo preparado.

FONTE: India Today

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments